Como dormir rápido? 5 dicas para ajudar você


A dificuldade para dormir afeta de 10 a 30% dos adultos ao menos uma vez por mês. A insônia causa dificuldade para dormir, manter-se dormindo, voltar a dormir depois de acordar e faz com que o sono não seja restaurador.
 
Para melhorar o sono e evitar a sonolência no dia seguinte, é importante que as pessoas que sofrem de insônia ou dificuldade para dormir sigam hábitos, como ter uma rotina de horários, praticar exercícios físicos e evitar tomar bebidas com cafeína após as 17h.
 
Dicas não substituem uma consulta
 
Separamos algumas dicas de como dormir mais rápido. Mas atenção: são apenas alguns truques que podem te ajudar a cair no sono com mais facilidade, mas é importante você saber que se o seu caso é de uma insônia crônica, você precisa ir atrás de um profissional capacitado para montar um tratamento adequado. Em casos muito graves, talvez seja necessário tomar medicamentos para ajudar a recuperar as noites de descanso.
 
A insônia afeta muita gente, mas existem jeitos de contorná-la. Lembre-se que ela pode ser sinal de uma doença séria, portanto, caso encontre problemas longos com sono, é bom procurar um médico.
 
1. Escreva uma lista de tarefas antes de dormir
Alguns pesquisadores norte-americanos chegaram à conclusão que escrever uma lista de tarefas antes de dormir pode ajudar você a relaxar e dormir mais rápido. Isso porque é comum você ficar com a mente ocupada, preocupada com as coisas que precisa fazer no dia seguinte. Pegue papel e caneta e escreva uma lista detalhada de coisas que você precisa fazer no outro dia para desocupar a sua mente.
 
2 .Imagine – com detalhes – alguma coisa em que você é boa/bom
Deite na cama, feche os olhos e crie uma imagem mental sua fazendo alguma coisa em que você é incrível. Como fechar um ótimo negócio no trabalho, arrasar em uma entrevista de emprego, escrever um texto incrível no seu blog… Imagine cada pequeno detalhe. Não só isso tranquiliza e cria um cenário otimista na sua mente, como também vai te ajudar a manter um foco e cair mais rápido no sono.
 
3. Use um aplicativo
Sabia que existem aplicativos que te ajudam a entrar no embalo do sono? Apps como o Sleep In Seconds (disponível para Android e iOS) emitem sons relaxantes (e que lembram o ventre, quando o bebê está na barriga da mãe), para acalmar o cérebro e induzir o sono. Você pode estabelecer um tempo para que esses sons sejam emitidos e então clicar em iniciar para começar a sua experiência. E existem tantos outros que ajudam você a dormir bem, medem a qualidade do seu sono e até encontraram o melhor horário para você acordar.
 
4. Use o método 4-7-8
Técnicas de respiração são sempre uma boa pedida para quem quer saber como dormir mais rápido. Isso porque acalma as batidas cardíacas, diminui a pressão sanguínea e relaxa o corpo. Um método infalível é o conhecido ‘4-7-8’, criado pelo autor Dr. Andrew Well.
 
Funciona assim:
Coloque a ponta da língua na gengiva atrás dos seus dentes superiores (os dentes ‘da frente’)
Expire todo o ar dos pulmões pela boca (você vai fazer involuntariamente um som de ‘woosh’)
Feche a boca e respire pelo nariz, contando até 4
Segure a respiração, contando até 7
Expire todo o ar dos pulmões pela boca (ainda com a língua posicionada), contando até 8
Repita o ciclo quatro vezes.
 
5. Ouça música relaxante
Colocar para tocar uma música relaxante, ou sons que acalmam, pode ser uma boa alternativa para adormecer mais rápido.
 
Além disto, existem alguns suplementos naturais, como melatonina ou valeriana, que também são úteis para melhorar e regular o sono. Tomar remédios, como diazepam ou clonazepam, por exemplo, não é uma boa ideia, pois, além de causarem dependência, trazem malefícios para a saúde, como alterações da concentração e da memória. Consulte um médico para indicar um remédio especializado, caso seja necessário. 
 
Conte com a Fibrasca. No que depender de nós, faremos de tudo para seu sono ser melhor!
 
Previous Se você dorme tarde e acorda cedo, esse post é pra você
Next [E-BOOK] Acordar de madrugada ou dormir como uma pedra?