A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA A IMUNIDADE


A criança pula, corre, brinca, gasta bastante energia durante o dia, por isso uma boa noite de sono é fundamental.  Durante o sono a criança repõe as energias gastas no dia e o corpo trabalha para que suas funções orgânicas se desenvolvam, tanto física quanto emocionalmente.

Neste blog já foi abordado a importância do sono para o aumento da imunidade.  E para os pequenos não é diferente. Além de todos os beneficio que o sono contribui para a criança, o sono é tão importante quanto uma boa alimentação.

A Sociedade Brasileira de Pediatria publicou ano passado um documento cientifico sobre a higiene do sono vale a pena ler segue abaixo o link:

https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19807c-DocCient_-_Higiene_do_Sono.pdf

Vacinação!

O assunto do momento é a vacinação em crianças, mas vale lembrar que o dormir bem influencia diretamente no sistema imunológico e na forma que o corpo combate doenças e reage às vacinas. Ou seja, uma noite bem dormida auxilia na defesa do corpo e um sistema imunológico equilibrado ajuda a dormir melhor.

O Jornalismo da TV Cultura publicou uma matéria sobre o assunto, segue a reportagem.

Link da reportagem:

 

https://www.youtube.com/watch?v=7PnkiVIuSKA

Dependendo a idade da criança tem quantidade de sono recomendada.

Horas de sono recomendadas segunda a idade
4 a 12 meses: 12 a 16 horas diárias
1 a 2 anos: 11 a 14 horas diárias
3 a 5 anos: 10 a 13 horas diárias
6 a 12 anos: 9 a 12 horas diárias
13 a 18 anos: 8 a 10 horas

 

Dicas para os pais ou cuidadores seguir para uma boa higiene do sono para os pequenos.

1. Manter uma rotina para os cochilos diurnos das crianças que ainda necessitam, evitando os cochilos no final da tarde.

2. Colocar a criança ainda acordada em sua cama, indicando que é hora de dormir e todo ambiente deverá ser calmo e tranquilo para induzir o sono e ganhar sua confiança e segurança. 3. Criar uma rotina para a hora de dormir, na qual contenha um momento bom e agradável com os pais (ler estórias, ouvir música calma, etc.), sem muitos estímulos.

4. Criar um ambiente propício ao sono e recompensar as noites bem dormidas.

5. Manter o mesmo horário para dormir e acordar todos os dias, incluindo finais de semana e feriados (horários regulares).

6. Evitar bebidas (chocolate, refrigerante, chá mate ou cafeinados) e medicações que contenham estimulantes próximas à hora de dormir.

7. Tentar não deixar a criança adormecer com mamadeiras, leite, chás ou vendo televisão ou em outro lugar que não seja sua própria cama.

8. Não alimentar a criança durante a noite.

9. Evitar levar a criança para cama dos pais ou outros lugares para dormir ou acalmar-se.

10. Se a criança acordar à noite para ir ao banheiro ou por causa de pesadelos, permanecer no quarto dela até se acalmar e avisá-la que retornará para o seu quarto, quando ela adormecer. 11. Quando lidar com a criança durante a noite, usar uma luz fraca, falar baixo e ser breve o suficiente, sem estimulá-la.

Atenção para cama dos baixinhos!!!

Uma cama limpa cheirosa é uma delicia não é? Prestar atenção nestes detalhes é fundamental para saúde do seu filho. Lave a roupa de cama com frequência. Procure produtos que sejam laváveis e que seja prático para sua higienização, protetor de colchão é uma ótima recomendação para manter o colchão sempre limpo e sem resíduos de líquidos. Os travesseiros também é importante, a altura do produto deve ere escolhido de acordo com altura do ombro da criança, para garantir  que a cervical sempre esteja alinhada. A Fibrasca tem vários modelos de travesseiros infantis.  Acesse o site e confira as opções oferecidas para atender as crianças de forma segura, confortável e garantindo a saúde e bem estar dos pequenos.

https://site.fibrasca.com.br/produtos-para/linhas-de-produtos/linha-infantil/page/2/

Gostou deste post blog? Compartilhe!!! Informação é sempre valiosa principalmente quando se trata de quem nós amamos.

Previous Como manter a rotina de sono das crianças nas férias
Next Você fica “fritando” na cama, rolando de um lado para outro sem conseguir dormir?