Distúrbios do sono em crianças: como identificar os principais sintomas?


Como identificar os distúrbios do sono em crianças

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre os distúrbios do sono em crianças, não é mesmo? Esses são problemas que atacam o público infantil, prejudicando a qualidade do sono e, consequentemente, causando um descanso inapropriado. No entanto, existem maneiras de identificá-los antes que tudo se agrave e que problemas maiores sejam causados.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura deste post e saiba um pouco mais.

4 distúrbios do sono em crianças

Existem alguns problemas que podem prejudicar a qualidade do sono das crianças. Isso causa um impacto negativo na vida infantil em função de mal-estar, estresse, desânimo e falta de apetite. Vale mencionar ainda que, o descanso inapropriado pode afetar diretamente o crescimento do pequeno.

Com base nisso, resolvemos apresentar os principais distúrbios do sono em crianças, quais são os seus sintomas e como identificá-los.

1. Parassonias

Relacionadas com o desenvolvimento infantil, as parassonias são distúrbios não maléficos que costumam desaparecer com o passar do tempo. Existem vários tipos que afetam as crianças, tanto na primeira metade quanto na segunda metade da noite. Alguns dos principais são:

  • Sonambulismo, quando a criança levanta da cama, senta ou caminha pelos cômodos da casa, inconscientemente;
  • Sonilóquio, que é o ato de falar enquanto está dormindo;
  • Terror noturno, caracterizado por uma crise de gritos, movimentos e pedidos de socorro;
  • Pesadelo, que faz o pequeno acordar assustado, lembrando ou não de partes do sonho.

2. Apneia

Caracterizada por promover pequenas interrupções da respiração ao longo da noite, a apneia impede a passagem de ar pelas vias aéreas, especialmente das crianças que têm o ronco agravado.

Normalmente, é possível identificá-la por meio da observação da respiração pesada, do movimento que a própria criança faz com a cabeça para trás na tentativa de respirar e da movimentação em vigor na região peitoral durante o sono.

Além disso, é possível notar outros sinais, como respiração pela boca, olheiras exageradas, desconcentração e excesso de cansaço durante o dia.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

3. Bruxismo

Crianças que sofrem com o bruxismo apertam os maxilares e rangem os dentes, alterando o ciclo de sono adequado e prejudicando a saúde bucal. Geralmente os sintomas se resumem a dentes desgastados e dores no rosto, na cabeça e no pescoço.

Esse problema é considerado despreocupante em uma fase da vida infantil, principalmente devido à troca de dentes, mas se continuar, mesmo depois de um período curto, é elementar a procura por um especialista em ortodontia.

4. Ansiedade

Causada por diversos fatores, como medo de dormir sozinho e problemas na escola ou em casa, a ansiedade também é considerada um distúrbio do sono. Isso porque ela pode provocar a insônia (dificuldade de dormir no horário apropriado) e, mais do que isso, causar interrupções de sono ao longo da noite.

Em geral, as crianças que sofrem com o problema se negam a dormir mesmo estando cansadas, e inventam desculpas para não ter que se deitar, pedindo atenção, água ou algo para comer. Além disso, é possível notar uma inquietação.

Agora que você já conhece alguns dos principais distúrbios do sono em crianças e como identificar os sintomas, fique atento e garanta a qualidade do sono dos seus filhos. Não se esqueça que o descanso é essencial para assegurar um crescimento adequado, tudo bem?

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então compartilhe este post nas redes sociais 🙂

Previous Travesseiros para gestante: conheça os mais confortáveis
Next Dorme neném: aprenda 3 dicas para criar a rotina de sono do bebê

MENU

Back