5 chás para dormir que vão deixar a sua noite mais tranquila


Conheça 5 chás que irão deixar sua noite muito mais tranquila!
Conheça 5 chás que irão deixar sua noite muito mais tranquila!

Para muitas pessoas, a insônia é um problema recorrente. O dia a dia estressante, a ansiedade, as pressões e a mente agitada — aspectos típicos da sociedade em que vivemos — têm gerado casos cada vez mais frequentes de distúrbios do sono, culminando no uso desenfreado de medicamentos antiansiolíticos em busca de noites bem-dormidas.

Porém, esses medicamentos trazem efeitos colaterais nocivos à saúde, além de possível dependência. Sendo assim, o chá para dormir apresenta-se como uma ótima alternativa natural para combater ou auxiliar no tratamento de insônia, proporcionando um dia mais cheio de energia e vitalidade.

Neste post, conheça 5 chás que vão deixar sua noite muito mais agradável e tranquila!

1. Camomila

A camomila já é famosa por suas propriedades calmantes e sedativas. Basicamente, a erva atua no sistema nervoso, promovendo o relaxamento e aliviando o estresse. É uma ótima aliada para combater a ansiedade e ajuda, inclusive, a melhorar a digestão.

Modo de preparo: 1 colher de sopa de camomila para 1 litro de água. Em uma panela, ferva a mistura por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, coe e tome antes de deitar.

2. Erva-cidreira

Também conhecida como capim-cidreira ou melissa, a erva-cidreira ajuda na promoção do bem-estar e da tranquilidade, reduzindo os distúrbios do sono. Além disso, a planta ainda contribui para a saúde dos rins, é expectorante e reduz dores de cabeça.

Modo de preparo: use somente as folhas da planta — parte que possui as propriedades medicinais — e, de preferência, já secas. Utilize 3 colheres de sopa de folhas para 1 litro de água. Coloque as folhas em imersão na água fervente. Tampe e aguarde alguns minutos. Em seguida, coe e tome, pelo menos, 3 vezes ao dia.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

3. Valeriana

O chá de valeriana ajuda muito a melhorar a qualidade do sono, pois a raíz da planta atua no combate ao estresse e à ansiedade, impactando diretamente o sistema nervoso central. Ela auxilia no relaxamento muscular e reduz as tensões, promovendo um sono mais longo realmente revitalizante.

Modo de preparo: 1 colher de sopa de valeriana para 1 xícara de chá de água. Deixe repousar por 5 minutos e coe. Tome de 2 a 3 vezes por dia.

4. Erva-doce

Benéfico para o corpo e para a mente, o chá de erva-doce, ou funcho como também é conhecido, atua como calmante, reduzindo o estresse e propiciando um sono mais tranquilo. Mas suas propriedades não param por aí: a erva ainda auxilia na digestão, reduz as inflamações, diminui o inchaço e combate a retenção de líquidos.

Modo de preparo: 8 folhas de erva-doce para 1 litro de água. Adicione as folhas em água fervente e deixe descansar por alguns minutos. Pode ser tomado somente com a erva ou em uma mistura com outras folhas, como camomila, capim-limão, erva-cidreira etc. Não deve ser adoçado.

5. Tília

A tília é uma planta que possui ação expectorante, emoliente, diurética e tônica, além de atuar como calmante natural. É indicada para combater insônia, dores de cabeça, pressão alta, cansaço e febre.

Modo de preparo: folhas, flores e frutos podem ser usados no chá de tília. Adicione 3 colheres de sopa de tília em 1 xícara de água fervente, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome a infusão de 2 a 3 vezes ao dia.

O chá para dormir é ótimo para auxiliar na melhora da qualidade do sono. Porém, para que a noite seja realmente revigorante, outros detalhes não podem passar despercebidos, como é o caso do travesseiro e do colchão. Escolher o modelo certo, com altura e material adequados e de qualidade, é fundamental para garantir a postura correta, de modo que o corpo possa descansar com saúde.

Gostou das nossas dicas? Tem outras receitas de chá para dormir? Deixe seu comentário e compartilhe conosco.

Qualidade do sono em várias fases da vida

Anterior Entenda como prevenir a dor no pescoço ao dormir
Próximo Saiba por que e como criar o hábito de dormir mais cedo

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *