Tipos de travesseiro: qual é o melhor para os homens?


travesseiros mais indicados para homens
Saiba os tipos de travesseiros para homens

Existem inúmeros tipos de travesseiro no mercado, certo? No entanto, para garantir o conforto e uma noite de sono de qualidade, é importante conhecer cada modelo e optar por aquele que mais se adapta à pessoa, analisando sempre a posição em que ela dorme, sua altura e o seu peso.

Tudo isso é essencial para evitar dores musculares e um descanso inadequado em qualquer pessoa, seja homem ou mulher, uma vez que existem diferenças de sono entre os sexos.

Se você ficou interessado no assunto, continue com essa leitura e saiba um pouco sobre o sono dos homens, os benefícios que os travesseiros oferecem e alguns tipos. Vamos lá?

Quais são as vantagens que os travesseiros oferecem?

Um sono saudável e completo contribui significativamente para a vida de uma pessoa. Mas, para que isso aconteça, é importante escolher o melhor travesseiro.

Isso porque, os travesseiros asseguram um sono de qualidade e um descanso apropriado, resultando em mais bem-estar, disposição e uma maior produtividade, especialmente no trabalho. Eles também contribuem com a saúde física e mental.

Como os travesseiros beneficiam a saúde do homem?

Não só para tornar o ato de dormir mais confortável, o travesseiro também exerce papéis importantes quanto à saúde do sono e ao bom funcionamento do corpo. Optando por travesseiros de qualidade, o homem contará com os seguintes benefícios:

Alívio das dores nas costas

Se você sofre de dores nas costas, na coluna e até mesmo no pescoço, saiba que a solução pode estar no seu companheiro de todas as noites: o travesseiro.

Quando o acessório não é o mais apropriado, pode ser a causa direta de incômodos que atrapalham o homem em suas tarefas diárias — e esse fato já foi comprovado por um estudo feito pela Hannover Medical School, na Alemanha.

Sendo assim, é fundamental escolher por modelos que ajudem a relaxar, que não forcem a coluna e que sejam feitos de materiais de qualidade, lembrando-se sempre de que os travesseiros possuem um prazo de validade de cerca de dois anos. Após isso, é recomendado que sejam trocados.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Melhora dos problemas de apneia

Quem sofre de problemas respiratórios durante o sono pode encontrar no travesseiro adequado uma solução que ameniza os problemas causados por essa condição.

A apneia, por exemplo, ocorre devido a obstrução parcial ou até mesmo total da passagem do ar pela garganta do indivíduo, o que resulta em interrupções repetidas na respiração. Ao perceber o que está acontecendo, o organismo humano envia um sinal direto ao cérebro, fazendo com que a pessoa acorde antes de ocorrer uma asfixia.

Agora, você deve estar se perguntando onde o travesseiro se encaixa nisso tudo, certo? Saiba que, em alguns casos, o tratamento da condição pode começar com mudanças simples comportamentais, como escolher um travesseiro com a altura e o suporte apropriados para corrigir a postura durante o sono.

Aumento da saúde física e mental

Quando se dorme bem, a saúde do corpo e da mente agradecem funcionando da melhor forma possível. E, para que tudo isso aconteça, é preciso contar com o travesseiro adequado no momento do sono.

Isso porque, ao dormir mal, o homem sente cansaço e é acompanhado pela sensação de sonolência ao longo do dia, podendo sofrer também com alterações de humor, perda de memória a curto prazo, irritação, dificuldade de concentração e raciocínio lento.

Você certamente não quer que esses problemas façam parte do seu dia a dia, não é mesmo? Além disso, a longo prazo, podem surgir consequências ainda mais sérias, como:

  • perda do vigor e da musculatura;
  • envelhecimento precoce;
  • queda da imunidade;
  • tendência a doenças como obesidade, diabetes e problemas no coração.

Dessa forma, é fundamental manter a atenção redobrada quando for escolher um travesseiro.

Equilíbrio na produção de hormônios

Quando se dorme bem e acompanhado de um travesseiro adequado, a produção de hormônios durante o sono atinge níveis bastante satisfatórios, o que contribui ainda mais com o bom funcionamento do corpo. Entre os principais, podemos citar:

  • cortisol (ou hormônio do estresse): quando repousamos, os níveis desse hormônio no corpo caem — ou seja, já dá para imaginar o que acontece quando não temos boas noites de sono, não é mesmo?;
  • leptina (ou hormônio da saciedade): esse hormônio tem a produção aumentada quando se dorme, dessa forma, na privação do sono, os níveis diminuem resultando no aumento da fome;
  • GH (ou hormônio do crescimento): a liberação desse hormônio durante o sono está relacionada ao fortalecimento dos ossos, perda de gordura e construção da musculatura.

Qual é a diferença de sono entre homens e mulheres?

Um estudo realizado pelo Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Levantamento Epidemiológico (Episono), mostrou que as mulheres levam mais tempo para adormecer e sofrem mais com a insônia, especialmente devido a reflexos psicológicos. No entanto, a duração do sono profundo é mais extensa.

Já os homens passam a maior parte do sono nas fases iniciais (que promovem uma menor reparação) e são bem mais afetados por problemas como a apneia (engasgos ou paradas respiratórias durante a noite) e ronco. Vale mencionar que esses distúrbios podem ser resolvidos com travesseiros adequados e de qualidade.

Quais são os tipos de travesseiros ideais para homens?

Como já dissemos, existem vários tipos de travesseiro no mercado. Contudo, para garantir um bom descanso, é necessário escolher a melhor opção para a pessoa. Confira agora alguns modelos muito indicados para homens!

Viscoelástico

Considerados modelos moldáveis, ou seja, que se adaptam facilmente aos contornos do corpo, os travesseiros de viscoelástico são ideais para prevenir dores na coluna e para favorecer a circulação sanguínea.

Isso acontece porque eles apresentam uma flexibilidade marcante, que se adapta ao formato da cabeça — mas que volta ao normal assim que a força é retirada, sem deformar.

Um exemplo de travesseiro de viscoelástico que se diferencia dos comuns é o Supernasa. Ele oferece dois tipos de conforto em um único produto — com uma face em viscoelástico e a outra em espuma com performance de látex que oferece mais sustentação que os viscos comuns —, além de possuir o revestimento Frostygel, que absorve a temperatura ambiente e dissipa o calor do corpo, ideal para promover conforto também para os homens.

Silicomfort

Esse é um tipo de travesseiro com um toque macio, mas com uma sustentação evidente. É uma nova tecnologia em espuma exclusiva da fabricante Fibrasca.

Esse enchimento possui toque macio e estrutura aerada, que permite a livre passagem de ar, tornando o produto integralmente lavável, podendo centrifugar e secar em máquina. Um exemplo é o travesseiro Favos de Mel Intense.

Látex

Esse tipo de enchimento oferece uma excelente sustentação, é confortável e tem boa elasticidade. Por esse motivo, é ideal para pessoas que se mexem muito ao longo da noite, já que ele apoia bem a cabeça e o pescoço, independentemente da posição. Além disso, a sua durabilidade é bem longa.

Um exemplo de travesseiro que é desenvolvido em látex é o Evolátex. Ele é fabricado em látex sintético que, diferente dos látex naturais, não provoca alergias. Possui um revestimento feito com fibras naturais de eucalipto.

É isso aí: agora que você já sabe quais são os principais tipos de travesseiro que existem e quais benefícios eles oferecem em uma noite de sono, não perca tempo e escolha o ideal para você!

Lembre-se de que essa é uma maneira de garantir uma noite de sono com muito mais qualidade e aproveitar todas as vantagens que ela oferece.

Gostou do artigo? Então que tal entrar em contato agora mesmo com a Fibrasca e conhecer as nossas soluções para o seu sono? Vamos adorar conversar com você!

Previous Dores nas costas: como o travesseiro pode acabar com esse problema?
Next Qual é o melhor travesseiro? Tire aqui 6 dúvidas sobre o assunto

MENU

Back