A Importância da Amamentação


Importância da amamentação benefícios na saúde do bebê e da mãe.

Durante a gestação, toda mãe não vê a hora do seu filho nascer para ter ele nos braços, sentir seu cheiro, seu toque, dar a ele todo carinho e amor.

A forma mais deliciosa de dedicar este amor é o aleitamento materno.

Para muitas mulheres o desejo de amamentar é muito grande, mas nem todas conseguem. Mas isso não anula o amor e a troca de carinho que ela tem e deve ter com a criança durante a alimentação do bebê.

Até os seis meses de idade os bebês devem ser alimentado somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água.

Na primeira hora de vida o aleitamento materno é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

O leite materno é o alimento mais completo que um bebê pode receber desde o seu nascimento. Afinal, mesmo nos partos cirúrgicos (cesárea), ele deve sugar na primeira hora de vida para acelerar a descida do leite, receber as defesas da mãe e fortalecer o vínculo entre os dois.  O colostro, o leite amarelado e grosso que a mãe produz nos primeiros dias após o nascimento, é o alimento ideal para recém-nascidos. É muito nutritivo e ajuda a proteger o bebê contra infecções. O bebê não precisa de nenhum outro alimento enquanto espera que a mãe produza mais leite.

Benefícios para o bebê.

O leite materno é de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças.

Menor risco de obesidade: com o aleitamento exclusivo, os níveis de insulina no sangue não irão aumentar, de forma a estimular o acúmulo de gordura; algo que acontece com muitos bebês que fazem o uso de fórmulas (como leite em pó exclusivo para bebês).

Prevenção de formação incorreta dos dentes e problemas na fala: Os movimentos durante a sucção do leite são fundamentais para a formação dos dentes e para prevenir futuros problemas/transtornos fonológicos, pois os bebês exercitam toda a musculatura da boca e posicionamento correto da língua.

Maior contato com a mãe: Fortalecer o vínculo. É quando a mãe mantém contato visual por mais tempo, tem reações mais rápidas e acaricia mais o bebê, por exemplo.

Redução de riscos de alergias e infecções: Durante a amamentação, a criança recebe grande parte do sistema imunológico da mãe. Como as alergias são respostas do nosso sistema imunológico, o aleitamento torna-se fundamental para prevenir possíveis reações alérgicas futuras.

Benefícios para a mamãe.

  • Diminui o sangramento no pós-parto
  • Acelera a perda de peso
  • Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio
  • Evita a osteoporose
  • Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto

 

DORMIR!!! Para as mamães essa tarefa é fundamental para o bem estar e principalmente para a produção do leite.

Com a rotina cheia de tarefas, é difícil que as mães mantenham o sono em dia, e é por isso que muitos especialistas recomendam conciliar o sono do bebê com o da mãe. Vale ressaltar que as mamães não devem cochilar durante os períodos de amamentação. Isso evita que os bebês engasguem ou passem mal.

Dormir é uma forma de amar seu bebê!

 

Para esta tarefa ser prazerosa e confortável a Fibrasca tem produtos para te ajudar tanto para o momento de descanso com travesseiros de todos os tipos e formas como também no memento da amamentação com almofadas de amamentação permitindo conforto tanto para a mãe como para o bebê.

Acesse o link abaixo e conheça:

Travesseiros: https://site.fibrasca.com.br/produtos-para/linhas-de-produtos/travesseiros/

Almofada de amamentação: https://site.fibrasca.com.br/produtos-e-travesseiros/almofada-de-amamentacao-impermeavel/

Gostou do texto?  Conhece uma mamãe que esta passando por esta fase ou vai passar? Compartilhe, informação é sempre valiosa.

Previous Você fica “fritando” na cama, rolando de um lado para outro sem conseguir dormir?
This is the most recent story.