Não é novidade que uma boa noite de sono faz a maior diferença na qualidade de vida e na saúde das pessoas. No entanto, poucos sabem como o travesseiro afeta na qualidade do descanso.
Existem vários tipos de travesseiros, e cada um é indicado para uma posição de dormir ou para um usuário diferente. Nesse post, apresentaremos as vantagens e desvantagens de 6 opções de travesseiros.
Continue a leitura e veja o que você precisa saber para ter um sono tranquilo e de qualidade!
1. Espuma compacta
Vantagens
São os travesseiros formados por um bloco de espuma de poliuretano. Possuem resistência e não deformam facilmente com o uso. Podem ser usados por quem não muda de posição enquanto dorme.
Desvantagens
Mas atenção! A maior parte das marcas tem espumas compactas, não permitindo a aeração e nem a lavagem. A marca Fibrasca possui espumas com tecnologia aerada, leve e lavável.
2. Plumas ou penas de ganso
Vantagens
Macios e confortáveis devido à acomodação das penas, são os mais tradicionais do mercado e considerados os mais nobres. Também são biodegradáveis.
Desvantagens
As penas de ganso têm muita propensão a desenvolver ácaros e, com isso, mais alergias nos usuários desse tipo de travesseiro. Além de não serem laváveis, a acomodação das penas torna-se permanente com o tempo. Ou seja, a posição da cabeça passa a ser desconfortavelmente baixa.
3. Fibra siliconada
Também conhecidos como travesseiros de plumas sintéticas, são uma alternativa às opções naturais. Esse enchimento é formado por fibras de poliéster siliconado em formato esférico.
Vantagens
São travesseiros macios e leves, mas com certa firmeza. Além disso, alguns modelos são laváveis, mas nem todas as marcas oferecem isso.
Desvantagens
É preciso atenção na hora da compra, uma vez que nem todos oferecem proteção contra bactérias, ácaros e fungos. Evite expô-los ao sol.
4. Molas
Possuem a mesma tecnologia usada nos colchões de molas.
Vantagens
São firmes e resistentes, sofrendo pouca deformação com o passar do tempo. Isso aumenta a vida útil desses travesseiros em relação aos anteriores. Alguns modelos contêm espuma entre as molas, o que permite dobrá-los.
Desvantagens
Não podem ser lavados. Nos modelos que não contam com a espuma na estrutura, os movimentos da cabeça durante o sono podem fazer as molas produzir ruídos.
5. Látex
O látex pode ser natural (retirado das seringueiras) ou sintético. Porém, a marca Fibrasca oferece o modelo de travesseiro Amazon Látex Sintético, com características de densidade, toque e peso semelhantes aos do natural.
Vantagens
De modo geral, são confortáveis e frescos, servindo a todas as posições de dormir. o látex sintético não provoca alergias para pessoas que são alérgicas ao látex natural.
Desvantagens
Estes modelos costumam ter um valor mais alto. Geralmente não são laváveis, portanto a higienização tem de ser mais cuidadosa. Não podem ser expostos ao sol.
6. Espuma viscoelástica
Também são conhecidos como travesseiros com tecnologia da NASA ou espuma com memória.
Vantagens
Essa espuma tem alta resiliência, isto é, retorna à forma original tão facilmente quanto se amolda ao formato da cabeça. Assim, apesar de mais densos, esses travesseiros mantêm uma postura correta da coluna cervical e favorecem a circulação. Previnem desconfortos — dores no pescoço, dores de cabeça e formigamentos — e são antialérgicos.
Desvantagens
A maior parte das marcas ofertam travesseiros mais pesados e que dão a sensação de serem mais duros. Por isso, muitos usuários precisam de um tempo de adaptação.
Agora que você conhece melhor os tipos de travesseiros, escolha aquele que vai proporcionar o melhor repouso de acordo com suas necessidades e preferências. Somente na Fibrasca é possível encontrar produtos com as tecnologias Siliconfort®, Toque de Rosas® e Frostygel®.
Ainda tem alguma dúvida? Sem problemas. Deixe sua pergunta nos comentários que a gente responde.