5 dicas para dormir melhor no verão e aproveitar os dias


Durma melhor no verão e aproveite!
Saiba como dormir melhor no verão e aproveitar mais os seus dias!

Dormir melhor no verão pode ser uma árdua tarefa para muitas pessoas. Isso ocorre porque, nesse período, as altas temperaturas tornam o ar abafado e causam um suor constante, gerando a perda da qualidade do sono e, consequentemente, prejudicando o sono REM – Rapid Eye Movement (que garante o bem-estar emocional e físico). O resultado, no dia seguinte, é de mau humor, dificuldade de concentração e fadiga.

Por esse motivo, resolvemos mostrar sugestões para que você melhore a qualidade do seu sono no verão. É válido ressaltar que uma boa noite de sono aumenta a sua produtividade no dia a dia e permite que você tenha relações mais agradáveis, tanto com a família, quanto com os amigos e colegas de trabalho.

Continue lendo e aproveite as nossas dicas!

1. Mantenha-se hidratado durante o dia

Ingerir, pelo menos, 1,5 litro de água ao dia é essencial para se manter hidratado durante todo o ano, em especial no verão, já que o corpo necessita da reposição de líquido perdido com a transpiração. Por isso, mantenha-se hidratado e garanta a saúde do seu organismo, prevenindo a desidratação e o cansaço.

Vale mencionar ainda que o ideal é consumir o líquido ao longo do dia. Evite tomá-lo momentos antes de dormir, porque você pode sentir vontade de usar o banheiro, o que afeta a qualidade do seu sono.

2. Deixe o quarto arejado

Outro ponto importante é deixar o quarto arejado. Durante o dia, abra as janelas para que o ar possa circular, mas mantenha as cortinas fechadas para que o sol não bata diretamente sobre os itens do quarto. Já durante a noite, deixe somente uma frestinha aberta para evitar que o ar quente tome conta do local.

Além disso, é interessante deixar o ventilador ligado minutos antes de você se deitar. Isso ajuda a renovar o ar do cômodo, tornando-o mais fresco. Se você achar necessário, também pode deixá-lo ligado durante a noite.

Lembre-se de deixar o ambiente escuro. A iluminação durante a noite afeta a produção hormonal e os ciclos biológicos, provocando sensação de fadiga ao acordar.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

3. Utilize travesseiros de qualidade

Durante todo o ano, sobretudo no verão (em que a qualidade do sono geralmente é pior), é importante escolher travesseiros que possam te proporcionar mais aconchego e conforto durante a noite. Os travesseiros flutuantes, por exemplo, têm efeito massageador e são desenvolvidos com tecnologia de células abertas, possibilitando a livre passagem do ar.

Também existem os modelos de travesseiro frio, como o FrostyGel. A malha da sua composição absorve a temperatura ambiente e auxilia a espalhar o calor do corpo, promovendo um conforto térmico e mais frescor, o que ajuda a dormir melhor no verão.

4. Prefira roupas de cama de algodão ou linho

Tecidos sintéticos, como poliéster, cetim e poliamida, podem aumentar a sensação de calor e causar muito desconforto nos dias mais quentes. Por isso, o ideal é você utilizar roupas de cama (como cobertores, lençóis, fronhas e capas de travesseiro) e até mesmo pijamas de tecidos que absorvam o suor, como o algodão e o linho.

Além disso, essas tecelagens não retêm o calor e garantem que haja a circulação de ar entre os tecidos e a pele do corpo.

5. Tome um banho antes de dormir

Para ajudar a manter a temperatura do corpo mais fresca e constante, é interessante tomar um banho morno, ou seja, entre 36° C e 37,5º C (nem quente ou gelado demais). Faça isso antes de colocar o pijama e se deitar.

É válido falar ainda que, antes de dormir, o ideal é evitar alimentos com cafeína e com alto teor de gordura. Prefira uma alimentação equilibrada, com alimentos ricos em fibra e de fácil digestão, como vegetais cozidos, frutas e iogurte.

Agora que você já viu como dormir melhor no verão, aproveite as nossas dicas e garanta uma noite de sono com mais qualidade. Lembre-se de que essa é uma maneira de assegurar o descanso físico e mental, aumentar a produtividade diária, ter mais bem-estar e evitar o estresse.

Se curtiu o artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles também podem dormir melhor durante o verão!

Previous Apneia do sono: o que é e como preveni-la?
Next Você costuma acordar cansado? Conheça as possíveis causas

MENU

Back