Dores nas costas: como o travesseiro pode acabar com esse problema?


Saiba como um travesseiro pode acabar com as suas dores nas costas!
Saiba como um travesseiro pode acabar com as suas dores nas costas!

Provavelmente você já deve saber que ter uma noite de sono com qualidade é fundamental para garantir um descanso adequado, gerando bem-estar e equilíbrio entre o corpo e a mente, certo?

Para que isso aconteça, no entanto, é importante se atentar a alguns detalhes, como a escolha do colchão, do travesseiro e a posição para dormir, evitando incômodos, como dores nas costas e outros problemas.

Com base nisso, mostramos neste post como a escolha adequada dos travesseiros pode influenciar na manutenção da boa saúde. Ficou interessada no assunto? Então continue a leitura e saiba mais!

Afinal, como o travesseiro diminui as dores nas costas?

Um travesseiro tem, basicamente, duas funções: a primeira está diretamente relacionada com o conforto que ele oferece, permitindo ter um descanso melhor e uma noite de sono mais agradável; a segunda tem a ver com o apoio estrutural que ele entrega, sustentando e mantendo alinhados pescoço, ombros e cabeça, contrabalanceando as curvas da coluna e aliviando a pressão.

Assim, ao escolher corretamente um travesseiro, você vai proporcionar um descanso para a coluna, garantir mais comodidade e noites de sono com mais qualidade. Tudo isso diminui, de maneira significativa, os incômodos e as dores nas costas, além de promover um maior relaxamento.

Como o travesseiro auxilia no relaxamento?

Atualmente, os travesseiros são desenvolvidos com qualidade e tecnologia de ponta, ou seja, fatores que são primordiais para o relaxamento. Isso significa que eles reúnem com eficácia, o conforto e a função de manter a coluna alinhada de acordo com o peso, a altura e a forma de dormir de cada pessoa.

É válido citar que, assim como a maioria dos produtos, o travesseiro possui um determinado período de vida útil que assegura sua qualidade. Em geral, esse tempo gira em torno de 2 anos, mas tudo dependerá da frequência com a qual o travesseiro é utilizado.

Um fator importante a ser mencionado é que travesseiros laváveis asseguram a higiene do item, impedindo a proliferação de ácaros e garantindo a saúde do usuário. Portanto, não deixe de analisar essa questão na hora de escolher o seu.

Qual é a posição mais adequada para dormir?

Assim como a escolha do travesseiro influencia em uma boa noite de sono, a posição escolhida para dormir também faz toda a diferença. Existem várias possibilidades, mas algumas são mais indicadas para manter a coluna alinhada e evitar dores nas costas.

Uma delas é a posição de lado, na qual o corpo deve estar virado para o lado de maneira que o travesseiro mantenha a coluna alinhada em um ângulo de 90 graus e preencha o espaço que fica entre a cabeça e os ombros. Essa postura vai favorecer a anatomia fisiológica da coluna vertebral.

Vale mencionar que, para ter mais segurança e conforto, é indicado inclinar levemente os joelhos, utilizando outro travesseiro entre eles, e mais um, que deve ser abraçado.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Quais são os principais tipos de travesseiros?

Existe uma grande diversidade de material nos travesseiros. A partir dessa perspectiva, é importante destacar que não há um modelo que funciona bem para todas as pessoas. Isso significa que o ideal é realizar um teste. Um pequeno período de uma semana basta para saber se um determinado tipo de travesseiro é adequado para você ou não. A seguir, mostramos alguns dos principais tipos.

Espuma viscoelástica

Também chamado de espuma NASA, tem entre suas características uma espuma “automoldável”. Ela absorve a pressão do peso do corpo, molda-se à pessoa e, com isso, facilita a circulação sanguínea.

Espuma de látex

Bastante confortável, os travesseiros com espuma de látex contam com um toque aveludado, que fornece o apoio ideal para as diversas posições de dormir. Ele é dotado de uma estrutura que permite voltar à sua posição original, mesmo depois de ser consecutivamente pressionado e deformado.

Silicomfort

Esse modelo tem enchimento de tecnologia de ponta e conta com estrutura aerada e toque extremamente macio. Além disso, possibilita a livre passagem de ar, oferecendo mais frescor por meio de uma ativa ventilação. É permitido lavá-lo integralmente, assim como centrifugá-lo e secá-lo em máquina, sem que o produto se danifique.

Quais os travesseiros mais adequados para a saúde?

Como dissemos, não existe um modelo ideal de travesseiro para a sua saúde. Tudo vai depender da forma como você dorme. Caso você deite de barriga para cima, é adequado que escolha um tipo baixo ou de altura média. Para evitar dores no pescoço, atente-se para que o espaço entre a cervical e a nuca seja preenchido.

Já quem prefere dormir de barriga para baixo ou de lado, recomenda-se utilizar travesseiros de altura média. O modelo precisa se encaixar perfeitamente entre a cabeça e o colchão, de forma que um ângulo de 90 graus no pescoço seja formado, ou seja, não inclinando para cima, nem para baixo. O mais adequado pode ser o de espuma compacta ou poliuretano.

Além da questão do modelo, é importante ter atenção a alguns aspectos, como o prazo de validade, as alergias e as doenças respiratórias. Ou seja, o tipo ideal para você dependerá das suas necessidades e preferências.

Quando devo trocar de travesseiro?

Ao longo do tempo, a maioria dos travesseiros perderá a sua firmeza e isso significa que é a hora de substituí-lo. Uma forma de saber se chegou a hora de trocá-lo é dobrando-o. Quanto mais novo, mais difícil será dobrá-lo e mais rápido ele voltará ao seu estado normal. Portanto, se houver dificuldade para que ele se desdobre sozinho, fique atento, pois não está mais cumprindo a missão de lhe ajudar a dormir melhor.

Agora que você já sabe como a escolha adequada dos travesseiros gera benefícios em uma noite de sono e ainda diminui as incômodas dores nas costas, não perca tempo: adquira peças de qualidade e durma da forma adequada! Lembre-se de que é uma maneira de assegurar a qualidade do sono e de promover o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Gostou do nosso artigo? Então confira também algumas dicas incríveis para limpar e higienizar o seu travesseiro!

Qualidade do sono em várias fases da vida

Anterior Travesseiro para crianças: como escolher o ideal?
Próximo Tipos de travesseiro: qual é o melhor para os homens?

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *