Veja como a escolha do colchão certo pode aliviar a dor nas costas


A escolha do colchão certo pode aliviar as dores nas costas, sabia?
A escolha do colchão certo pode aliviar as dores nas costas, sabia?

Você sabia que um colchão de boa qualidade é capaz de melhorar as dores nas costas e no pescoço? Além de proporcionar uma boa noite de sono e descanso, o colchão também é responsável por acomodar e relaxar o nosso corpo durante a noite. Ou seja, a qualidade do seu colchão influencia diretamente na qualidade do seu sono e, com isso, na sua qualidade de vida!

Algumas pessoas sentem dores nas costas ao se levantar pela manhã ou acordam cansadas, justamente, por usarem o colchão errado, mas também há casos em que o indivíduo já tem problemas na coluna.

A escolha certa do colchão pode ajudar até mesmo no segundo caso, afinal, existem colchões especiais para pessoas com problemas na lombar, por exemplo. Quer aprender a escolher o colchão certo? Então continue com a leitura!

Colchão de espuma

Existe uma grande variedade de colchões de espuma no mercado, desde os mais finos e leves até os mais grossos e pesados. Uma coisa que você deve levar em consideração ao comprar esse tipo de colchão é a densidade.

A densidade está ligada ao peso e a grossura do colchão, assim como o peso da pessoa que vai usá-lo. Portanto, se você é uma pessoa bem magrinha, o colchão de espuma ideal para você não tem a mesma densidade que o colchão ideal para uma pessoa mais pesada.

Por isso, se você tem dores nas costas, então é essencial que a tabela de densidade do colchão de espuma seja analisada. O colchão denso demais não molda as curvas da sua coluna, enquanto o de densidade menor que a recomendada deforma as suas curvas.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

O modelo em espuma é bem mais em conta que os feitos em mola, entretanto, a sua vida útil também é reduzida.

Colchão de molas

O leitor já deve saber que existem dois tipos de colchão de molas: molas entrelaçadas e molas ensacadas. Mas qual é a diferença entre os dois?

O de molas entrelaçadas é recomendado para pessoas solteiras, pois cada movimento feito sobre o colchão é passado para cada uma das molas, ou seja, o colchão inteiro se mexe junto com a pessoa. Isso pode gerar desconforto entre casais.

Além de serem mais confortáveis, os colchões de molas ensacadas individualmente impedem que a movimentação se alastre de mola para mola. Assim, se uma pessoa se mexer em cima da cama, a outra não sentirá nadinha.

Esse colchão também segue os contornos do seu corpo e garante firmeza à sua coluna, o que é ótimo para quem sente dor.

Colchão ortopédico

Talvez esse seja o colchão mais odiado entre as pessoas, por ser muito duro. O colchão ortopédico é assim porque há uma tábua de madeira entre duas camadas de espuma.

Muitos médicos acreditavam que o colchão ideal para dores nas costas era o duro, então, quanto mais duro melhor. Mas, atualmente, muitos estudos apontam que não é bem assim: indivíduos com problemas na coluna cervical e lombar podem ter suas dores agravadas devido à dureza do colchão, principalmente se a pessoa for muito leve!

Colchão de látex

Esses colchões são produzidos com um material sintético ou natural que provém do látex das seringueiras. Ele talvez seja a melhor opção para as pessoas que sentem dores na coluna ao acordar.

A elasticidade e firmeza do látex, além de comportar o peso do seu corpo, também acabam empurrando-o levemente para cima. É como se o colchão embalasse todas as curvas do seu corpo e esse efeito garante todo conforto para quem usa o colchão.

Embora muitos casos de dor nas costas sejam problemas patológicos e não causados pela má escolha do colchão, um colchão de qualidade pode aliviar as dores. Portanto, lembre-se sempre de levar em consideração o seu peso e a sua necessidade ao comprar qualquer um dos colchões citados acima.

O nosso post foi útil? Então continue a leitura e descubra como otimizar o ciclo do sono com o travesseiro correto.

Qualidade do sono em várias fases da vida

Anterior Como ter um dia mais produtivo: saiba o que comer no café da manhã!
Próximo Aprenda 4 técnicas de respiração para dormir melhor e mais rápido

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *