Conheça as 5 melhores posições do corpo para dormir


Melhores posições para dormir

É de conhecimento geral que alguns fatores, como a qualidade do colchão e a altura do travesseiro, influenciam diretamente na qualidade do seu sono. No entanto, você sabia que a posição em que permanece enquanto dorme também interfere (e muito!) na sua noite de sono?

Imagine só manter-se parado em uma mesma posição desconfortável por horas seguidas. Isso pode acontecer justamente enquanto você dorme, e é por isso que tantas pessoas sentem dores e cansaço ao acordar.

Tendo em vista o quão importante é a sua posição para o seu sono, nós decidimos trazer este texto para mostrar a você, leitor, quais são as melhores posições para dormir. Ficou interessado? Então, continue com a leitura!

Por que é importante escolher uma posição?

Existem milhares de opções de posições para dormir. No entanto, é importante escolher aquelas que não vão causar dores musculares ou, até mesmo, com o tempo, dores crônicas. Além disso, é essencial que elas promovam o relaxamento do seu corpo e proporcionem uma noite de sono tranquila e agradável.

A posição ideal para dormir também muda de pessoa para pessoa. Por exemplo, quem tem refluxo vai se sentir mais à vontade dormindo de uma maneira que quem tem problemas na coluna pode achar desconfortável.

Com base nisso, vamos apresentar 5 maneiras que vão auxiliar no seu descanso e ainda ajudar a evitar que problemas relacionados ao sono aconteçam.

Quais são as melhores posições para dormir?

1. De lado, com um travesseiro entre os joelhos

Deitar de lado, dobrar levemente os joelhos e colocar um travesseiro entre as pernas é uma das melhores opções, pois você consegue deixar a sua coluna alinhada e mantém uma respiração tranquila, aumentando, assim, a probabilidade de ter uma boa noite de sono.

Além disso, essa é uma opção que pode diminuir o estresse do quadril e da parte inferior da coluna — ou seja, para quem tem algum problema na região ou acabou de fazer uma cirurgia, essa posição é a melhor. Atente apenas para que você não deixe a cabeça muito para baixo e acabe acordando com um torcicolo.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

2. De barriga para cima

Nessa posição, você deve deitar com um travesseiro mais baixo e utilizar outro debaixo do joelho, para que as pernas fiquem menos estendidas e possam relaxar mais. É extremamente importante que o travesseiro que vai abaixo da cabeça seja baixo, pois um travesseiro alto pode curvar demais o seu pescoço para frente e causar dores. Os braços devem ficar ao longo do corpo e com as mãos pousadas sobre o abdômen.

Essa é uma boa opção para quem tem dores de cabeça, no maxilar e dores na lombar, pois deixa a coluna arqueada. Deve ser evitada apenas por pessoas com problemas de refluxo, de respiração ou de ronco, pois favorece a apneia do sono, ou seja, suspensão momentânea da respiração.

3. Posição fetal

Para essa posição, você deve virar de lado e levantar significativamente os joelhos, indo de encontro ao seu rosto e deixando os braços em frente ao seu corpo, com as mãos encostando no travesseiro.

Por ser muito confortável, é uma boa opção para grávidas e para quem tem problemas de ronqueira. Contudo, não é a maneira indicada para dormir no dia a dia, pois pode causar problemas na coluna e no pescoço, já que o corpo fica muito encolhido nessa posição.

4. De lado, com os braços paralelos ao corpo

Deite de lado, estique o corpo, mantenha a coluna reta e os braços alinhados. Essa é uma boa sugestão se você sofre com dores constantes no pescoço e nas costas. Ela também diminui a apneia do sono, sendo indicada para quem tem problemas de respiração e de ronco, porém, devido à gravidade, pode favorecer o envelhecimento da pele.

5. Deitado para o lado esquerdo e com os braços próximos ao rosto

Virar de lado, esticar as pernas e dobrar os braços, levando as mãos em direção ao seu rosto, é mais uma boa opção. Isso porque dormir dessa forma alinha a coluna e auxilia no processo natural de drenagem linfática, diminuindo o acúmulo de linfa em tecidos e evitando o inchaço.

É fundamental mencionar que, ao dormir de lado, o ideal é que seja para o lado esquerdo, no qual encontramos o pâncreas e o estômago. Assim, por questões anatômicas, acontece o alívio dos sintomas de cansaço, azia, refluxo, dores estomacais e ainda há o auxílio para ter uma boa digestão. É claro que você pode alternar entre o lado esquerdo e o direito ao dormir, mas saiba que o lado esquerdo é o melhor.

Quais outros acessórios podem ajudar a melhorar o sono?

Máscara para os olhos

Muitas pessoas só conseguem dormir se estiverem em um ambiente totalmente escuro. No entanto, em muitos casos, nem mesmo a falta de iluminação é o suficiente. Isso acontece porque a luz impede que o cérebro ative as funções do sono.

Se você quer se desligar totalmente do mundo ao seu redor, ou se gosta muito de dormir no escuro, o recomendável é que você compre uma máscara para tampar os olhos. A máscara também é ótima para quem tem enxaquecas causadas pela luminosidade.

Spray de travesseiro

Os sprays de travesseiro são uma alternativa bem diferente para quem não consegue relaxar e entregar-se ao sono. O sono não vem do nada, é preciso criar todo um ambiente para que seu corpo entenda que está na hora de dormir.

O spray de travesseiro ajuda a criar essa atmosfera mais calma e relaxante, afinal, dormir com um aroma refrescante é uma sensação muito boa!

Caso você tenha alergia e não possa ficar em contato direto com perfumes, basta borrifar a sua essência preferida dentro do quarto. Assim, o perfume não fica forte a ponto de atacar a sua alergia.

Travesseiros especiais

Existe uma infinidade de travesseiros, cada um feito para solucionar um problema que possa aparecer durante o sono. Portanto, trate de escolher um travesseiro que satisfaça as suas necessidades.

Você também pode dormir com mais de um. O que muita gente tem usado ultimamente são os travesseiros para o corpo: trata-se de um modelo comprido (alguns têm curvas) que você pode abraçar e sobre o qual pode acomodar seu corpo enquanto dorme.

Músicas de fundo

O silêncio da noite incomoda muitas pessoas, principalmente quem tem problemas com ansiedade. Uma boa forma de acabar com o silêncio sem destruir a paz do ambiente é colocando uma música relaxante de fundo.

Você também pode colocar sons ambientes, como barulho de chuva, de vento e até lareira. Escolha o que parecer mais relaxante e menos barulhento aos seus ouvidos. Existem vários aplicativos de celular com uma coletânea de sons ambientes e músicas relaxantes.

Pronto, agora que você já sabe quais são as melhores posições para dormir, teste cada uma delas e veja com qual o seu corpo melhor se adapta e qual proporciona uma boa noite de sono, fazendo você acordar feliz. Lembre-se também de investir nas outras formas que nós citamos para otimizar o seu sono. Temos certeza de que seu descanso nunca mais será o mesmo depois dessas dicas!

Gostou do texto? Achou as dicas interessantes? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas possam conferir como dormir melhor!

Previous Conheça as vantagens e desvantagens de 6 tipos de travesseiros
Next Guia completo: entenda qual é a influência da alimentação na qualidade do sono

MENU

Back