Se você já sofreu com dores nas costas, sabe o quanto esse problema tira a paz e o sossego. Nesses casos, o problema pode ser sua postura, e não estamos falando só sobre o trabalho: a forma que você relaxa também tem impactos sobre a sua coluna.
Para solucionar esse e muitos outros problemas, existe o encosto anatômico. Quer saber mais sobre ele, quais os tipos e em quais casos esse acessório pode ser indicado? Continue a leitura e confira!
O que é o encosto anatômico?
O encosto anatômico é uma estrutura de espuma triângular um pouco mais firme do que os travesseiros comuns. Ele possui, geralmente, pequenas elevações para evitar que a pessoa apoiada escorregue.
Por causa do seu formato, retira até 50% da pressão na coluna, dando mais conforto tanto ao ser usado para apoiar as costas quanto para elevar as pernas, proporcionando uma postura mais correta e maior conforto.
Quais são os tipos?
O encosto anatômico pode ser encontrado em dois diferentes formatos. Enquanto o encosto alto tem um ângulo mais fechado, deixando quem o utiliza em uma posição mais reta, o encosto baixo é ideal para quem quer ficar encostado confortavelmente para relaxar, assistir TV e outras atividades que não demandem que a pessoa esteja sentada.
Em quais casos ele é indicado?
Se você chegou a este artigo, há grandes chances de seu médico ter indicado a você o uso de um encosto anatômico. Há muitos benefícios no uso desse acessório, tanto para quem está com dores de coluna quanto em processos de recuperação específicos.
A seguir, vamos falar quais são os principais casos que o encosto anatômico é indicado. Acompanhe!
Evitar o refluxo
Há muitas pessoas que sofrem de refluxo, uma condição em que, recorrentemente, a comida volta pelo esôfago durante a digestão, causando queimação, vômito e dores de estômago.
O encosto anatômico ajuda as pessoas que sofrem com esse problema a manterem a cabeça mais alta, ajudando o alimento a permanecer no estômago e evitando também que acidentes como o sufocamento aconteçam durante o sono.
Dar mais conforto às grávidas
A gravidez é uma fase delicada na vida da mulher. Principalmente nos últimos meses, dormir confortavelmente torna-se um desafio: a barriga pesa e não há posição confortável para descansar.
Nesse caso, o encosto anatômico serve para dar mais conforto à grávida para repousar durante a noite, seja deixando a coluna mais alinhada ou elevando as pernas, ajudando a aliviar o cansaço delas.
Ajudar na recuperação de problemas circulatórios
Quem tem problemas circulatórios, como trombose e varizes, ou tendência a desenvolvê-los precisa deixar as pernas elevadas o máximo possível, principalmente após um dia cansativo de trabalho. Dessa forma, o encosto anatômico ajuda a criar essa elevação enquanto você lê um livro, assiste à TV ou se prepara para dormir.
Apoiar a coluna
O encosto anatômico é indicado até mesmo para quem não possui alguma condição específica ou está se recuperando. Isso porque tira a pressão da coluna, ajudando a prevenir dores nas costas.
Se você gostou de saber sobre todos esses benefícios do encosto anatômico, que tal adquirir o seu? Entre em contato conosco, veja diferentes modelos desse acessório e descubra onde encontrá-los.