Descansar o corpo e a mente: 5 formas de relaxamento para dormir


A hora de dormir é um momento em que a mente e o corpo se preparam para entrar em descanso e acordarem bem para enfrentar o dia seguinte. Pelo menos, é assim que deveria ser, mas muitas pessoas ainda reclamam que têm dificuldades em encontrar formas de relaxamento para dormir.

A rotina e os compromissos do dia a dia podem fazer com que você chegue em casa cansado e não desligue o corpo. Dessa maneira, a mente fica agitada, e deitar na cama pode ser um momento mais estressante do que relaxante.

Para resolver esse problema, listamos algumas dicas para relaxar e pegar no sono com facilidade. Acompanhe:

1. Desconecte-se

O ser humano vive conectado: televisão, smartphones e computadores trazem a sensação de que você deve estar ligado aos seus aparelhos 24 horas por dia. Porém, ao menos 1 hora antes de se deitar, desligue os seus aparelhos eletrônicos e tente fazer alguma atividade que não seja virtual.

Ao olhar para as telas, os seus olhos entendem a claridade como se ainda fosse dia, enviando uma mensagem ao cérebro, que impede a produção de melatonina (substância responsável pela chegada do sono).

2. Use a técnica 4–7–8

Essa é uma técnica de respiração que pode ser usada em diferentes situações do seu dia, inclusive na hora do relaxamento noturno. Para realizá-la:

  • inspire pelo nariz contando até 4;
  • depois, pare a respiração, mantenha o ar nos pulmões e conte até 7;
  • feito isso, solte o ar lentamente pela boca contando até 8.

Repita quantas vezes for necessário.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

3. Tenha um ritual

A rotina é necessária para que o nosso corpo responda bem a todos os momentos do dia. Para dormir, não é diferente: se você mantém um ritual toda noite, seu corpo vai aprendendo aos poucos que você está se preparando para dormir e começa a te ajudar, proporcionando a sensação de sono e relaxamento.

Uma dica de ritual é tomar um banho morno e um chá. Depois, deite-se e leia um livro ou ouça uma música relaxante.

4. Leia um bom livro

Ler é uma excelente técnica de relaxamento, desde que os livros não te tragam inquietude ou agitação.

Leia sobre temas que te deixem em paz, com mensagens positivas e com assuntos leves, que possam embalar o seu sono com tranquilidade. Deixe os livros densos e mais complexos para outro momento do dia.

5. Medite

A meditação é uma técnica milenar que não é relacionada a nenhuma religião. Ela te ajuda a melhorar o seu foco e a sua concentração em suas atividades e a relaxar no momento em que você precisa.

Feche os olhos por 5 minutos e se imagine em um lugar tranquilo, sempre se concentrando na sua respiração. Você pode melhorar a sua técnica aos poucos, procurando cursos ou aplicativos de celular que orientam a prática.

As técnicas de relaxamento para dormir sempre implicam a realização de atividades tranquilas, que não agitem tampouco inquietem o corpo. A cada dia, tente uma técnica diferente listada acima. Certamente, você encontrará uma com a qual se identifica mais para relaxar e entrar em um sono restaurador.

Você consegue relaxar facilmente ou precisa de alguma técnica para se desligar? Conte pra gente aqui nos comentários!

 

Anterior Problemas para dormir: Confira o e-book gratuito!
Próximo Afinal, como escolher o travesseiro certo para mim?

1 comentário

  1. Mathias
    22/05/2017
    Responder

    A intensiade da luz me ajuda no momento antes de dormir. Preciso deminuir a intensidade até estar quase uma penumbra. E assim o sono está presente no momento de deitar. Durmindo em poucos minutos após deitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *