Sono e Estresse: entenda qual a relação entre eles!


Saiba a relação entre o estresse e o sono
Cuidar do sono é fundamental para manter seu bem-estar

Sono e estresse andam lado a lado: quando um não é de qualidade ou suficiente, o outro aparece causando uma série de problemas para o corpo e para a mente.

Os efeitos de noites mal dormidas vão, desde sintomas mais simples — como cansaço, mau humor e irritação constantes — até consequências graves — que incluem ganho de peso, diminuição da imunidade e mais chances de desenvolver doenças, como apneia e diabetes.

Por isso, cuidar do seu sono, garantindo que ele dure o necessário e seja de qualidade, é fundamental para manter seu bem-estar e deixar o estresse longe. Quer saber como fazer isso? Veja as nossas dicas:

O que é o estresse?

Quando somos submetidos à pressão, nosso corpo reage liberando cortisol, uma substância conhecida como o hormônio do estresse. Trata-se de um processo natural e até necessário, pois é ele que nos deixa em alerta durante uma situação de perigo, por exemplo.

No entanto, há quem viva em estresse constante com o ritmo acelerado dos dias atuais. A inquietação provocada pelo excesso de cortisol no organismo pode causar insônia, levando a noites mal dormidas e vários problemas de saúde mental e física.

Sono e estresse: uma via de mão dupla

Para quem está estressado, dormir pode se tornar um grande desafio. Hoje, além da rotina corrida impedir que as horas de sono sejam suficientes, há ainda o problema da qualidade do descanso.

Você já passou pela experiência de acordar se sentindo cansado, mesmo tendo dormido o tempo necessário? Isso acontece quando não se consegue completar o ciclo do sono, essencial para liberar as substâncias que repõem as energias do organismo.

Da mesma forma que o estresse interfere na qualidade do sono, as noites mal dormidas provocam fadiga e irritação, aumentando o nível durante o dia, o que torna a relação entre sono e estresse um círculo vicioso. Por isso, é importante descobrir como dormir melhor e acabar com os dois problemas de uma vez por todas!

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O que fazer para dormir melhor?

Ter uma boa noite de sono e ficar livre do estresse constante pode ser muito mais fácil do que você imagina. Algumas medidas simples, que ainda contribuem para o bem-estar de forma geral, vão te ajudar a dormir e viver melhor!

Alimente-se bem

Antes de dormir, basicamente, evite alimentos calóricos e pesados, pois podem atrapalhar o sono, devido ao tempo maior de digestão que requerem. Prefira vegetais, frutas e chás relaxantes.

Faça uma atividade física

Exercitar-se libera serotonina, conhecido como hormônio do prazer. Além de fazer bem para a saúde, ajuda o corpo a relaxar, contribuindo para melhores noites de sono.

Fique longe dos eletrônicos

No mínimo uma hora antes de ir se deitar, desligue a televisão e fique longe de computador e celular. As luzes dos equipamentos eletrônicos são prejudiciais para o corpo, mantendo-o em alerta, o que prejudica a qualidade do sono. Em vez disso, que tal ouvir uma música relaxante ou ler um livro? Esses são hábitos que podem te ajudar a dormir rapidamente.

Agora que você já entendeu como sono e estresse se influenciam, que tal continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos sobre saúde e bem-estar? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do blog em primeira mão!

 

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