Você costuma acordar cansado? Conheça as possíveis causas


você costuma acordar cansado?
Saiba as causas que te fazem acordar cansado

Acordar cansado e com uma sensação de mal-estar pode ser um acontecimento bastante comum para muitas pessoas. Apesar de existirem diversas causas para essa situação, normalmente elas estão associadas à falta de qualidade do sono, que resulta na insuficiência do descanso apropriado noturno (responsável por assegurar a manutenção e a restauração do corpo e da mente).

Por esse motivo, resolvemos mostrar quais são as possíveis causas de você acordar cansado. Vale mencionar que os prejuízos causados para a saúde física e psicológica são visíveis e podem prejudicar a sua qualidade de vida, afetar a produtividade (tanto em casa quanto no trabalho) e interferir nas relações pessoais e profissionais. Está curioso? Então continue com a leitura!

Dormir poucas horas

Você sabia que o sono é dividido em várias etapas e, para assegurar o bom funcionamento do organismo e o equilíbrio da mente e do corpo, é de extrema importância passar por cada uma delas? Entretanto, com a correria diária, dormir poucas horas ao dia torna-se parte da rotina de muitas pessoas que trabalham ou cuidam da casa e de crianças.

O resultado é um descanso inapropriado e, no dia seguinte, mal-estar e sensação de fadiga. Para evitar o problema, o ideal é dormir, no mínimo, 6 horas por noite. Esse é o período suficiente para desacelerar o organismo, relaxar os músculos, fortalecer os sistemas corporais, reparar a energia, liberar os hormônios, consolidar a memória e absorver nutrientes e proteínas para o corpo.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Utilizar colchões e travesseiros sem qualidade

Outro ponto que influencia diretamente na qualidade do sono é a utilização de travesseiros e colchões de má qualidade. Os itens são capazes de causar intensos desconfortos ao longo da noite, além de provocar dores nas costas e musculares no dia seguinte.

Isso ocorre porque são eles os responsáveis por manter a coluna, o pescoço e a cabeça alinhados durante a noite, proporcionando o relaxamento corporal. Se você escolhe o modelo errado, por exemplo, certamente o seu conforto será comprometido.

Para acertar no modelo, é essencial considerar a posição em que você dorme, o tipo e o material do produto, como:

Sofrer com a síndrome das pernas inquietas

Também chamada de distúrbio periódico do movimento dos membros, a síndrome das pernas inquietas pode ser causada pelo estresse ou pela presença de doenças, como diabetes, anemia, problemas de tireoide e artrite.

Essa inquietação impede que o corpo descanse adequadamente durante a noite, resultando no cansaço e em mal-estar. Para diminuí-la, recomenda-se praticar atividades físicas, durante o dia, ao longo da semana. Os exercícios diminuem as tensões, melhoram a circulação sanguínea, amenizam o estresse e ainda, combatem problemas de saúde como a depressão e a obesidade.

Tomar bebidas com cafeína no período noturno

Apesar de serem capazes de aliviar o cansaço ao serem consumidas, as bebidas com cafeína (como o café e o chá preto), quando ingeridas no período noturno, podem causar um impacto negativo durante o sono.

O efeito estimulante que elas provocam podem permanecer por até 6 horas, impedindo o descanso corporal e mental apropriado. Como consequência, a pessoa sente uma forte sensação de fadiga ao acordar. Antes de dormir, busque uma alimentação equilibrada e com produtos que melhoram a qualidade do sono, como aveia, amêndoas, mel e banana.

Ter bruxismo

O bruxismo é um problema desconhecido por grande parte das pessoas que sofrem com a doença, já que ele pode ocorrer no período de sono. Todavia, além de prejudicar a saúde dos dentes, essa condição pode gerar dores na região, incômodos musculares e no pescoço e, ainda, provocar cansaço depois do despertar.

Por esse motivo, o indicado é procurar um profissional ao perceber alguns dos sintomas ou desgastes dentários. O especialista o auxiliará a tratar o problema e a minimizar os seus efeitos, garantindo uma noite de sono com mais qualidade.

Agora que você já viu algumas das possíveis causas que o fazem acordar cansado, atente às dicas e garanta uma boa noite de sono e, consequentemente, mais disposição ao longo do seu dia.

Gostou deste post? Que tal conhecer quais são os principais distúrbios do sono que também afetam o seu descanso?

Anterior 5 dicas para dormir melhor no verão e aproveitar os dias
Próximo E-book: Qualidade do sono em várias fases da vida: entenda como dormir melhor

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *