Hora da sesta: mitos e verdades sobre dormir após o almoço


Saiba mitos e verdades sobre dormir após o almoço
Saiba mitos e verdades sobre dormir após o almoço

Enquanto na Espanha dormir após o almoço é uma prática cultural já estabelecida — lojas fecham para essa pausa e empresas oferecem lugar de descanso para seus funcionários —, aqui no Brasil esse hábito já não é tão difundido e muitas vezes é confundido com preguiça.

Mas fato é que os espanhóis estão certos! O corpo pede por um descanso após o almoço e essa pequena pausa pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Porém são necessários alguns cuidados.

Quer saber mais sobre os mitos e verdades sobre o hábito de tirar um cochilo depois de almoçar? Acompanhe a seguir!

Melhora o rendimento cognitivo

Verdade! Dormir depois do almoço tem efeitos reparatórios sobre o cérebro, renovando a disposição e influenciando positivamente a renovação cerebral. Dessa maneira, ficamos com uma capacidade maior de absorver novos conhecimentos.

Um estudo feito com 3 mil participantes demonstrou esse benefício sobre a cognição. 60% desse grupo tirou uma soneca após o almoço, enquanto o restante precisou ficou acordado. O grupo que fez a “sesta” apresentou um desempenho melhor na resposta das perguntas feitas após o cochilo.

Engorda

Mito! Segundo nutricionistas, dormir até 30 minutos depois do almoço não vai deixar o metabolismo mais lento, portanto não influencia no peso de uma pessoa. O que precisa ser observado é a qualidade nutricional do almoço, que deve ter proteínas, carboidratos complexos, verduras e grãos.

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Ajuda a manter o coração saudável

Verdade! Um estudo da Universidade de Harvard demonstrou que dormir após o almoço reduz a pressão, ajuda a regular as funções cardíacas e diminui o risco de enfarte e outras doenças do coração no futuro.

O corpo pede por esse descanso, pois o organismo tende a funcionar mais lentamente devido à baixa de glicogênio desse horário do dia e à necessidade de maior fluxo sanguíneo no estômago para a digestão.

Ajuda a recuperar uma noite mal dormida

Mito! Por mais que tenha diversos benefícios, o cochilo pós-almoço não recupera uma noite de sono regular. Isso acontece porque não é possível entrar em sono profundo durante o período da siesta.

O ideal, para recuperar noites mal dormidas, é ir acrescentando de uma a duas horas nas suas noites de sono, mas, mesmo assim, suas funções cognitivas podem continuar comprometidas por alguns dias depois de dormir mal continuamente. Por isso é tão importante cuidar para sempre dormir acima de 6 horas, diariamente.

Aumenta a disposição e a produtividade

Verdade! Ao dormir até 30 minutos depois do almoço melhora a sua disposição física e mental para as tarefas diárias e, consequentemente, a sua produtividade. Além disso, diminui o estresse e te deixa mais apto para trabalhar e estudar.

Como você pode perceber, seu corpo e sua mente só têm a ganhar ao dormir após o almoço! Mas cuidado: o ideal é que esse repouso dure entre 15 a 30 minutos para que você possa colher todos os benefícios.

Gostou do conteúdo? Confira mais benefícios do sono no nosso post sobre a importância de dormir acima de 6 horas por noite!

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