Afinal, dormir sem travesseiro faz mal?


Não basta deitar na cama, esquecer das preocupações, tentar relaxar e dormir. O ideal é sempre tomar alguns cuidados, já que o sono afeta diretamente o dia seguinte.

Quando se trata de cuidados para dormir, o travesseiro exerce um papel importante. Levando em conta que a espinha dorsal deve ficar sempre em linha reta, dormir sem travesseiro pode fazer mal ou não, dependendo da posição que você costuma dormir.

Pelo menos 70% dos problemas de saúde têm relação com os maus hábitos e o estresse crônico, situações que afetam todo o corpo. É tanto estresse que nos últimos 40 anos a população perdeu 25% do tempo total de sono, e a redução de sete para cinco horas eleva o risco de infarto e derrame, dizem pesquisadores da University College of London. E de nada adianta ter um colchão de primeira se o travesseiro for de terceira, ou inadequado. E aí você se pergunta: Como escolher o travesseiro diante de dezenas de modelos, de diferentes tamanhos, texturas e formatos?

Entre os produtos Fibrasca, temos sempre a indicação sobre a posição de dormir, fazendo com que o consumidor adquira o travesseiro mais adequado à sua maneira preferida. No entanto, às vezes a posição em que a pessoa dorme é justamente a causadora de alguns problemas de saúde ou incômodos. Listamos abaixo algumas dessas situações.

Problemas causados por dormir sem travesseiros

1 – O ronco

Pessoas que tem problemas com ronco talvez prefiram dormir com travesseiro porque ele facilita a retração da língua. Isso diminui o ronco e ajuda na qualidade do seu sono.

2 – Algumas doenças

Existem doenças que se desenvolvem em função da má circulação ou da posição em que se dorme. Em outros casos, surgem por motivos diversos. Doenças como a predisposição ao acidente vascular cerebral isquêmico; refluxo gastroesofágico; congestão nos pulmões; glaucoma, e insuficiência cardíaca, exigem que a cabeça fique levemente erguida durante a noite de sono.

3 – Distúrbios da circulação sanguínea cerebral

Dormir de costas, principalmente sem travesseiro, pode provocar dores de cabeça devido à deterioração da circulação sanguínea nas artérias vertebrais.

4 – Osteocondrite

Você sabia que dormir sobre uma superfície plana pode ser uma razão para a osteocondrose da coluna cervical? É que, ao dormir de lado, a cabeça repousa em um ângulo maior em relação ao colchão, então se você preferir essa posição em particular, saiba que não se recomenda abandonar o travesseiro!

Observe a posição que você dorme

O primeiro ponto, talvez o mais importante, é observar a posição em que se costuma dormir. A melhor é a de lado, afirmam médicos e fisioterapeutas, porque ela força menos a coluna e relaxa o corpo. Se a preferência for deitar de costas ou de bruços, também dá para evitar as noites maldormidas. Basta saber qual é o modelo que mais se adapta ao seu jeito de dormir. Há travesseiros até para quem sofre de dores de coluna, para quem ronca ou é alérgico. Para reduzir o estresse e a dor nas costas, é bom ter um travesseiro que mantenha o alinhamento do pescoço com o tronco, diz o ortopedista Antônio Eulálio, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into).

A altura correta do travesseiro faz a diferença entre ter bons sonhos ou ficar imerso em pesadelos. Quem dorme de lado deve optar por um modelo que ocupe o espaço entre o ombro e a cabeça. Esta altura varia de 10 cm a 15 cm. Dormir com o travesseiro muito alto ou muito baixo manterá a cabeça inclinada para um dos lados. Isto contrai os músculos do pescoço. Então, a chance de torcicolo é grande. Se prefere dormir de bruços ou de costas, use um travesseiro baixo – ensina Eulálio. Ainda existem as pessoas que usam o braço como apoio para a cabeça. Tal costume é altamente prejudicial para a articulação do ombro, para os braços e para a saúde da região do pescoço e cabeça.

Ainda para quem dorme de lado, o travesseiro deve ser firme, médio ou alto, sem deixar a cabeça inclinada para cima ou para baixo. Outra dica é colocar um travesseiro entre os joelhos, mantendo as pernas semiflexionadas, o que relaxa a lombar. Se quiser mais conforto, use um travesseiro de corpo (eles medem de 50cm a 70cm), para não deixar o braço sobre o quadril. Para quem dorme de costas, o ideal é o travesseiro macio de altura média, que deve preencher o espaço entre a cabeça e o colchão. Neste caso, é melhor posicionar os braços ao lado do corpo,ou cruzar as mãos sobre a barriga. Ainda nesta posição, vale ter um travesseiro sob os joelhos semiflexionados. A pior posição é a de bruços: ela causa rotação da cabeça e a torção da cervical. Neste caso, é melhor usar o travesseiro mais baixo possível, deixando os braços esticados para baixo.

Referências: 
Previous 5 dicas para adaptar o sono após o fim do horário de verão
Next Não perca o sono: Saiba como acabar com a insônia

MENU

Back