Descubra agora 3 bebidas que prejudicam o sono!


Existem algumas bebidas que prejudicam o seu sono, saiba quais!
Existem algumas bebidas que prejudicam o seu sono, saiba quais!

Você é do tipo que tem dificuldade para ter uma boa noite de sono? São muitos os fatores que influenciam e provocam insônia, e até mesmo a dieta que adotamos pode atrapalhar nosso descanso. É que existem algumas bebidas que prejudicam o sono se consumidas horas antes de dormir.

Ficou curioso para saber quais são os líquidos que contribuem para que você não consiga descansar bem? Eles são dos mais diversos tipos e costumam estar presentes no nosso dia a dia. Vamos conferir?

1. Café

Como já se pode imaginar, não é recomendável tomar um cafezinho durante a noite ou perto da hora de dormir. A cafeína é uma substância com capacidade de manter nosso corpo com mais energia e agitado e, por isso, recorremos a ela quando precisamos de uma energia extra.

Entretanto, o que muita gente não nota é que a cafeína pode estar presente em diversos outros lugares além do próprio café. Alguns chás e até mesmo alguns tipos de medicamentos também apresentam a substância. E tem mais: sabe aquele chocolate quentinho e reconfortante para uma noite fria? Também tem cafeína! Então, trate de evitar o consumo desses itens quando for dormir.

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2. Água

É isso mesmo que você leu: a água está na lista de bebidas que prejudicam o sono. Embora pareça controverso, já que a água é saudável e muito importante para o nosso corpo, os líquidos em geral podem contribuir para uma noite mal dormida. Mas calma, vamos explicar: a água continua fazendo bem, porém, se consumida em excesso, pode te fazer levantar muitas vezes por noite para ir ao banheiro.

Entretanto, também não adianta deixar de beber água, porque o contrário pode acontecer e você acordará durante o repouso com sede. O ideal é manter o equilíbrio com os líquidos em geral, e beber água durante todo o dia para assegurar que estará hidratado de noite.

De acordo com pesquisas, homens devem beber cerca de 2 litros de água por dia, enquanto mulheres devem beber 1,6 litro. Mas atenção: se possível, evite ingerir líquidos nos 60 a 90 minutos anteriores à hora de dormir.

3. Álcool

Quem nunca ouviu que uma tacinha de vinho por dia faz bem para a saúde? A bebida até pode ajudar a relaxar e adormecer, mas o problema está na duração do sono. É que o vinho faz com que a gente desperte várias vezes durante a noite, o que compromete o ciclo do sono e a qualidade do repouso.

Acordando mais vezes por noite, nosso humor e até nosso sistema imunológico podem ficar comprometidos. Por isso, se quiser tomar qualquer bebida alcoólica, opte por ingerir apenas um copo e com, pelo menos, uma hora de antecedência do sono.

Como vimos, algumas bebidas que prejudicam o sono fazem parte da nossa rotina, por isso, precisamos nos atentar ao que bebemos de noite. Para garantir um sono tranquilo, opte por leite morno, que libera serotonina e causa relaxamento, ou pelo tradicional chazinho de camomila, que não contém cafeína.

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