Você não consegue mais dormir como antigamente? Não se preocupe, isso é normal. Várias mudanças metabólicas ocorrem em nosso organismo com o passar dos anos, logo, a nossa rotina de sono é afetada.
Quando a idade chega, as pessoas vão para cama mais cedo e também levantam mais cedo. Além disso, o sono dos idosos é muito leve: eles despertam com mais facilidade e, por isso, não conseguem dormir por horas seguidas. Ter uma boa noite de sono é muito importante. É durante o sono que o organismo produz hormônios importantes, como o cortisol, e que acontece a renovação celular.
Visto que o sono é tão importante para o bom funcionamento do corpo, neste texto, nós daremos as melhores dicas para driblar as mudanças e melhorar o sono na terceira idade. Continue com a leitura!
Evite bebidas estimulantes
Há várias bebidas que funcionam como estimulantes neurais — elas espantam o sono e deixam o corpo ativo. Talvez a cafeína não surtisse efeito no seu corpo quando você era jovem, mas com a chegada da terceira idade é preciso ter cuidado com algumas substâncias, pois elas podem agir de forma diferente no seu corpo agora.
Lembre-se de que não é apenas o café que contém cafeína, os chás mate, preto e verde também servem como estimulantes, assim como as bebidas à base de cola. Nem é preciso dizer que você jamais deve tomar energético antes de dormir, certo?
Defina a sua hora de dormir
Se o seu sono está uma bagunça, a única solução é regrá-lo. Estabelecer uma rotina de sono é a melhor maneira de lidar com as mudanças do seu organismo.
Primeiramente, estipule um horário para se deitar e outro para acordar. Esses horários devem ser seguidos à risca todos os dias para que seu corpo se acostume com essa rotina, assim, quando chegar a hora de dormir, seu relógio biológico fará com que você sinta sono. Os idosos costumam sentir sono durante o dia, então reserve uma horinha especial para você tirar um cochilo. Mas cuidado, não deixe que o cochilo se estenda durante muito tempo — caso contrário, seu relógio biológico ficará uma bagunça. Pode ser difícil seguir essa nova rotina nos primeiros dias, mas depois que o seu sono melhorar, você perceberá como vale a pena se esforçar para seguir horários.
Aposte em colchões e travesseiros de qualidade
Normalmente, as pessoas idosas tendem a ter mais problemas como dores nas costas, problemas nas articulações e próteses. Para evitar que o idoso amanheça com mais dores, é preciso investir em colchões e travesseiros próprios para pessoas nessa faixa etária. Primeiro, você precisa entender o que está atrapalhando seu sono. Depois, procure o travesseiro e o colchão correto para solucionar o problema. O sono dos idosos já é extremamente leve, dormir em um lugar nada confortável piora ainda mais a situação. Ter um bom sono na terceira idade parece uma tarefa quase impossível, mas acredite: ao seguir todas as dicas que já foram citadas acima, aumentam as chances de você dormir melhor.
Melhorando a qualidade do seu sono, você terá mais ânimo e disposição para fazer o que gosta durante o dia. Não perca tempo e coloque as nossas dicas em prática!
Você tem dificuldade para dormir? Como você conseguiu lidar com o seu problema? Compartilhe conosco a sua opinião sobre o texto e também as suas experiências sobre o assunto!