10 dicas imperdíveis para dormir melhor


dicas de como dormir melhor

Depois de um longo dia de trabalho, não há nada melhor do que tomar um banho e deitar na cama para relaxar. O sono chega devagar e logo a mente desliga. No dia seguinte, depois de dormir profundamente, você acorda renovado e cheio de energia.

Benefícios de uma boa noite de sono

Algumas pessoas têm dificuldades para dormir e passam noite após noite se revirando na cama. O sono tem um papel essencial no nosso organismo e bem-estar. Desconsiderar a sua importância é abrir mão de ter uma qualidade de vida.

Alguns dos benefícios de dormir bem:
• Previne a obesidade;
• Fortalece o sistema imunológico;
• Melhora o humor;
• Reduz o stress;
• Ajuda a controlar a ansiedade;
• Melhora o raciocínio e a memória;
• Rejuvenesce a pele;
• Combate a hipertensão;
• Favorece o desempenho físico;
• Diminui o risco de doenças no coração;
• Melhora o desempenho nos estudos e no trabalho;
• Previne a depressão.

São muitos benefícios que não podem ser deixados para trás! Dormir bem é essencial!

Dicas para dormir bem

Você tem dificuldades para dormir bem? Acorda repentinamente durante a noite, não consegue relaxar para dormir e acorda cansado?

Se você tem algum dos sintomas abaixo (ou mais de um), é um alerta de que precisa melhorar suas noites de sono:
• Sono durante o dia;
• Irritabilidade;
• Pressão alta;
• Ansiedade;
• Fadiga;
• Baixa imunidade;
• Gastrite;
• Falta de concentração.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Você percebe algumas dessas características durante o seu dia? Então, está na hora de correr atrás das horas de sono perdidas. Confira as nossas dicas de como dormir melhor:

1 – Tenha uma hora marcada para dormir e acordar

O seu organismo precisa de uma rotina. Com horários definidos e constantes para dormir e acordar, o “relógio interno” pode se ajustar melhor, otimizando assim a qualidade do sono.

Estipule um horário para dormir que respeite seu estilo de vida, levando em conta a sua produtividade e o horário necessário para despertar. Lembre-se de respeitar a duração natural do sono, que varia conforme sua idade (confira na tabela abaixo).

Há ainda aqueles dias que você pode inevitavelmente ir para a cama mais tarde. Mesmo nessa situação, o ideal é tentar levantar no mesmo horário de sempre, para não desregular o relógio natural do sono.
Conforme National Sleep Foundation, a duração do sono recomendada é:

dicas de como dormir melhor

2 – Pratique exercícios diários

Ao praticar exercícios durante o dia você tem um sono melhor e tem mais chances de sentir menos sonolência durante o dia. Exercícios regulares podem melhorar sintomas de insônia e outros distúrbios do sono, pois o corpo gasta energia, tendo assim a necessidade de restaurar a energia gasta nos momentos de descanso. Trinta minutos diários de uma caminhada, por exemplo, já são suficientes. Procure praticar um esporte que te agrade e sinta o seu corpo relaxar física e mentalmente. O sono melhor é uma consequência natural.

Exercícios vigorosos, com alto gasto enérgico não são recomendados para perto da hora de dormir em pelo menos 3 horas. Contudo, a prática de exercícios leves, como alongamento e ioga, favorece o relaxamento corporal.

3 – Desligue a TV

A televisão e outros aparelhos luminosos, como o computador, tablet e celular, emitem uma luz com frequência semelhante à luz solar, o que confunde o nosso cérebro e o impede de produzir a melatonina, hormônio ligado ao sono. Ele interpreta essa luz como se fosse a do dia e mantém o nosso corpo “ligado” por mais tempo.

Portanto, evite assistir TV durante a noite e desligue outros aparelhos visualmente estimulantes, pelo menos uma hora antes de dormir, para permitir que a mente relaxe. É preferível estimular outros sentidos como a audição. Você pode ouvir áudio-livros ou músicas relaxantes, por exemplo.

4 – Evite beber álcool

Entre todos os malefícios que o álcool traz para a saúde, retardar e prejudicar a qualidade do sono é um deles. Ele pode dar a impressão de agilizar o adormecimento, quando na realidade prejudica intensamente o ciclo de sono. Por isso, se você quer ter uma melhor qualidade de sono, evite beber perto da hora de dormir.

5 – Trabalhe a sua respiração

Enquanto você dorme, a sua respiração é mais longa e profunda. Trabalhar a respiração, imitando os movimentos, vai ajudar você a relaxar, se sentir menos ansioso e assim o sono virá mais facilmente.

Antes de dormir, já deitado na cama, inspire e expire profundamente algumas vezes, brincando com a intensidade da respiração, até se sentir mais relaxado e calmo.

6 – Evite alimentos estimulantes

Café, chocolate, chá preto e refrigerantes são alimentos que possuem cafeína, ingrediente que estimula o cérebro e que permanece ativo em nosso corpo até 4 horas após o consumo. Quando se consome esse tipo de alimento ou bebida, diminui-se a profundidade do sono.

Além disso, para evitar visitas ao banheiro que interrompem o seu tão precioso sono, evite ingerir líquidos à noite. Ainda assim, se quiser beber algo, prefira tomar chás ou infusões com efeitos calmantes, como camomila, erva doce e cidreira, que ajudam no relaxamento e digestão.

7 – Relaxe os músculos e reduza a ansiedade

Banhos quentes irão deixar os seus músculos mais relaxados, além de mudarem a temperatura do seu corpo. Alongamentos também ajudam a aliviar os pontos de tensão e a ansiedade, contribuindo para uma melhor noite de sono.

Você pode praticar o exercício progressivo de relaxamento dos músculos. Quando estiver deitado, tencione os músculos de cada parte do corpo (começando dos dedos dos pés até a cabeça) por alguns segundos e em seguida relaxe.

8 – Crie um ambiente agradável:

Deixar o seu quarto mais agradável é fundamental. Evite deixar a cama bagunçada ao sair de casa. Quando você chegar, o quarto estará aconchegante.

Uma cama confortável, com travesseiros adequados e acolchoados fofos serão muito convidativos. Invista em materiais que tem um toque mais gostoso, como tecidos térmicos ou de toque aveludado.

O Lençol Toque de Linho da Múltiplo Conforto e Saúde é feito com fios gel de poliéster, uma tecnologia térmica que dá a sensação de frescor, drena a transpiração e mantém uma temperatura ideal para o corpo, garantindo uma noite de sono confortável.

Lençol Toque de Linho da Múltiplo Conforto e Saúde

Outra dica bacana é borrifar nos lençóis algumas gotinhas de óleo essencial ou aromático de lavanda, para deixar o ambiente ainda mais relaxante.

9 – Travesseiros são aliados

Os travesseiros são verdadeiros aliados para uma boa noite de sono. Escolha com carinho e aposte no conforto. Consulte a altura do travesseiro, o perfil de sono para o qual é indicado, o tipo de material com o qual é feito, a tecnologia e a durabilidade (para que não fique baixo e com deformidades com o passar do tempo).

O Travesseiro No Allergy Silicomfort é o travesseiro ideal para noites leves e extremamente confortáveis. Sua composição é antialérgica e age ativamente contra fungos, ácaros e bactérias.

O travesseiro possui duas versões para se adaptar melhor ao sono: a versão alta, preenchendo a altura do ombro para quem dorme de lado, e a versão baixa, indicada para quem dorme de costas ou de bruços, também podendo ser utilizado por crianças a partir de 3 anos de idade.

travesseiro noites leves e confortáveis

O No Allergy Silicomfort é fabricado com o que há de mais novo na técnica de espumação: o enchimento Silicomfort, o que confere um toque similar ao de silicone. Além disso, é integralmente lavável em máquina, permitindo a praticidade para uma higienização mais frequente.

Juntamente com seu enchimento exclusivo, seu tecido de revestimento também traz conforto, pois é feito em malha dupla com detalhes prateados em jacquard, que indicam que o produto tem o banho em Íons de Prata. Essa tecnologia permite a exterminação de agentes nocivos que causam alergias, asma, dermatite, entre outras doenças.

10 – Invista em um bom colchão

O colchão também é importante e tão essencial como a boa escolha do travesseiro, pois ele vai ser a base de todo o seu corpo. Por isso, escolha um colchão com uma espuma que não se deforme e que seja confortável, evitando as dores no corpo.

O Topper Ortopédico Piramidal é um complemento para aumentar o conforto do colchão. Além de elevar a altura, possui gomos massageadores, que estimulam o sistema nervoso e proporcionam relaxamento. Além disso, estimula a circulação sanguínea, auxiliando no tratamento de escaras de pressão, no caso de pacientes acamados.

colchão ortopédico aumentar conforto

Sua capa tecnologia Hikoflex é removível, lavável e higienizável com álcool. A Capa tem também um toque ultra refrescante, é termo estável e absorvente.
Possui densidade 28 para obtenção de uma melhor sustentação.

Agora que você já sabe o que fazer para ter uma noite de sono agradável, faça as mudanças necessárias e experimente os benefícios de dormir bem todos os dias!

Se você seguir essas dicas e mesmo assim persistir com problemas para dormir, não hesite em buscar apoio médico e tratamentos adequados.

 

Previous Dicas essenciais para cuidar de pessoas acamadas
Next Como escolher o travesseiro correto? Parte 1

1 Comment

  1. Ola. Obrigado.Grande artigo.

MENU

Back