Entenda como o sono afeta sua produtividade no trabalho


Como o sono afeta a produtividade no trabalho

Ter uma boa noite de sono é primordial para que o corpo descanse e recupere as energias para o dia seguinte. Quando dormimos pouco, o corpo tende a apresentar sinais de cansaço, falta de atenção, estresse e até mesmo doenças, já que a falta de sono é também a porta de entrada para vírus e bactérias que ocasionam gripes e resfriados, por exemplo.

Para as pessoas que trabalham, a privação do sono é ainda mais prejudicial, pois deixa o indivíduo desatento, estressado e, muitas vezes, cansado e desmotivado.

O post de hoje abordará a relação entre o sono e produtividade no trabalho. Confira!

Saiba como o sono atua na disposição do corpo e da mente

O sono é uma função do organismo que promove a manutenção da saúde do corpo e da mente. Por isso, ele é fundamental para o desenvolvimento normal do cérebro e, assim, atua também na capacidade, no aprendizado e no processo de fortalecimento da memória.

Quando dormimos, os batimentos cardíacos ficam mais lentos e, consequentemente, relaxam e melhoram o fluxo sanguíneo. Também é durante a noite que ocorre a regeneração muscular e a produção de alguns hormônios que desempenham papéis essenciais no funcionamento do organismo como, por exemplo, a leptina — capaz de controlar a sensação de saciedade; o GH  — hormônio responsável pelo crescimento; e a serotonina — hormônio responsável pelo prazer.

A longo prazo, a falta de sono compromete drasticamente a saúde. Durante a primeira fase do sono profundo, acontece o pico de produção do hormônio de crescimento, aproximadamente meia hora após a pessoa dormir. Ele ajuda a manter o tônus muscular, melhora o desempenho físico, evita o acúmulo de gordura e, ainda por cima, combate a osteoporose.

Além disso, as pessoas que costumam dormir pouco têm menor quantidade de glicose no sangue e quem sofre de insônia ou costuma acordar muitas vezes durante a noite tende a ficar mais estressado e ter alterações de humor.

Entenda a relação do sono e produtividade no trabalho

O sono promove uma diferença imensa na produtividade dentro do ambiente de trabalho. Não dormir ou não ter uma noite de sono tranquila faz com que a atenção seja desviada frequentemente, o que torna mais difícil evitar interrupções.

Além de tudo, a falta de sono faz com que o indivíduo não consiga se manter alerta e atento, o que, consequentemente, pode promover a desmotivação no ambiente de trabalho.

Sono e produtividade no trabalho andam juntos, já que dormir bem aumenta a capacidade mental e, dessa forma, a produtividade também aumenta. Quanto à disposição, dormir bem reduz a fadiga e melhora o desempenho nas atividades diárias.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Veja dicas preciosas para melhorar a qualidade do seu sono

Para dormir melhor, algumas atitudes são fundamentais. Veja:

Atente-se à temperatura do quarto

Esse é um dos primeiros passos para ter uma noite de sono tranquila. Dormimos melhor em uma cama quente dentro de um quarto frio: a temperatura ideal é de 20°C.

Confira a qualidade do seu travesseiro e colchão

Uma cama desconfortável ou inadequada é capaz de prejudicar sua coluna. Por isso, se o colchão tiver mais de 10 anos, é hora de efetuar a troca. O mesmo acontece com o travesseiro, que deve ser macio e confortável.

Evite dormir com a televisão ligada

Distrações como televisão e rádio impedem que a pessoa chegue à fase de sono profundo. Portanto, prefira a luz baixa e silêncio total antes de dormir.

Entender a relação entre sono e produtividade no trabalho é fundamental para melhorar a qualidade de vida e a eficiência das atividades realizadas diariamente. A longo prazo, a privação do sono prejudica a saúde do corpo e da mente. Por isso, priorizar uma boa noite de sono é essencial!

Agora que você já sabe tudo sobre a importância do sono, compartilhe esse post em sua rede social para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

 

Previous É possível recuperar o sono perdido?
Next Mudar o horário de dormir: entenda os efeitos de trocar a noite pelo dia

MENU

Back