Melhore o ciclo do sono com o travesseiro certo


Para termos uma noite perfeita, passamos por diversas fases do ciclo do sono. As etapas vão do sono leve até o mais profundo, onde acontecem os sonhos.

O que muita gente não sabe é que diversos fatores influenciam o nosso descanso. E o travesseiro certo pode ajudar – e muito!

Quer entender melhor sobre isso? Então continue a leitura!

FASE 1: SONO LEVE

Nosso descanso é composto por um ciclo de cinco fases. A primeira delas corresponde ao sono leve, em que a gente é acordado com facilidade.

Nela, vivemos a sensação de entrar e sair do repouso várias vezes. Além disso, temos espasmos pelo corpo.

Muitas pessoas acabam tendo insônia nessa etapa, tornando-a mais demorada. Aqui, o uso de um travesseiro certo, que tenha o peso, tamanho e materiais adequados, pode acelerar o processo.

FASE 2: RESPIRAÇÃO TRANQUILA

Geralmente, passamos cerca de metade do tempo de descanso na fase dois do ciclo do sono. O corpo esfria e alcançamos uma respiração mais lenta, pois o coração também começa a bater mais devagar.

Nessa etapa, os movimentos dos olhos param e o corpo diminui o ritmo para se aproximar da próxima fase.

FASE 3: INÍCIO DO SONO PROFUNDO

A terceira fase é a primeira etapa do sono profundo. Nela, o cérebro combina ondas lentas com ondas mais rápidas. É mais difícil que algum fator externo acorde a pessoa.

No entanto, nos viramos na cama. Essa virada tem tudo para não nos acordar caso o travesseiro seja adequado ao nosso corpo. Porém, quando não é, a reacomodação da cabeça e pescoço no travesseiro pode nos despertar.

Se somos acordados nessa etapa, ficamos desorientados e fracos. Depois, precisamos de alguns minutos para tudo voltar ao normal e retomarmos a consciência para sabermos onde estamos e o que estamos fazendo. E aí, dormir novamente pode ser difícil para algumas pessoas.

FASE 4: MAIOR DESCANSO

Nessa fase é extremamente difícil de ser acordado. Ela corresponde a 15% do nosso repouso e é muito importante para nos sentirmos descansados no dia seguinte.

Além disso, é essencial para a manutenção do nosso corpo, pois o organismo libera diversas substâncias benéficas. É o caso do hormônio do crescimento, da leptina — que regula nossa imunidade, cicatrização e apetite — e do cortisol, que influencia nosso metabolismo.

FASE 5: ETAPA DOS SONHOS

A quinta fase também é conhecida como REM — sigla para Rapid Eye Movement. Em português, a etapa é conhecida como paradoxal, porque nela nossos músculos se relaxam, mas, ao mesmo tempo, nossos olhos, membros e outras partes do corpo podem se mexer ou oscilar.

Em regra, esse momento corresponde a 25% do nosso repouso total. O sono REM também acontece várias vezes por noite, e é nele que conseguimos sonhar. Isso significa que temos diversos sonhos por noite, mas boa parte deles não somos capazes de lembrar.

Todas as fases são importantes para atingirmos equilíbrio físico e mental, já que noites mal dormidas podem causar irritabilidade e até depressão.

Se você está interessado em potencializar seu ciclo do sono e dormir melhor, pode começar pela escolha do travesseiro perfeito para você. Em uma loja especializada, você pode encontrar diversos modelos.

Ainda tem dúvidas sobre qual é o melhor tipo de travesseiro para você? Então entre em contato conosco que teremos prazer em te auxiliar nessa tarefa!

Previous 4 aplicativos que podem te ajudar a dormir
This is the most recent story.