Afinal, como escolher o travesseiro certo para mim?


Se você busca melhorar a qualidade do sono, fique atento: não adianta ter um ótimo colchão se o apoio da cabeça não for adequado. Muitas vezes, a importância do travesseiro passa despercebida, mas ele é o responsável por deixar a cabeça, o pescoço e a coluna alinhados e confortáveis durante o sono.

Por isso, escolher o travesseiro ideal é importantíssimo para quem busca uma melhor qualidade de vida. No momento da escolha, deve-se levar em consideração a posição em que você dorme. Pessoas que passam a noite de barriga para cima, por exemplo, devem optar por modelos mais baixos a fim de alinhar a coluna cervical.

Ficou interessado no assunto? Então, continue lendo este post e veja as dicas que separamos para você escolher o travesseiro ideal para o seu sono:

Considere a posição em que você dorme

O 1º passo para escolher o travesseiro ideal é observar a posição em que você dorme. Além de melhorar a qualidade do sono, um modelo adequado evita dores e desconfortos.

Para quem dorme de lado

Quem dorme de lado deve escolher um modelo de tamanho médio, que se encaixe perfeitamente no vão que fica entre a cabeça e os ombros.

A coluna deve ficar alinhada a um ângulo de 90 graus, e os joelhos, semiflexionados, com um travesseiro firme entre eles. Isso evitará problemas como dores lombares.

Para quem dorme de barriga para cima

Já os que preferem dormir com a barriga para cima devem optar por um modelo baixo, que preencha a curvatura da coluna cervical.

Também é interessante colocar um travesseiro embaixo do joelho a fim de diminuir o peso despejado na coluna lombar.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Escolha o tipo de travesseiro ideal

Além da espessura, o material do travesseiro deve ser levado em consideração para que o sono seja realmente revigorante. A seguir, conheça os principais tipos existentes:

Ortopédico

Indicado para pessoas com dores na coluna, o travesseiro ortopédico possibilita um encaixe perfeito da cabeça, fazendo com que o pescoço e a coluna fiquem alinhados. Para que os seus benefícios sejam satisfatórios, é recomendado trocar de modelo a cada 2 anos.

Espuma

Mais indicados para quem dorme de lado, os modelos com espuma precisam ser densos o suficiente para manter a cabeça na altura certa para que ela não afunde. Vale lembrar que existem diversos modelos no mercado, como os de espuma viscoelásticas.

Viscoelástico

Os travesseiros de viscoelástico são fabricados com poliuretano (comercialmente conhecido como espuma de memória). Com a capacidade de se moldar facilmente à cabeça, não apresentam resistência contra o peso corporal.
Independente do material escolhido, o mais importante é que a pessoa se sinta bem e que o espaço entre cabeça e colchão esteja preenchido. O tamanho vai variar de acordo com as medições corporais e preferências ao dormir; no geral, os modelos devem possuir uma altura de 10 a 15 centímetros.

Agora que você já sabe como escolher o travesseiro correto, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas para aumentar a qualidade do seu sono!

 

Previous Descansar o corpo e a mente: 5 formas de relaxamento para dormir
Next 4 dicas de como preparar o ambiente para dormir mais e melhor

MENU

Back