Saiba por que e como criar o hábito de dormir mais cedo


Aprenda a ter o costume de dormir cedo
Aprenda a ter o costume de dormir cedo

Se antigamente dormir cedo era um costume quase universal, hoje, com a Internet, o estresse e uma série de distrações, não é tão fácil pegar no sono antes da meia-noite.

No entanto, criar esse hábito pode ajudá-lo a melhorar sua disposição, sua produtividade e até sua saúde!

Quer saber por quê? Acompanhe, neste artigo, os motivos pelos quais você deve começar a dormir mais cedo e como incluir esse hábito no seu dia a dia. Boa leitura!

Por que criar o hábito de dormir mais cedo?

Além de ser mais fácil de criar uma rotina de sono saudável — com mais de 7 horas de descanso —, dormir cedo tem ainda outros benefícios para sua saúde mental e física.

Segundo um estudo, dormir mais cedo fortalece o sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de viroses e infecções, além de promover uma recuperação mais rápida em casos de doenças ou cirurgias.

De acordo com essa mesma pesquisa, dormir também faz com que você tenha menos preocupações, pois reduz a quantidade de pensamentos negativos que você vai ter.

Por fim, dormir mais cedo aumenta sua produtividade no trabalho em 30% e ajuda a regular o peso, deixando você com mais energia para praticar exercícios físicos.

Como fazer isso?

Enquanto antigamente as rotinas eram definidas pela quantidade de luz natural disponível, sendo mais fácil “dormir com as galinhas” e acordar com o sol nascendo, a vida moderna trouxe inúmeras distrações e uma dose de estresse que fazem com que dormir mais cedo seja um pouco mais desafiador que antes.

Mas não é impossível! Confira, a seguir, algumas dicas para você regular seu ciclo de sono e começar a dormir no horário que planejou.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Crie uma rotina

O primeiro passo para conseguir dormir mais cedo é se comprometer com esse hábito novo. Você vai precisar organizar sua rotina para conseguir ter as horas de sono saudáveis de que precisa.

Nessa nova rotina, é necessário definir uma hora certa para dormir e, a partir dela, estipular, três horas antes, o horário de desligar a Internet e afastar-se do celular, de parar de consumir alimentos pesados e, até mesmo, de relaxar.

O importante é que você encare seu sono como uma prioridade e lembre-se do objetivo que você tem em mente, além dos benefícios que ele trará a você.

Fique de olho na alimentação

Alimentos pesados, cafeína e nicotina até três horas antes de ir para a cama, ficam proibidos na rotina de quem quer dormir mais cedo. Essas substâncias deixam o corpo carregado de energia e ansiedade, interferindo na qualidade e na quantidade do seu sono.

Escolha um bom colchão e travesseiro

Não adianta criar toda uma rotina nova se sua cama não for confortável, não é mesmo? Escolher colchões e travesseiros antialérgicos, que mantenham sua postura correta e o seu conforto, são, prioridades na busca desse novo hábito.

Insista

Começar um novo hábito nunca é fácil, não é mesmo? É preciso um pouco de persistência e disciplina para começar a dormir mais cedo naturalmente, por isso, se você não conseguir pegar no sono assim que se deitar, insista mais um pouco antes de pegar o smartphone!

Tentar meditar, limpar a mente de pensamentos e relaxar pode ajudá-lo a ficar no estado mental certo para dormir. O importante é insistir e dar tempo para o seu corpo e mente perceberem que é hora de descansar.

Gostou das dicas sobre como criar o hábito de dormir cedo? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a criarem o hábito de dormir mais cedo! Vamos lá

Qualidade do sono em várias fases da vida

Anterior 5 chás para dormir que vão deixar a sua noite mais tranquila
Próximo Afinal, o que é ASMR e como ajuda a dormir melhor?

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *