Afinal, dormir bem ajuda a emagrecer?


Dormir bem ajuda a emagrecer?
Dormir bem pode te ajudar a emagrecer!

Para conquistar um corpo mais magro, muitas vezes as pessoas fazem verdadeiras loucuras: dietas restritivas sem orientação, excessos e remédios sem prescrição médica. Mas, nenhuma dessas soluções dá resultados permanentes. É preciso uma mudança de hábitos para obter um emagrecimento saudável e duradouro.

Além de dieta e exercícios, há ainda um terceiro pilar fundamental para a perda de peso: o sono! Você já ouviu falar que dormir bem ajuda a emagrecer? Descubra se essa afirmação é verdadeira no artigo de hoje!

Dormir bem emagrece?

A resposta é sim! O sono tem inúmeros benefícios sobre o corpo, atuando como um verdadeiro regulador das funções biológicas. Assim sendo, ele afeta o organismo de diversas maneiras, fazendo com que a redução de peso seja mais fácil, especialmente ao ser aliado a uma rotina saudável, com uma alimentação balanceada e atividades físicas.

Confira os efeitos que uma boa noite de sono tem sobre o emagrecimento:

Reduz o apetite

Dormir pelo menos 7h por noite estimula a produção de leptina, o hormônio que envia ao corpo o sinal de saciedade, e reduz a quantidade de grelina, hormônio responsável pela fome. Ou seja, seu apetite diminui ao longo dia!

Promove a queima mais rápida da gordura

Outro efeito causado pelo sono saudável é a produção do hormônio GH, que tem como função a aceleração do metabolismo, ajudando na queima mais rápida de gordura. Além disso, é por meio do sono que a produção do cortisol, o hormônio do estresse, é reduzida. Isso é benéfico porque, dentre tantos fatores, ele é um dos vilões que ajudam no acúmulo da gordura.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Aumenta a massa muscular

Dormir regularmente também estimula a produção de massa magra, ou seja, de músculos. Esse fenômeno auxilia tanto na manutenção de um corpo saudável quanto na queima de gordura, visto que músculos demandam mais energia de manutenção que células adiposas.

Diminui a vontade de comer doces

Além de todos os efeitos que já citamos, o sono regular estimula a produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar e ao prazer, reduzindo, ao longo do dia, a compulsão por doces e comidas gordurosas.

Uma boa noite de sono, além de ter benefícios de emagrecimento, ainda deixa a pele mais jovem e lisa, pois combate os radicais livres, responsáveis pelas rugas e pelo envelhecimento precoce.

Como ter uma boa noite de sono?

Depois de saber os benefícios, que tal cuidar para que sua noite de sono seja a melhor possível? Vamos passar algumas dicas simples para que você consiga dormir melhor e mais facilmente:

  • evite smartphone, tablet, televisão e computador na primeira hora antes de dormir e não deixe o celular na cabeceira; a luz azulada que esses aparelhos emitem atrapalha você a pegar no sono;
  • prefira alimentos leves nas horas antes de ir para a cama;
  • tenha travesseiros, colchão e ambiente confortáveis;
  • durma sempre no mesmo horário, dessa maneira seu corpo se acostumará;
  • tome chás calmantes, como camomila ou erva-cidreira antes de ir dormir;
  • evite café, refrigerante e outras bebidas com cafeína e taurina à noite;
  • depois das 20h, evite tarefas que deixem você agitado, como mexer com finanças, trabalhar e resolver problemas complicados;
  • faça exercícios físicos pela manhã.

Conquistar um sono regular e saudável tem benefícios não só para seu corpo, mas também para sua mente, visto que você terá mais disposição e foco no dia a dia.

Agora que você já sabe que dormir bem ajuda a emagrecer, que tal continuar a aprender mais acerca de como melhorar seu descanso? Leia agora mesmo nosso artigo sobre os distúrbios que podem estar atrapalhando o seu sono!

Qualidade do sono em várias fases da vida

Anterior Quais travesseiros contribuem para a qualidade do sono de idosos?
Próximo [E-BOOK] Guia da mamãe e do bebê: dicas de bem-estar durante e após a gravidez

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *