Para saber como tratar torcicolo, saiba primeiro que trata-se de uma torção do pescoço. Porém, não é apenas uma torção. No torcicolo, a cabeça fica inclinada para um lado e o queixo para o outro. Além disso, as causas do torcicolo não são exatamente conhecidas pelos médicos. Contudo, sabe-se que este problema se dá frequentemente após um traumatismo na coluna cervical. Em outros casos, ocorre nos músculos do pescoço ou após contusões na coluna.
Para realizar o diagnóstico sobre como tratar torcicolo, o médico pedirá um exame físico. Ainda, e possível que ele solicite um raio-X do pescoço, além de prescrever mediamentos para tratar torcicolo (sempre alertando sobre os riscos da automedicação).
Sintomas de Torcicolo
Segundo os especialistas, se você está sentindo rigidez muscular na região do pescoço ou sofreu algum trauma nesta região, procure ajude médica. Os mais indicados nesses casos são os ortopedistas, reumatologistas ou neurologistas. Os principais sinais e sintomas de um torcicolo incluem:
– Limitação dos movimentos de cabeça;
– Dor de cabeça;
– Tremor da cabeça;
– Dor no pescoço;
– Ombro mais alto de um lado do corpo;
– Rigidez dos músculos do pescoço;
– Inchaço dos músculos do pescoço.
“O torcicolo comum pode ocorrer devido a um trauma, a um movimento súbito, à má postura ou surgir sem nenhuma causa aparente”, explica o neurocirurgião Alexandre Elias, especialista em coluna e dor musculoesquelética, do Centro de Referência em Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.
Consultar um médico é o primeiro passo para tratar torcicolo
Cuidados na hora de dormir
A posição ao dormir também pode levar ao torcicolo. Portanto, é preciso cuidado não só com a maneira como você deita, mas com a escolha do travesseiro, que não pode ser mole ou duro demais.
“A recomendação quanto a tamanho do travesseiro, espessura e material varia de acordo com a forma com que cada um dorme”, ressalta o neurocirurgião. Ainda segundo ele, o travesseiro deve ficar exatamente embaixo da cabeça, nunca dos ombros, para deixar a cabeça no mesmo alinhamento da coluna vertebral. De acordo com o quiropraxista Jason Gilbert, autor do livro “O segredo da coluna saudável”, na hora de deitar de lado, a orelha deve estar na mesma linha do ombro. Essa posição auxilia para evitar causar os estresses que podem gerar o torcicolo.
Procure um médico
Investir em um bom travesseiro é importante, pois ele deve ser de fato adequado ao seu modo de dormir e transmitir o conforto necessário para uma boa noite de sono. Entretanto, para saber como tratar torcicolo é mas com a escolha do travesseiro. Na hora do tratamento, a primeira medida costuma ser medicamentosa. “Pode envolver analgésico, relaxante muscular ou anti-inflamatório. Nesse momento não tente forçar ou alongar a região, porque o quadro pode piorar.”, diz o médico Alexandre Elias.
Em seguida é indicada uma fisioterapia analgésica, com aplicações de frio e calor. “A gelo tem efeito anti-inflamatório. Deve ser feito por 20 minutos no máximo e com intervalo mínimo de uma hora até a próxima aplicação”, explica Jason Gilbert. A compressa quente, por sua vez, ajuda a relaxar a musculatura.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
– O quanto você consegue mexer a cabeça?
– Há histórico em sua família de torcicolo?
– Você possui algum problema relacionado ao sono?
– Você já foi diagnosticado com alguma outra condição médica que possa estar envolvida com seus sintomas?
– Qual a intensidade de seus sintomas?
– Você tomou alguma medida para aliviar os sintomas? E funcionou?
O travesseiro deve proporcionar conforto para o seu pescoço repousar adequadamente
Evite o torcicolo
Para dar mobilidade e evitar maiores problemas na região cervical, invista em algumas medidas simples no dia a dia:
– Se você trabalha sentado e diante do computador, a cada 45 minutos movimente a cabeça no sentido de rotação e faça flexão e extensão do pescoço;
– A tela do computador deve ficar na altura dos olhos, para evitar má postura do pescoço e tensão na região cervical;
– Aplique uma bolsa de gelo quando o pescoço estiver dolorido e inflamado;
– Verifique se o seu travesseiro não está desgastado, ou fazendo você dormir mal. A Fibrasca tem opções para você. Procure testa-los e pesquise sobre eles para investir no melhor para a sua saúde;
– Procure identificar a causa do torcicolo para saber como evitar a repetição do episódio;
– Evite dormir de bruços ou no sofá, usando o apoio lateral para colocar a cabeça;
– Não use o telefone entre os ombros e a orelha. Se tiver de fazer uma ligação mais longa e precisar das mãos para digitar ou escrever, por exemplo, utilize um fone de ouvido.
Ressaltamos que, ao sentir os sintomas do torcicolo, procure um médico e não faça automedicação. Não há como tratar torcicolo sem um diagnóstico médico correto, pois pode ser um problema sério e merece ser tratado com atenção!
– Fontes: MinhaVida.com.br e Saúde/IG