Dor no pescoço e na cabeça? Cuidado, pode ser o travesseiro inadequado


Saiba escolher o travesseiro ideal para sua noite de sono.
Saiba escolher o travesseiro ideal para sua noite de sono. Confira no post!

O sono é extremamente importante para ajudar no bom funcionamento do organismo. Estudos internacionais comprovam, por exemplo, a relação entre um sono ruim e a perda de memória e a irritabilidade. Mas para se obter uma boa noite de descanso, um dos principais aliados é o travesseiro, que deve ser escolhido com cuidado pelos usuários.

Por que levantamos com dores de cabeça?

Se você apresenta este problema de forma frequente, é importante consultar um especialista que faça os exames pertinentes para determinar a origem da dor de cabeça noturna.

A dor de cabeça noturna afeta o nosso descanso e a possibilidade de ter um sono reparador com o qual levantarmos no dia seguinte com vigor e otimismo. Todos a experimentamos em alguma ocasião. Abrir os olhos em um belo dia e sentir como se uma nuvem cinza comprimisse nossa cabeça até ao ponto de nos sentirmos sem forças para enfrentar o dia.

LEIA TAMBÉM | O QUE FAZER AGORA PARA TRABALHAR SUA APNEIA DO SONO?

Segundo o Dr. Rogério Vidal de Lima, especialista em coluna pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, existem hábitos comuns que podem ser ajustados e que melhorariam consideravelmente a saúde do sono das pessoas, como o modelo e a qualidade do colchão e do travesseiro. “Se você acorda com dores pelo corpo, no pescoço e nas costas, algo está muito errado na sua maneira de deitar. É preciso avaliar o seu travesseiro e colchão.” Ainda de acordo com o especialista, a pior parte de sentir dores durante o descanso é que as pessoas assumem posturas inadequadas para aliviar a dor e acabam comprometendo outras partes do corpo. “Vira praticamente um círculo vicioso, que é agravado a cada dia, e as dores tendem a piorar”, afirma.

É preciso escolher o travesseiro certo

Trocar o travesseiro pode ser uma boa alternativa para acabar com as dores de cabeça, corporais e desconfortos durante o sono. Tanto um colchão quanto o travesseiro têm validade, por isso, se sua vida útil estiver vencida pode gerar estes problemas.

INFOGRÁFICO | DORMINDO BEM: SAIBA COMO ESCOLHER O MELHOR TIPO DE TRAVESSEIRO

Na hora de trocar, é preciso ter calma e escolher o travesseiro certo. Por exemplo, um travesseiro que seja macio para que a cabeça repouse bem, e que tenha uma altura adequada para a maneira que você dorme. O travesseiro dura no máximo cinco anos, mas se ele perdeu a firmeza e o seu pescoço cai em contato com ele, chegou a hora de trocar. Outra questão importante é a posição que você dorme. Dormir de lado é o mais recomendado pelos médicos, e se você costuma dormir assim, precisará utilizar um travesseiro para a cabeça e outro que fique entre os joelhos semiflexionados, para manter a coluna reta. Agora, se você dorme de bruços, use um travesseiro baixo para apoiar a cabeça e outro para ficar embaixo do abdómen, próximo à altura da curvatura da cintura, e se você dorme de barriga para cima, use um travesseiro baixo e médio para apoiar a cabeça e outro embaixo dos joelhos.

– Fonte: MinhaVida.com.br, MelhorComSaude.com.br e Portal Terra

Anterior Você sabe como surgiram os travesseiros? Conheça a história
Próximo Dormindo bem! Saiba como escolher o melhor tipo de travesseiro

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *