O tumor mamário é o carcinoma mais comum entre as mulheres no Brasil, com mais de 57 mil casos registrados anualmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer. No mundo, ele representa 25% de todos os tipos de caso que ocorrem, de acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer.
A doença pode gerar depressão, perda das mamas, linfedema e representa um risco à vida. Por isso, a prevenção é essencial, não só para evitá-la, mas também para aumentar as chances de cura.
O que muitas pessoas não sabem é que ter uma boa qualidade do sono pode contribuir para a redução das chances de desenvolvimento do câncer de mama. Pensando em lhe informar sobre o assunto, preparamos este post. Confira!
Quais os principais sintomas do câncer de mama?
Reconhecer os sintomas da doença é fundamental para detectá-la. Os principais sinais que podem indicar a presença desse tipo de câncer são: nódulo diferenciado dos outros tecidos da mama, inchaço ou vermelhidão no local, secreção nos mamilos, alteração no tamanho ou formato dos seios e dor constante nas mamas ou axilas.
Como a qualidade do sono influencia na prevenção dessa doença?
De acordo com uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, a melatonina é capaz de inibir o crescimento de tumores. Esse hormônio regula nosso relógio biológico e sua produção ocorre por meio da glândula pineal — conhecida como “Drácula dos hormônios” — por trabalhar somente no escuro, à noite, principalmente durante o sono.
Com isso, mulheres que dormem bem conseguem o benefício de produzir melatonina de forma regular e, consequentemente, podem estar menos suscetíveis ao aparecimento do câncer de mama.
O que fazer para ter um sono melhor?
A garantia de um sono com qualidade depende de alguns fatores. Por mais que a insônia seja um problema enfrentado, adotar certos hábitos farão você dormir melhor. Veja!
Durma sempre no mesmo horário
Ao se habituar a dormir todos os dias no mesmo horário, seu organismo se acostumará com essa rotina. Após algum tempo, você sentirá naturalmente a necessidade de descansar, ou seja, não precisará se forçar a dormir.
Evite comidas pesadas à noite
Para ter um bom sono, também é necessário ter cuidado com a alimentação. Sendo assim, prefira alimentos mais leves, sem muita gordura e condimentos, para que a digestão seja facilitada, pois ao dormir o metabolismo desacelera.
Tenha colchões e travesseiros confortáveis
Por mais que pareça um detalhe simples, o colchão e o travesseiro possuem grande influência na qualidade do sono. Dessa forma, opte por aqueles que são confortáveis, macios e com altura ideal que garantem total relaxamento.
Deixe os aparelhos eletrônicos desligados
Muitas pessoas possuem o hábito de mexer no celular, notebook ou tablet antes de dormir por acreditarem que isso fará com que o sono surja, mas essa ação agita o cérebro e dificulta o adormecimento.
Mantenha o ambiente com o mínimo de luz
Ao estar no escuro, nosso cérebro compreende que é hora de descansar. Além disso, a escuridão favorecerá a produção de melatonina que, além de regular o sono, pode prevenir o carcinoma mamário.
Gostou deste post? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras mulheres a entenderem a importância da boa qualidade do sono para a prevenção do câncer de mama.