Provavelmente você já deve saber que ter uma noite de sono com qualidade é fundamental para garantir um descanso adequado, gerando bem-estar e equilíbrio entre o corpo e a mente, certo?
Para que isso aconteça, no entanto, é importante se atentar a alguns detalhes, como a escolha do colchão, do travesseiro e a posição para dormir, evitando incômodos, como dores nas costas e outros problemas.
Com base nisso, mostramos neste post como a escolha adequada dos travesseiros pode influenciar na manutenção da boa saúde. Ficou interessada no assunto? Então continue a leitura e saiba mais!
Afinal, como o travesseiro diminui as dores nas costas?
Um travesseiro tem, basicamente, duas funções: a primeira está diretamente relacionada com o conforto que ele oferece, permitindo ter um descanso melhor e uma noite de sono mais agradável; a segunda tem a ver com o apoio estrutural que ele entrega, sustentando e mantendo alinhados pescoço, ombros e cabeça, contrabalanceando as curvas da coluna e aliviando a pressão.
Assim, ao escolher corretamente um travesseiro, você vai proporcionar um descanso para a coluna, garantir mais comodidade e noites de sono com mais qualidade. Tudo isso diminui, de maneira significativa, os incômodos e as dores nas costas, além de promover um maior relaxamento.
Como o travesseiro auxilia no relaxamento?
Atualmente, os travesseiros são desenvolvidos com qualidade e tecnologia de ponta, ou seja, fatores que são primordiais para o relaxamento. Isso significa que eles reúnem com eficácia, o conforto e a função de manter a coluna alinhada de acordo com o peso, a altura e a forma de dormir de cada pessoa.
É válido citar que, assim como a maioria dos produtos, o travesseiro possui um determinado período de vida útil que assegura sua qualidade. Em geral, esse tempo gira em torno de 2 anos, mas tudo dependerá da frequência com a qual o travesseiro é utilizado.
Um fator importante a ser mencionado é que travesseiros laváveis asseguram a higiene do item, impedindo a proliferação de ácaros e garantindo a saúde do usuário. Portanto, não deixe de analisar essa questão na hora de escolher o seu.
Qual é a posição mais adequada para dormir?
Assim como a escolha do travesseiro influencia em uma boa noite de sono, a posição escolhida para dormir também faz toda a diferença. Existem várias possibilidades, mas algumas são mais indicadas para manter a coluna alinhada e evitar dores nas costas.
Uma delas é a posição de lado, na qual o corpo deve estar virado para o lado de maneira que o travesseiro mantenha a coluna alinhada em um ângulo de 90 graus e preencha o espaço que fica entre a cabeça e os ombros. Essa postura vai favorecer a anatomia fisiológica da coluna vertebral.
Vale mencionar que, para ter mais segurança e conforto, é indicado inclinar levemente os joelhos, utilizando outro travesseiro entre eles, e mais um, que deve ser abraçado.
Quais são os principais tipos de travesseiros?
Existe uma grande diversidade de material nos travesseiros. A partir dessa perspectiva, é importante destacar que não há um modelo que funciona bem para todas as pessoas. Isso significa que o ideal é realizar um teste. Um pequeno período de uma semana basta para saber se um determinado tipo de travesseiro é adequado para você ou não. A seguir, mostramos alguns dos principais tipos.
Espuma viscoelástica
Também chamado de espuma NASA, tem entre suas características uma espuma “automoldável”. Ela absorve a pressão do peso do corpo, molda-se à pessoa e, com isso, facilita a circulação sanguínea.
Espuma de látex
Bastante confortável, os travesseiros com espuma de látex contam com um toque aveludado, que fornece o apoio ideal para as diversas posições de dormir. Ele é dotado de uma estrutura que permite voltar à sua posição original, mesmo depois de ser consecutivamente pressionado e deformado.
Silicomfort
Esse modelo tem enchimento de tecnologia de ponta e conta com estrutura aerada e toque extremamente macio. Além disso, possibilita a livre passagem de ar, oferecendo mais frescor por meio de uma ativa ventilação. É permitido lavá-lo integralmente, assim como centrifugá-lo e secá-lo em máquina, sem que o produto se danifique.
Quais os travesseiros mais adequados para a saúde?
Como dissemos, não existe um modelo ideal de travesseiro para a sua saúde. Tudo vai depender da forma como você dorme. Caso você deite de barriga para cima, é adequado que escolha um tipo baixo ou de altura média. Para evitar dores no pescoço, atente-se para que o espaço entre a cervical e a nuca seja preenchido.
Já quem prefere dormir de barriga para baixo ou de lado, recomenda-se utilizar travesseiros de altura média. O modelo precisa se encaixar perfeitamente entre a cabeça e o colchão, de forma que um ângulo de 90 graus no pescoço seja formado, ou seja, não inclinando para cima, nem para baixo. O mais adequado pode ser o de espuma compacta ou poliuretano.
Além da questão do modelo, é importante ter atenção a alguns aspectos, como o prazo de validade, as alergias e as doenças respiratórias. Ou seja, o tipo ideal para você dependerá das suas necessidades e preferências.
Quando devo trocar de travesseiro?
Ao longo do tempo, a maioria dos travesseiros perderá a sua firmeza e isso significa que é a hora de substituí-lo. Uma forma de saber se chegou a hora de trocá-lo é dobrando-o. Quanto mais novo, mais difícil será dobrá-lo e mais rápido ele voltará ao seu estado normal. Portanto, se houver dificuldade para que ele se desdobre sozinho, fique atento, pois não está mais cumprindo a missão de lhe ajudar a dormir melhor.
Agora que você já sabe como a escolha adequada dos travesseiros gera benefícios em uma noite de sono e ainda diminui as incômodas dores nas costas, não perca tempo: adquira peças de qualidade e durma da forma adequada! Lembre-se de que é uma maneira de assegurar a qualidade do sono e de promover o equilíbrio entre o corpo e a mente.
Gostou do nosso artigo? Então confira também algumas dicas incríveis para limpar e higienizar o seu travesseiro!