Volta às aulas: como retomar a rotina de sono das crianças?


Saiba melhorar a rotina de sono dos seus filhos
Volta às aulas: melhore a rotina de sono das crianças

Depois de um período de férias, de descanso, de brincadeiras, de programas diferenciados e de muita diversão, é essencial que a rotina de sono das crianças volte ao normal. Isso ocorre porque o início do ano letivo, que começa com o retorno às aulas, exige dos pequenos mais concentração, disciplina, facilidade em acordar e disposição para ir à escola todos os dias e fazer as atividades adequadamente.

Por isso, resolvemos mostrar, neste artigo, como retomar a rotina de sono dos seus filhos no momento de volta às aulas. É importante mencionar que essa é uma maneira de assegurar o bem-estar, tanto físico quanto emocional, do pequeno. Se você está interessada no assunto e quer saber mais, continue a leitura e aproveite as nossas dicas!

Crie um ritual do sono

Antes de colocar o pequeno para dormir, é essencial criar uma “ambientalização” para que ele entenda que aquele momento antecede o horário de ele ir para a cama. Para isso, crie um pequeno ritual para esse período e já deixe pré-definido o horário para que todos os processos sejam realizados e a criança tenha uma boa noite de sono.

Entre as ações a serem praticadas com o seu filho, é interessante diminuir a utilização de TVs, celulares, jogos eletrônicos e computador, levá-lo ao banheiro para fazer xixi e para escovar os dentes, oferecer um chá ou um leite quente, contar uma historinha e ler um livro.

Faça silêncio

Outro ponto importante para retomar a rotina de sono das crianças é deixar o ambiente sereno no período da noite. Isso impede que o pequeno se mantenha agitado e com disposição antes de dormir, o que pode causar insônia e interferir na qualidade de sono.

Por isso, converse baixo, abaixe o som da televisão e de demais aparelhos eletrônicos e deixe o mínimo possível de luzes acesas no ambiente. Também é importante evitar brincadeiras e outras atividades que sejam muito animadas. Sempre prefira exercícios relaxantes, como uma leitura, uma massagem ou um desenho para colorir.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Determine um horário para dormir

É fundamental que o pequeno tenha consciência de que o período de volta às aulas exige mais responsabilidade e rotina. Por esse motivo, o ideal é que ele já saiba que existe um horário específico para ele dormir, especialmente durante a semana.

Faça essa escolha baseando-se nas atividades da criança ao longo da tarde e da noite. Lembre-se de que ela precisa fazer as lições de casa, tomar banho, jantar (prefira sempre alimentos mais leves) e realizar os demais processos para preparar-se para dormir. É importante não sobrecarregá-la com as atividades e dar um tempinho entre uma e outra.

Por isso, faça a programação e crie uma rotina com horários mais específicos, que possibilitem que a criança durma em um momento adequado e tenha o descanso suficiente.

Deixe o ambiente preparado

Por fim, mais um ponto essencial é já deixar o ambiente preparado para o pequeno dormir antes de ele ir para o quarto, uma vez que uma situação contrária pode causar a sua distração e provocar a dificuldade de sono.

Além de deixar a cama arrumada, deixe os materiais escolares organizados, o quarto ventilado, o travesseiro com a fronha, a roupinha de ir para a escola no dia seguinte separada e o pijama também. Quando seu filho se deitar, apague as luzes e tente fazer o máximo possível de silêncio. É elementar que ele se sinta confortável para que tenha uma noite de sono com qualidade.

Agora que você já viu como retomar a rotina de sono das crianças com a volta às aulas, aproveite as dicas e garanta uma boa noite de sono para os pequenos. Não se esqueça de que isso é de extrema importância para garantir a concentração e o rendimento escolar dos seus filhos, além de proporcionar o bem-estar físico e emocional.

Você conhece outra dica infalível? Então deixe-a nos comentários e complemente esta publicação. Até a próxima!

Qualidade do sono em várias fases da vida

Previous Travesseiro com controle de altura: quais seus benefícios para a saúde?
Next As 5 maiores vantagens de dormir com um travesseiro de corpo

MENU

Back