Como manter a rotina de sono das crianças nas férias


Como manter a rotina de sono das crianças nas férias

Férias!!! Momento muito aguardado, principalmente pelas crianças, e manter a rotina delas é um desafio para os pais.

É parquinho, viagens, passeios, praia, brincadeiras, piscina, e muita bagunça. A adrenalina é sempre alta, perece que o pique dos baixinhos não tem fim. A diversão é constante e a ultima coisa que eles querem fazer, é dormir…

Na hora de ir para cama é aquele drama com vários pedidos “só mais um pouquinho”, “não estou com sono”, “só mais uma história”. Portanto os pais devem ser firmes e não ceder aos pedidos.

A alteração do sono gera consequências no bem-estar, na paciência e nos níveis de energia da criança do dia seguinte.

Aqui vamos listar algumas dicas para manter o mínimo de ordem durante as férias no momento do sono…

  1. A Cama

Fique atento ao colchão e travesseiro. A postura é importante, o travesseiro ideal deve preencher totalmente o espaço entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90° graus no pescoço, o que ajuda a manter a coluna e lombar alinhadas. Se caso houver viagens é recomendado que o travesseiro seja levado na bagagem, pois a criança já esta acostumada com seu travesseiro e é menos uma preocupação para os pais.

  1. O Relógio

É férias não gostamos deste acessório… mas para as crianças é muito importante não exceder muito os horários, podem deixar elas aproveitar os dias , mas procure manter um horário regular para dormir mesmo que sejam diferentes dos habituais. O mais importante é dormir a quantidade indicada para cada faixa etária e no horário estipulado.

O ideal é que as crianças em idade pré-escolar (de 3 a 5 anos) durmam entre 10 a 13 horas por noite. E crianças em idade escolar (de 6 a 13 anos) durmam entre 10 a 11 horas, ambas sem a interrupção do sono.

  1. As Refeições

O ideal é manter o horário das refeições habituais. Não permita que as crianças pulem refeições, nem fiquem petiscando entre uma e outra. E ofereça refeições mais leves à noite para facilitar a digestão e o sono e também menos líquidos para evitar a criança acordar para ir ao banheiro;

  1. O Ambiente

 

Quando a noite se aproximar, experimente utilizar abajures, pois a luz forte prejudica os ciclos biológicos; o ideal é que a casa fique mais silenciosa e as luzes mais amenas.

Diminuir o uso de telas, como tablets, smartphones, e televisores, evitar atividades físicas ou joguem videogames já que ambas estimulam a produção de adrenalina, o que dificulta o sono. Criar rotinas consistentes antes de deitar e construir estratégias para acalmar, como ler ou ouvir uma música relaxante.

 

Essas foram as dicas… mas não existe formula perfeita. O mais importante é você prestar atenção como a criança esta rendendo durante o dia, se apresentar cansaço, irritação sem paciência, precisa rever a rotina e ir se adaptando.

Mas relaxe você esta de férias não se cobra tanto, a rotina estabelecida deve ser bom para todos, para quem cuida e também para os baixinhos.

Boas Férias e Bom descanso.

 

Previous Não sabe o que dar de presente? Que tal um travesseiro!
Next A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA A IMUNIDADE