Quais travesseiros contribuem para a qualidade do sono de idosos?


Saiba qual travesseiro contribui para a qualidade do sono dos idosos!
Saiba qual o melhor travesseiro para idosos.

Recarregar as energias com uma boa noite de sono é essencial para a saúde. No entanto, a quantidade e o ritmo dessas horas de descanso vão sofrendo alterações conforme avançamos de idade. A qualidade do sono de idosos, por exemplo, é diferente da qualidade  do sono de um jovem adulto. Na terceira fase da vida, é normal que o sono seja mais fragmentado e menos profundo, distribuído ao longo do dia, como em pequenos cochilos, por exemplo.

Outros fatores também podem interferir nesse momento: a postura, os hábitos antes de dormir (como beber chás ou cafés, ou assistir à televisão), o modelo de colchão e até o tipo de travesseiro. Neste post, vamos explicar como o travesseiro certo pode colaborar para uma melhora nesse aspecto.

Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Por que o travesseiro pode influenciar a qualidade do sono de idosos?

A dificuldade de adormecer, as interrupções durante o sono e as possíveis dores musculares e na coluna são alguns dos problemas que atrapalham a boa qualidade do sono dos idosos. Por isso, o travesseiro deve ser um aliado desse momento. Alguém que prefere dormir de barriga para cima, por exemplo, mas escolhe um modelo muito alto ou muito baixo, pode ficar desconfortável, atrapalhando ainda mais a qualidade do sono. Portanto, é fundamental escolher travesseiros que vão ajudá-lo a ter uma noite saudável e tranquila.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Como a posição de dormir influencia na escolha do travesseiro?

Especialistas indicam que as duas posições mais saudáveis para dormir são de lado, com um travesseiro entre as pernas, ou de barriga para cima, com uma almofada embaixo dos joelhos, para descansar as pernas. O ideal é que todo mundo siga essas recomendações, mas isso nem sempre é possível. Afinal, não adianta nada você dormir alinhado se isso afetar a qualidade do seu sono.

A posição que o idoso costuma dormir pode ajudar a definir a escolha do travesseiro ideal. O travesseiro firme e de altura média é indicado para quem dorme de lado. Se você dorme de costas, pode investir em travesseiros mais macios, mas nunca que afundem sua cabeça. Travesseiros de corpo podem ser utilizados em diferentes partes (como joelho e lombar) para ajustar melhor a posição em que a pessoa dorme.

Quais são os tipos mais comuns de travesseiro?

  • espuma viscoelástica: indicado para uso em diferentes posições, pois a espuma se molda com facilidade;
  • fibra e microfibra: indicado para quem é alérgico a outros tipos de materiais;
  • penas de ganso ou plumas: mais indicado para quem dorme de lado, é macio e confortável, mas não acomoda bem a coluna.

A qualidade do sono de idosos pode ser melhorada com o tipo de travesseiro escolhido. Converse com especialistas, pesquise as melhores marcas, entenda como funciona cada material. Assim, você terá maior chances de acertar na compra e ter em casa um modelo que é perfeito para as suas necessidades na hora de dormir.

Está procurando travesseiros para melhorar a qualidade do sono? Entre em contato conosco: somos especialistas no assunto e vamos ajudá-lo a encontrar o travesseiro ideal para você!

Qualidade do sono em várias fases da vida

Anterior Como a qualidade do sono ajuda a reduzir o risco de câncer de mama?
Próximo Afinal, dormir bem ajuda a emagrecer?

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *