Você já ouviu falar sobre bruxismo? O bruxismo é uma desordem funcional que consiste no hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Embora seja diagnosticado por dentistas na maioria das vezes, o ato também é considerado um dos distúrbios do sono.
Geralmente, quem sofre de bruxismo não nota que faz os movimentos com os dentes durante a noite. Normalmente, é necessário que alguém alerte sobre o problema. Quer saber mais detalhes sobre o bruxismo, como os sintomas e o tratamento? Então continue a leitura!
O que causa o bruxismo?
Ainda existem poucos estudos sobre esse distúrbio, mas o que se sabe até o momento é que o bruxismo pode estar diretamente ligado ao estresse, à ansiedade e a momentos de tensão no geral.
Além disso, outros fatores também podem desencadear o problema, como questões genéticas e problemas de fechamento irregular da boca. Foi constatado que a disfunção é mais comum em crianças, embora ainda não se saiba o motivo. Então, atenção total aos pequenos!
Quais são os sintomas?
Se é difícil perceber sozinho quando se tem bruxismo, como diagnosticar o problema? A dica é ficar atento aos possíveis sintomas que a disfunção causa. Eles são os mais diversos e atingem muito mais do que os dentes. Acompanhe:
- dor e zumbido no ouvido;
- dor no pescoço ou na mandíbula;
- estalos ao abrir ou fechar a boca;
- dificuldade de mastigação;
- alterações no sono;
- dentes desgastados.
E tem mais. Sabe aquela dor de cabeça chata que nunca passa? Embora existam diversos fatores que podem causar enxaqueca ou dor de cabeça, não elimine a possibilidade de bruxismo. Se a dor vier acompanhada de mais algum sintoma listado acima, tenha atenção redobrada!
Porém, é importante ter cuidado. Nem sempre os sintomas do bruxismo são sentidos por todos que sofrem desse mal. Tente perceber possíveis sinais e mantenha as consultas com o dentista em dia. Se você também sente dificuldade ao dormir, um médico ou psicólogo podem ser úteis.
Como tratar?
Por não se conhecer exatamente o motivo do bruxismo, os tratamentos são mais voltados para questões secundárias, como estresse e ansiedade. Antes deles, porém, é necessário um diagnóstico profissional para saber que caminho seguir.
O mercado oferece algumas opções imediatas, como o uso de placas protetoras de silicone nos dentes durante o sono, para que o atrito seja reduzido. Elas são produzidas exatamente do tamanho de cada dente, por meio de moldes feitos por dentista.
Há ainda outra solução muito mais prática: exercícios físicos. Eles ajudam a aliviar a tensão e, consequentemente, auxiliam no tratamento do bruxismo. Uma corrida na esteira ou no parque já são o suficiente para garantir uma noite mais tranquila.
Como pudemos perceber, diversos sintomas de bruxismo podem passar despercebidos ou até se associarem a outros maus. Por isso, para garantir um sono e uma vida mais saudáveis, perceba todos os sinais que seu corpo dá e sempre consulte um médico.
Agora que você aprendeu sobre bruxismo, que tal conhecer os benefícios de uma noite bem-dormida? Leia nosso próximo artigo!