Dorme neném: aprenda 3 dicas para criar a rotina de sono do bebê


Dicas para cuidar do sono do bebê

Durante os primeiros anos de vida, a qualidade do sono do bebê é fundamental para assegurar um crescimento saudável, bem como o seu desenvolvimento neuromotor.

Isso acontece porque, é nesse período que ocorre a restauração genética e o descanso físico, imprescindíveis para que todas as mudanças necessárias (que sofrem influência dos neurotransmissores e hormônios) de um desenvolvimento sadio ocorram adequadamente.

Neste post, mostraremos algumas dicas para criar bons hábitos de sono para o seu pequeno, garantindo um ritmo tranquilo e em horários certos. Vale mencionar que a falta disso pode aumentar os riscos de problemas relacionados às dificuldades de aprendizado escolar e ao déficit de atenção.

Continue a leitura e confira as nossas sugestões!

Faça-o diferenciar o dia da noite

O primeiro passo para garantir uma boa noite de sono é fazer com que o bebê saiba diferenciar o dia da noite. Para isso, é essencial que você evidencie as características principais de cada período.

Por exemplo: durante o dia, aproveite a luz natural deixando as janelas da casa abertas e, caso não seja possível, invista em uma iluminação artificial mais natural. Além disso, mantenha o pequeno ativo por meio de brincadeiras e diversão. Já no período da noite, é interessante manter uma rotina menos ativa e uma iluminação menos intensa.

Por mais que pareçam insignificantes, esses detalhes são fundamentais para que a criança consiga fazer essa diferenciação e, posteriormente, tenha uma rotina de sono adequada.

Estabeleça uma rotina com horários

Outro ponto fundamental, é estabelecer uma rotina que contenha os horários de dormir e de acordar do pequeno, diariamente.

Em geral, é indicado que o bebê vá para a cama às 20 horas e seja acordado, no dia seguinte, após ele ter dormido o número de horas suficiente, de acordo com a sua idade. Isso deve ser analisado por um profissional de saúde.

Caso a criança não acorde sozinha, esse despertar é importante para zerar o relógio biológico do seu filho, permitindo uma regularidade de horas dormidas e de horas acordadas. Além disso, lembre-se de intercalar esse período com a sonequinha da tarde, indispensável para a recuperação de energia.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Prepare-o para dormir

Estabelecer uma rotina nos momentos que antecedem o horário de dormir do pequeno também é crucial para que ele assimile o período noturno e, consequentemente, o período de sono.

Para isso, é interessante praticar alguns hábitos como:

  • falar mais baixo;
  • diminuir o volume da tv e os demais ruídos da casa;
  • deixar os ambientes menos iluminados;
  • dar um banho morno;
  • colocar uma roupinha confortável;
  • contar uma história ou colocar uma canção de ninar em volume baixinho;
  • oferecer uma alimentação mais leve, como leite materno ou leite morno.

Vale mencionar que, além de tudo isso, é elementar já deixar arrumado o local que o pequeno vai dormir. Para tanto, utilize travesseiros infantis, colchões e cobertas confortáveis e de qualidade.

Pronto! Agora que você já sabe como criar uma rotina de sono para o seu bebê, aproveite-as e garanta uma noite de sono de qualidade para o seu filho e, consequentemente, para você.

É válido mencionar que, caso aconteça um imprevisto como uma cólica noturna, por exemplo, é importante ter paciência e buscar maneiras de contornar o problema com tranquilidade. Se necessário, procure a ajuda de um especialista!

Se você gostou desse texto, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outros pais que sofrem com a falta de rotina de sono do bebê.

Previous Distúrbios do sono em crianças: como identificar os principais sintomas?
Next Por que é importante dormir mais de 6 horas por dia?

MENU

Back