Como ter um dia mais produtivo: saiba o que comer no café da manhã!


O que comer no café da manhã para ter um dia mais produtivo?
O que comer no café da manhã para ter um dia mais produtivo?

Depois de uma noite de descanso e de um longo período de jejum, escolher o que comer no café da manhã é essencial para garantir mais energia para o dia. Apesar de existir um cardápio específico para cada pessoa, já que o nutricionista deve considerar o estilo de vida, sexo, peso e a rotina de um indivíduo, por exemplo, existem alimentos que normalmente são indicados por oferecer mais disposição ao longo das atividades diárias.

Apresentamos a seguir, os alimentos que devem ser consumidos ao acordar. Considerada a refeição mais importante do dia, o café da manhã oferece os nutrientes necessários e a energia para que todas as tarefas da rotina sejam feitas e o dia seja mais produtivo, tanto profissional quanto pessoalmente. Continue a leitura e confira!

1. Frutas

Muito versáteis, as frutas são ótimas opções para o café da manhã. Mais que isso: elas podem ser consumidas de diferentes formas, como in natura, em sucos, vitaminas ou em misturas com cereais e iogurtes.

Geralmente, elas são recomendadas em qualquer dieta, já que são ricas em minerais, vitaminas, antioxidantes e fibras. Além disso, existe uma grande variedade de frutas que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Elas fornecem energia para o dia a dia, desaceleram o envelhecimento e ainda combatem doenças cerebrais e cardiovasculares. Morango, mamão, maçã, uva, banana, abacate, manga, kiwi e laranja são alguns exemplos.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

2. Chás

Extremamente benéficos para a saúde, os chás têm propriedades que melhoram a concentração e a disposição durante a rotina. O chá-verde, por exemplo, é fonte de cafeína, acelera o metabolismo e age como neuroestimulante.

Já a infusão de erva-cidreira é uma ótima opção para equilibrar mente e corpo. Ele é considerado fitoterápico, ou seja, atua como calmante e combate o estresse.

Outra opção é o chá-preto: rico em flavonoides, protege de doenças cardiovasculares e tem ação antioxidante. Ele melhora o humor por trazer sensação de bem-estar e relaxamento e ainda, protege o cérebro de doenças degenerativas e do envelhecimento.

3. Leite e derivados

Leite, iogurte, coalhada, leite fermentado e queijo são alimentos recomendados para o café da manhã. Ricos em cálcio e proteína, eles fortificam a estrutura óssea, evitam o aparecimento da osteoporose e asseguram o desenvolvimento saudável de crianças.

É válido mencionar que as opções desnatadas e os queijos magros, como cottage, minas e ricota, são os mais recomendados por terem menos colesterol e gordura. Para indivíduos com restrição, existem versões vegetais, como os leites de soja, de coco, de amêndoas e de amendoim.

4. Cereais

Ricos em vitaminas, minerais, nutrientes, energia e fibras, os cereais são ótimas opções para enriquecer nutricionalmente o café da manhã. Linhaça, aveia, granola e chia, por exemplo, proporcionam mais disposição e energia, diminuem o colesterol, aumentam a saciedade, e ainda atuam no funcionamento do intestino e no emagrecimento.

Normalmente, eles são adicionados a vitaminas, frutas, sucos e iogurtes. No entanto, também podem ser usados na elaboração de receitas, como bolos e panquecas. Além disso, existem muitas opções de pães com diferentes cereais. Os integrais são mais indicados, já que fornecem energia e promovem sensação de saciedade.

Agora que você já sabe o que comer no café da manhã para ter um dia mais produtivo, que tal procurar um nutricionista e ter um cardápio específico para você? Lembre-se de que as dietas devem ser feitas de acordo com as necessidades do indivíduo e isso é essencial para assegurar sua saúde e seu bem-estar.

Gostou deste post? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos que vão ajudá-lo a ter mais disposição e bem-estar.

Qualidade do sono em várias fases da vida

Anterior Aprenda como escolher músicas relaxantes para dormir
Próximo Veja como a escolha do colchão certo pode aliviar a dor nas costas

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *