Homens roncam mais? Entenda as causas do ronco e as soluções desse problema!


Entenda as causas e as soluções para o ronco em homens
Entenda as causas do ronco e as soluções

Homens roncam mais? Entenda as causas do ronco e as soluções desse problema!

Você sabia que os homens roncam mais do que as mulheres? Segundo a Associação Brasileira do Sono, 18% das mulheres de meia-idade passam pelo problema, enquanto o número sobe para 24% quando se trata dos homens.

Esses valores aumentam para 40% e 60%, respectivamente, quando se trata de pessoas acima de 60 anos. As causas do ronco são várias, mas é possível fazer uma associação com a dificuldade de circulação de ar.

No post de hoje, mostraremos os motivos que podem dificultar a passagem de ar nas vias respiratórias, ocasionando os incômodos ruídos, e daremos algumas dicas para acabar com esse problema.

Afinal, quais são as causas do ronco?

As causas do ronco são diversas. Em casos mais graves, o que não acontece com tanta frequência, o ronco pode ser um alerta para a possibilidade de haver apneia do sono, ou seja, quando há uma pausa na respiração, que gera problemas cardiovasculares mais sérios.

Entretanto, na maioria dos casos, as causas são relacionadas com a dificuldade que o ar tem de passar nas vias respiratórias, que pode ser ocasionada por vários motivos, como um desvio do septo nasal, flacidez dos músculos da garganta, cansaço, amídalas grandes, sinusite, obstrução nasal e até mesmo a obesidade, considerada um dos principais fatores.

Isso acontece porque a obesidade aumenta a quantidade de gordura localizada no pescoço, sobretudo nos homens, obstruindo as vias respiratórias enquanto os músculos da região se relaxam, provocando o inevitável ronco.

Como acabar com o problema?

Existe uma série de cuidados que diminuem o problema e que podem até mesmo acabar com ele. Contudo, é importante mencionar que estar com a saúde em dia e se atentar aos fatores que influenciam uma noite de sono com qualidade faz toda a diferença. Confira agora algumas possíveis soluções!

Use travesseiros adequados

Utilizar travesseiros desgastados ou baixos demais provoca o ronco e, além disso, prejudica a sua noite de sono, uma vez que vai dificultar a passagem de ar. Por esse motivo, a ideia é que você busque por itens firmes e de qualidade, que possam manter a sua coluna alinhada e que promovam o encaixe perfeito entre a cabeça e o pescoço. Os tipos de travesseiros mais indicados são: o travesseiro joelho e tornozelo e o travesseiro cervical.

Durma de lado

Existem posições que aumentam ainda mais o ronco por impedirem a circulação de ar, como dormir com a barriga virada para cima. Assim, o intuito é que você prefira posições confortáveis e que assegurem uma noite com qualidade e livre de dores, como dormir de lado.

Essa posição consiste em deitar de lado e manter a coluna alinhada com o pescoço e com a cabeça. Se possível, utilize um travesseiro entre os seus joelhos (que devem estar levemente flexionados). Tudo isso promove mais conforto e favorece a respiração.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Deixe a sua cabeça mais elevada

Com a cabeça um pouco mais elevada, a passagem de ar pelas vias respiratórias vai acontecer com mais facilidade e o ronco será evitado. É necessário manter a coluna alinhada, evitando dores nas costas e outros incômodos.

Faça exercícios físicos

Além de serem muito benéficos para o corpo e para a mente das pessoas, os exercícios físicos auxiliam na perda de peso, melhoram o tônus muscular e ajudam a promover uma respiração mais adequada.

Dessa forma, reserve um tempinho para isso e busque praticar atividades físicas. Uma boa ideia é levar a sua família e aproveitar para curtirem juntos esse momento.

Agora você já sabe quais são as causas do ronco e dicas para evitá-lo. Lembre-se de que, com o cuidado necessário, você consegue uma noite com mais qualidade e impede que alguns probleminhas te perturbem durante a noite, acordando bem no dia seguinte e com mais disposição.

Gostou das nossas dicas e quer conhecer uma solução para as suas noites? Veja o nosso travesseiro flutuante e descubra como ter um sono tranquilo!

 

Previous Guia completo: entenda qual é a influência da alimentação na qualidade do sono
Next Travesseiro para crianças: como escolher o ideal?

MENU

Back