Como higienizar a almofada da cadeira de rodas?


Como higienizar a almofada da cadeira de rodas

A limpeza da cadeira de rodas precisa ser feita com regularidade e é uma prática que não pode ser ignorada. Desde as rodas e estrutura da cadeira, até a almofada, tudo deve ser higienizado, evitando assim a proliferação de bactérias e aumentando a vida útil da cadeira e, claro, bem estar e segurança do usuário.

Talvez o maior desafio seja a limpeza do assento ortopédico. Esse item é essencial, pois evita escaras de pressão e proporciona maior conforto para o cadeirante. Entretanto, como deve ser higienizada a almofada para cadeira de rodas? Ela pode ser lavada com pano úmido e álcool? Pode ir direto na máquina de lavar roupas?

Quando você for escolher a sua almofada, lembre-se de levar em consideração todos os aspectos, inclusive a facilidade de limpeza (clique aqui e saiba como escolher a sua almofada).

Neste post, vamos dar algumas dicas sobre a limpeza do assento da sua cadeira de rodas. Confira:

 

  • Siga as recomendações do fabricante:

Essa dica é uma das mais importantes. Antes de fazer qualquer tipo de limpeza no assento para sua cadeira de rodas, confira quais são as recomendações do fabricante e verifique quais produtos não são indicados para fazer a higienização. Almofadas de neoprene, por exemplo, não podem ser limpas com loções à base de óleo.

Outro cuidado é quanto ao tipo de material da própria almofada. Por exemplo, os fabricantes de assentos ortopédicos de espuma comum alertam sobre os riscos de lavar essa espuma na máquina de lavar roupas.

 

  • Lave a capa separadamente da almofada

Capas de tecido comum podem ser lavadas na máquina, com sabão suave e no ciclo delicado. Porém, alguns tipos de tecido menos resistentes ou mais pesados podem sofrer desgastes na lavagem.

 

  • Utilize pano úmido e álcool

Para higienizar capas de couro, courino e almofadas de gel, você pode utilizar um pano úmido ou embebido em álcool. Para o couro e courino, também pode ser utilizado o bicarbonato de sódio ou vinagre.

Existe uma opção que pode ser lavada facilmente?

Sim! Conheça o assento ortopédico para cadeira de rodas inteiramente lavável em máquina de lavar roupas:

assento ortopédico almofada cadeira de rodas

Como vimos, as almofadas de espuma comum e de neoprene têm restrições quanto à lavagem e limpeza e devem ser seguidas as recomendações do fabricante.

Já o assento ortopédico exclusivo da Múltiplo Conforto e Saúde é integralmente lavável na máquina de lavar roupas e pode ser higienizado com álcool. Ele é desenvolvido com tecnologia mundialmente inovadora, feito de látex, um tipo de espuma mais densa e que tem maior durabilidade do que as espumas comuns. Além disso, conta com a tecnologia Hikoflex, feita com fios de poliéster GEL, conferindo um toque refrescante e mantendo a temperatura ideal para o corpo. Clique e conheça.

Quando for escolher a sua almofada, lembre-se que o seu bem-estar e saúde devem estar sempre em primeiro lugar!

Anterior Cuidados básicos com a almofada ortopédica para cadeirantes
Próximo Como o cadeirante pode evitar as úlceras de pressão?

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *