Posição para dormir na gestação, qual é a indicada?
Quem nunca ouviu “Aproveita para dormir agora porque depois não vai conseguir”.
Sim, é uma boa dica, mas qual é melhor posição para esse descaso de forma confortável, saldável e relaxante?
Neste post Blog vão algumas dicas…
Dormir no primeiro trimestre da gestação é uma delicia a barriga não cresceu ainda e a maioria das gestantes apresenta aumento de sono e isso é perfeitamente normal. Isso porque a formação do bebê consome mais oxigênio e energia, exigindo mais do corpo da mulher e, consequentemente, mais tempo de descanso.
- Durma sempre que tiver sono, cochilos durante o dia são muito bem-vindos quem puder dormir após o almoço DURMA;
- Mantenha o quarto bem arejado e escuro e use roupas leves confortáveis que não aperte a barriga;
- Evite o uso de eletrônicos como televisão, tablet, computador e celular próximo ao horário de dormir;
- Procure ir para cama cedo e tente garantir de 10 a 12 horas de descanso por noite;
- Pratique exercícios físicos leves, desde que liberados pelo médico;
- Para evitar a ansiedade, informe-se sobre as etapas da gravidez e tire todas suas dúvidas com o médico durante as consultas do pré-natal e tenha um profissional que te ofereça segurança e confiança;
- Controle os enjoos fazendo refeições leves, principalmente à noite;
- Evite jejuns prolongados que causam hipoglicemia nesta fase e aumentam os enjoos;
A partir do segundo trimestre, a indicação é que a gestante durma somente de lado, podendo usar diferentes travesseiros e almofadas para apoiar o corpo e o peso da barriga e pernas para se sentir mais confortável e assim garantir uma boa circulação sanguínea, o que é importante para garantir a segurança e o bom desenvolvimento do bebê.
Preferencialmente para o lado esquerdo pois é mais seguro, é o lado do coração, assim o sangue flui melhor pela veia cava e pela veia uterina. Dormir virada para o lado direito pode diminuir ligeiramente a quantidade de sangue que circula para a placenta, reduzindo a quantidade de sangue, oxigênio e nutrientes que chega para o bebê. Embora não seja uma grande diminuição de sangue, mas não é indicado pelos especialistas.
Segue alguns produtos que vão te ajudar a dormir de forma confortável e segura.
No caso de dormir de lado, a almofada Barriga e Rampa da Fibrasca pode ser uma boa aliada, já que pode ser colocada por baixo da barriga para suportar melhor o peso.
https://site.fibrasca.com.br/produtos-e-travesseiros/almofada-para-barriga-e-rampa-terapeutica/
Outra produto indispensável é entre as pernas, para tornar a posição mais confortável. Neste caso tem o Minhocão e o Travesseiro de corpo.
https://site.fibrasca.com.br/produtos-e-travesseiros/travesseiro-minhocao/
https://site.fibrasca.com.br/produtos-e-travesseiros/travesseiro-de-corpo/
Uma dica bacana é a Almofada de elevação antirrefluxo muitas gravidas podem desenvolver refluxo ou queimação (azia). Para driblar a falta de ar causada pelo aumento da barriga, essa almofada ajuda. Acrescente travesseiros e faça exercícios de respiração. A almofada também serve para elevação das pernas auxiliando na circulação sanguínea evitando varizes.
https://site.fibrasca.com.br/produtos-e-travesseiros/rampa-terapeutica-adulto/
Terceiro semestre, tudo fica mais difícil e pesado, reta final costuma ser um pouco mais chata. É comum aparecerem sintomas como azia, câimbras nas pernas, síndrome das pernas inquietas e novamente a necessidade de ir ao banheiro com frequência, já que o bebê cresce e começa a pressionar a bexiga. Tudo isso somado à dificuldade de acomodar a barriga pode tornar a tarefa de dormir cada vez mais difícil. Apesar da qualidade do sono diminuir, é importante que a gestante descanse sempre que possível, seja durante a noite ou através de cochilos durante o dia.
Se não conseguir dormir, tome um banho morno ou um copo de leite e só volte para a cama quando se sentir sonolenta;
Banhos mornos também são ótimos para aliviar as dores nas costas, comuns nos últimos meses de gestação;
Evite beber muito líquido antes de dormir para evitar a vontade de fazer xixi várias vezes à noite.
Enfim tenta relaxar e pensar só coisas boas converse muito com seu bebê e lembre-o todos os dias de ser bem calminho e dormir bastante quando nascer para mamãe também conseguir descasar e aproveitar cada minuto com seu tão esperando bebe.
Esperamos ter ajudado e indicado as melhores alternativas para tornar esse período tão importante na vida da mulher.