Como a qualidade do sono ajuda a reduzir o risco de câncer de mama?


Saiba como reduzir os riscos de câncer de mama
Qualidade do sono ajuda a reduzir o risco do câncer de mama!

O tumor mamário é o carcinoma mais comum entre as mulheres no Brasil, com mais de 57 mil casos registrados anualmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer. No mundo, ele representa 25% de todos os tipos de caso que ocorrem, de acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer.

A doença pode gerar depressão, perda das mamas, linfedema e representa um risco à vida. Por isso, a prevenção é essencial, não só para evitá-la, mas também para aumentar as chances de cura.

O que muitas pessoas não sabem é que ter uma boa qualidade do sono pode contribuir para a redução das chances de desenvolvimento do câncer de mama. Pensando em lhe informar sobre o assunto, preparamos este post. Confira!

Quais os principais sintomas do câncer de mama?

Reconhecer os sintomas da doença é fundamental para detectá-la. Os principais sinais que podem indicar a presença desse tipo de câncer são: nódulo diferenciado dos outros tecidos da mama, inchaço ou vermelhidão no local, secreção nos mamilos, alteração no tamanho ou formato dos seios e dor constante nas mamas ou axilas.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Como a qualidade do sono influencia na prevenção dessa doença?

De acordo com uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, a melatonina é capaz de inibir o crescimento de tumores. Esse hormônio regula nosso relógio biológico e sua produção ocorre por meio da glândula pineal — conhecida como “Drácula dos hormônios” — por trabalhar somente no escuro, à noite, principalmente durante o sono.

Com isso, mulheres que dormem bem conseguem o benefício de produzir melatonina de forma regular e, consequentemente, podem estar menos suscetíveis ao aparecimento do câncer de mama.

O que fazer para ter um sono melhor?

A garantia de um sono com qualidade depende de alguns fatores. Por mais que a insônia seja um problema enfrentado, adotar certos hábitos farão você dormir melhor. Veja!

Durma sempre no mesmo horário

Ao se habituar a dormir todos os dias no mesmo horário, seu organismo se acostumará com essa rotina. Após algum tempo, você sentirá naturalmente a necessidade de descansar, ou seja, não precisará se forçar a dormir.

Evite comidas pesadas à noite

Para ter um bom sono, também é necessário ter cuidado com a alimentação. Sendo assim, prefira alimentos mais leves, sem muita gordura e condimentos, para que a digestão seja facilitada, pois ao dormir o metabolismo desacelera.

Tenha colchões e travesseiros confortáveis

Por mais que pareça um detalhe simples, o colchão e o travesseiro possuem grande influência na qualidade do sono. Dessa forma, opte por aqueles que são confortáveis, macios e com altura ideal que garantem total relaxamento.

Deixe os aparelhos eletrônicos desligados

Muitas pessoas possuem o hábito de mexer no celular, notebook ou tablet antes de dormir por acreditarem que isso fará com que o sono surja, mas essa ação agita o cérebro e dificulta o adormecimento.

Mantenha o ambiente com o mínimo de luz

Ao estar no escuro, nosso cérebro compreende que é hora de descansar. Além disso, a escuridão favorecerá a produção de melatonina que, além de regular o sono, pode prevenir o carcinoma mamário.

Gostou deste post? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras mulheres a entenderem a importância da boa qualidade do sono para a prevenção do câncer de mama.

Qualidade do sono em várias fases da vida

Anterior E-BOOK - Postura de dormir: entenda qual travesseiro é o mais adequado para você!
Próximo Quais travesseiros contribuem para a qualidade do sono de idosos?

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *