Como os tipos de luz influenciam na qualidade do sono?


Tipos de luzes que afetam o sono
A iluminação artificial pode atrapalhar o seu sono

Você sabia que a iluminação artificial pode atrapalhar a qualidade do seu sono? É isso mesmo: além de boa alimentação, hábitos saudáveis e prática de exercícios, a luz a qual ficamos expostos diariamente pode influenciar (e muito) em uma boa noite de sono.

A qualidade do nosso sono é essencial para ficarmos dispostos e produtivos durante o dia. Ela também é fundamental para o bom funcionamento físico e psicológico do nosso corpo, já que produzimos hormônios e substâncias vitais ao organismo enquanto dormimos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40% da população brasileira sofre com problemas de sono. Além de bons hábitos e um estilo de vida saudável, recentemente os cientistas descobriram que as luzes também podem ajudar ou prejudicar a qualidade do sono.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Veja as informações que listamos para você no post de hoje!

Qual a ligação entre a luz e o sono?

A luz tem influência direta na produção do hormônio melatonina, conhecido como hormônio do sono. A melatonina é responsável pela distinção do dia e da noite, ou seja, ela funciona como um relógio biológico que avisa o nosso corpo quando está na hora de descansar ou despertar.

A melatonina só é sintetizada em nosso organismo quando fechamos os olhos e inibimos a entrada de luz. Este é o momento em que descansamos o nosso corpo e recuperamos o equilíbrio imunológico.

A substância não é apenas responsável por uma boa noite de sono, mas também é muito importante na prevenção de doenças sérias como depressão, Alzheimer, estresse e distúrbios de humor.

Dessa forma, mesmo quando dormimos e há algum tipo de luz clara no ambiente, a qualidade do sono pode ser afetada, pois mesmo com os olhos fechados, a luz atravessa o nosso globo ocular e prejudica o processo de produção de melatonina.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Luzes artificiais são prejudiciais à qualidade do sono

Nem todas as luzes são prejudiciais ao sono, mas algumas cores podem influenciar mais ou menos nesse processo.

As luzes de cor clara — principalmente a de cor azul presente em celulares, televisores e computadores —, são as piores para a qualidade do sono. Hoje, na era da tecnologia, é comum que as pessoas durmam com aparelhos eletrônicos ligados. Porém, esse mau hábito está diretamente relacionado a noites mal dormidas.

Isso ocorre porque, no nosso sistema nervoso, existem fotorreceptores sensíveis à luz azul que afetam diretamente a produção da melatonina. Caso já esteja de noite, mas estejamos em contato direto com essa luz azul, eles emitem uma mensagem contrária ao nosso cérebro, dizendo que ainda não é o momento de descansar, prejudicando uma boa noite de sono.

Como melhorar a qualidade do sono, mesmo exposto à luz?

Especialistas recomendam desligar todos os aparelhos eletrônicos e evitar o acesso a essas luzes pelo menos duas horas antes de dormir.

No entanto, algumas pessoas não conseguem evitar essa exposição, ou porque trabalham à noite ou por não conseguirem dormir no escuro. Assim, algumas dicas podem ajudar na adequação dessa rotina. São elas:

  • a cor laranja ajuda a rebater o reflexo da luz azul. Se você usa muito computador à noite, pode usar filtros ou dispositivos que equilibrem a luz através dessa cor;
  • inverta a polaridade do computador. A tela preta com letras brancas ajuda a minimizar os efeitos da luz azul, então essa estratégia acaba sendo ideal para pessoas que trabalham à noite;
  • nem todas as luzes são prejudiciais à saúde e qualidade do sono. Neste sentido, se você não consegue dormir no escuro, use uma luz vermelha que não afeta a produção de melatonina.

Acima disso, a melhor de todas as dicas é: cuide da qualidade do seu sono! Crie um ambiente confortável e aconchegante; evite trabalho e muita agitação à noite,e dê preferência por dormir no escuro. Tais atitudes podem trazer mais saúde, disposição e bem-estar ao seu dia a dia.

Gostou deste conteúdo e quer continuar melhorando suas horas de descanso? Então confira essas 5 dicas que influenciam na qualidade do sono!

Previous 5 dicas para cochilar da melhor forma possível
Next Sono e Estresse: entenda qual a relação entre eles!

MENU

Back