A qualidade do seu sono influencia toda a sua vida. Quem nunca acordou com uma sensação de cansaço terrível e por isso, teve um péssimo dia? Dormir melhor faz bem tanto para a sua saúde física quanto para a mental.
Você sabia que existem técnicas de respiração que ajudam a dormir melhor? Essas técnicas, além de melhorarem a qualidade da sua noite, também farão com que você pegue no sono mais rápido.
Portanto, o nosso objetivo aqui é ajudar você a ter a sua tão merecida boa noite de sono. Abaixo, listamos 4 técnicas de respiração que certamente ajudarão você que tem problemas para dormir. Ficou interessado? Boa leitura!
1. Técnica 4-7-8
Para quem não consegue dormir por causa de problemas com ansiedade e estresse, essa técnica pode fazer milagres. Ela tem o efeito de relaxar a mente e acalmar o corpo, afinal, ninguém consegue sentir sono com a mente trabalhando a mil por hora.
Primeiro, sente-se com as costas totalmente eretas e pressione a ponta da sua língua contra o seu céu da boca, logo atrás dos seus dentes da frente. Toda a sequência deve ser feita nessa posição, portanto, certifique-se de não mexer a língua enquanto respira.
Com a boca fechada, inale o ar pelo nariz, contando até quatro. Em seguida, prenda a respiração por sete segundos. Então, solte o ar pela boca sem tirar a língua da posição inicial, deixando que o ar passe pelas laterais do músculo e faça um som chiado. Repita toda a sequência quatro vezes.
O recomendável é que você execute essa técnica nos momentos antes de ir para a cama ou quando estiver em alto nível de estresse.
2. Respiração por narinas alternadas
Essa técnica é muito usada no ioga. Acredita-se que, ao respirar por narinas alternadas, o corpo e a mente entram em equilíbrio, além de unir os dois lados do cérebro. Isso acontece porque o natural é respirar pelo nariz, logo, o cérebro entende que o seu corpo está bem. Quando você respira pela boca, o cérebro deduz que há algo de errado com o corpo.
Novamente, sente-se com as costas retas e relaxe. Tampe a narina direita com o dedo e inspire profundamente com a narina esquerda. Em seguida, tampe a narina esquerda e expire com a narina direita. A sequência deve ser feita logo antes de ir para a cama.
3. Técnica da expiração dobrada
Talvez essa seja uma das técnicas para dormir melhor mais simples desta lista, mas ela tem o mesmo poder de relaxamento das outras, sendo fortemente indicada para pessoas ansiosas.
O primeiro passo é inspirar três ou quatro vezes de maneira lenta. Feito isso, você deve expirar dobrando a quantidade de inspirações. Tanto a inspiração quanto a expiração devem ser feitas pelas narinas.
Você pode aumentar o número conforme estiver ficando mais resistente ao exercício. A contagem que o exercício exige ao respirar impede que pensamentos estressantes invadam a sua cabeça!
4. Respiração abdominal
Essa técnica é muito conhecida entre as pessoas que estão prestes a enfrentar um momento estressante como uma prova. Ela é muito simples e consiste em garantir que o seu diafragma trabalhe durante a respiração.
Coloque uma mão sobre o seu peito e a outra sobre a barriga. Então, respire profundamente pelo nariz e observe a sua barriga se elevar, o seu peito não pode se movimentar. Dessa forma, você garante que os seus pulmões estão se enchendo de ar. A expiração deve ser feita pela boca, mas somente a barriga deve se movimentar.
Treinar a sua respiração com essas 4 técnicas não ajuda apenas a dormir melhor, mas também diminui o nível de estresse, normalizando a frequência cardíaca e aliviando problemas como a ansiedade. Se você criar o hábito de seguir alguma dessas técnicas antes de dormir, em breve será evidente a melhora da qualidade do seu sono.
Gostou do texto? Este tipo de conteúdo é do seu interesse? Então, confira esse outro post no qual mostramos os aplicativos que ajudam você a dormir.