5 dicas para cochilar da melhor forma possível


Tirar um cochilo faz bem
Saiba dicas para cochilar bem!

Por muito tempo, o cochilo esteve relacionado à preguiça, falta de determinação e fraqueza. Mas essas concepções não passam de um grande engano: entre suas inúmeras vantagens, um bom cochilo pode aumentar a produtividade e restaurar o estado de alerta do indivíduo.

No artigo de hoje, abordaremos as 5 melhores dicas para cochilar e ajudar você a desfrutar ao máximo os benefícios decorrentes dessa prática. Confira!

1. Durma na medida certa

O tempo ideal para uma soneca é de 15 a 30 minutos, pois esse é o tempo que dormimos sem passar para as fases mais profundas do sono. Quando esse tempo é excedido, sentimos a chamada inércia do sono, que é aquela sensação de acordar zonzo, querendo continuar dormindo a todo custo.

Além disso, dormir mais do que 40 minutos pode atrapalhar o seu sono durante a noite. Portanto, coloque o despertador para acordá-lo e, assim que isso acontecer, levante-se. Lembre-se de que a duração de cada sono produz efeitos diferentes e dormir mais que o horário estipulado pode prejudicar, em vez de ajudar.

2. Tome café antes de dormir

Embora pareça estranho, tomar café pontualmente no momento em que for cochilar é uma boa escolha, principalmente se você gosta bastante dessa bebida.

A cafeína demora, em média, vinte minutos para fazer efeito no organismo. Assim, quando você a toma muito antes de cochilar, ela ainda pode estar fazendo efeito e acabar atrapalhando sua soneca.

Por outro lado, tomar exatamente antes de cochilar pode ajudá-lo a acordar mais focado para realizar as suas tarefas diárias. Interessante, não é?

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

3. Escolha um lugar adequado

Não é porque sua soneca será curta que ela pode ser feita em qualquer lugar, afinal, o ambiente influencia muito na qualidade do sono e, consequentemente, em como você se sentirá depois de acordar.

Escolha um lugar confortável, tranquilo e o mais silencioso possível. Empresas grandes como Hubspot e Spotify (empresas norte-americanas especializadas em inbound marketing e em serviço de música em streaming, respectivamente) já possuem salas apropriadas para essa tarefa. Porém, caso não tenha essa estrutura disponível no seu local de trabalho, você pode utilizar salas de reuniões que não estejam sendo utilizadas, seu carro ou outro lugar reservado e privativo.

Não se esqueça de preparar o ambiente. Desligue a televisão, o som e coloque o celular no modo avião. Permita-se ter esse tempo para você, pois o mundo ainda estará de pé quando voltar.

4. Saiba quando é vantajoso dormir

Se você trabalha em horário comercial, é provável que comece a sentir uma falta de energia sete horas após acordar que, nesse caso, é por volta das 14h, após o almoço. Se isso ocorrer, pode tirar um cochilo tranquilamente, pois ele só lhe fará bem.

Outro momento muito bom para dormir é depois de estudar, com o objetivo de assimilar o conteúdo para uma prova, por exemplo, já que o cochilo melhora a habilidade de lembrar conhecimentos pontuais. O sono, de forma geral, melhora a criatividade, ajudando as pessoas a resolverem seus problemas mais rapidamente.

5. Inclua as dicas para cochilar na sua rotina

É preciso tomar alguns cuidados, por exemplo, caso você sinta vontade de dormir após às 16h. Saiba que isso pode prejudicar seu sono à noite. Para evitar que isso aconteça, analise sua rotina, use as dicas que nós demos e encaixe as sonecas nos melhores períodos.

E lembre-se: embora seja excelente, o cochilo não substitui de forma alguma uma boa noite de sono.

Então, gostou das nossas dicas para cochilar? Restou alguma dúvida ou gostaria de compartilhar suas experiências sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

Anterior Mitos e verdades sobre o sono de crianças
Próximo Como os tipos de luz influenciam na qualidade do sono?

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *