Dicas essenciais para cuidar de pessoas acamadas


colchão caixa de ovo piramidal ortopédico

Pacientes acamados, como idosos e pessoas com restrições de mobilidade, precisam de cuidados especiais.  O bem-estar garante dias mais tranquilos e confortáveis e ainda promove a recuperação.

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) preparou um guia com orientações para cuidar de pacientes acamados. Nós separamos algumas dicas para ajudar nesses cuidados de pessoas que passam muito tempo na cama. Confira:

 

Higiene

Os cuidados com higiene estão no topo da lista de importância. Manter a limpeza dos lençóis, colchão e roupas do paciente, trocar as fraldas e dar banhos diários são ações que ajudarão a combater infecções e outras complicações. Além disso, os banhos promovem o relaxamento do corpo e a sensação de conforto, que ajudam na recuperação.

Após o banho, hidrate a pele com cremes indicados pelo médico e observe se há pontos vermelhos, onde podem estar se formando as úlceras de pressão (clique aqui e leia nosso post onde falamos mais sobre como prevenir as úlceras de pressão, também conhecidas como escaras).

 

Alimentação

Uma dieta equilibrada irá fornecer os nutrientes que o corpo precisa. Por isso, siga sempre as recomendações médicas, estando atento às restrições alimentares. Além disso, a hidratação do corpo é essencial para manter o bom funcionamento. Por isso, o paciente deve beber bastante água durante o dia.

No preparo dos alimentos, cuidados de higiene também devem ser sempre tomados. Para realizar a refeição, estimule e auxilie o paciente a pegar os talheres. Se a refeição é feita na cama, eleve a cabeceira para uma posição mais confortável e segura.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Descanso

Um bom descanso é essencial para a recuperação e bem-estar do acamado. Durante as boas horas de sono, os seus anticorpos trabalham e a energia é renovada. Confira as dicas para ajudar a dormir bem:

  • Utilize roupas leves nos dias quentes para evitar a transpiração.
  • Prefira lençóis de algodão e colchões que permitem o respiro da pele.
  • Mantenha os lençóis sempre bem esticados e livres de migalhas de comida. Quando a roupa de cama está enrugada, ela pode impedir a circulação do sangue e contribuir para a formação de escaras.
  • Mude o acamado de posição a cada duas horas, aliviando assim os pontos de pressão e escolha um colchão que ajude evitar as escaras.

 

Colchões, travesseiros e roupas de cama especiais para pessoas acamadas

Investir em travesseiro e colchão ortopédico é essencial para proporcionar o conforto e saúde das pessoas acamadas. Eles irão aliviar os pontos de pressão e promover o respiro da pele, ajudando na prevenção das escaras, proporcionando bem-estar e um sono mais acolhedor.

 

  • Colchão Ortopédico Piramidal

colchão casca de ovo ortopédico multiplo conforto e saude

O colchão ortopédico piramidal da Múltiplo Conforto e Saúde tem o formato de piramidal, que facilita a mobilidade da pessoa, auxiliando no alívio dos pontos de pressão na pele. Seu formato permite a passagem de ar, proporcionando o respiro natural da pele, bem como tem efeito massageador. A sua espuma é de performance de látex, material que possui mais resiliência e durabilidade do que as espumas comuns.

 

  • Lençol Gel Toque de Linho

colchão caixa de ovo piramidal ortopédico

Esse lençol é feito com fios gel de poliéster, uma tecnologia térmica que dá a sensação de frescor, drena a transpiração e mantém uma temperatura ideal para o corpo.

Por proporcionar a respiração e frescor para a pele, esse lençol contribui para evitar as escaras de pressão.

 

  • Encosto Anatômico Triangular AirFlow

colchão caixa de ovo piramidal ortopédico

O encosto anatômico triangular serve como suporte mais firme para a coluna na realização das atividades do dia a dia, como assistir televisão, ler um livro, fazer as refeições. Também pode ser usado para descansar as pernas (previne varizes). Sua espuma é firme e de alta durabilidade, garantindo o conforto por muito mais tempo. Seu formato em canaletas torna o produto anti derrapante.

colchão caixa de ovo piramidal ortopédico
Pode ser usado em três posições: suporte baixo, suporte alto e suporte para as pernas.

A tecnologia AirFlow permite a circulação do ar e previne as escaras. A capa é removível, o que facilita a higienização.

 

  • Travesseiro No allergy Ortopédico

colchão caixa de ovo piramidal ortopédico

O Travesseiro No allergy Ortopédico é macio, confortável. Sua estrutura é constituída de gomos massageadores e antiescaras, que ajudam a proporcionar agradáveis noites de sono.

Sua capa tem o tratamento de Íons de Prata, tecnologia que absorve e elimina agentes nocivos à saúde, como ácaros e bactérias. Mesmo com outra capa por cima, a ação antialérgica continua.

A sua espuma tem longa durabilidade e traz relaxamento para quem o utiliza, sendo indicado para pessoas acamadas.

Lembre-se que os cuidados, carinho e amor trarão mais alegria e bem-estar para os pacientes que estão acamados.

Previous Como o cadeirante pode evitar as úlceras de pressão?
Next 10 dicas imperdíveis para dormir melhor

1 Comment

  1. Fablícia Guimarães
    28/12/2017

    Amei tudo desses posts, incrível, gostaria de notificações em meu e-mail, se for possível isso, eu gostaria que fosse sempre possível ?????!

MENU

Back