Por que é importante dormir mais de 6 horas por dia?


A importância de dormir mais de 6 horas por dia
Por que é importante dormir mais de 6 horas por dia?

Hoje em dia, a importância de dormir por mais de 6 horas ao dia é refletida, diretamente, em sua qualidade de vida. Isso acontece porque uma boa noite de sono é fundamental para manter o equilíbrio do corpo e da mente e garantir o adequado funcionamento do organismo. Fato é que o sono é dividido em várias etapas e, em cada fase da vida, é importante fechar esse ciclo para ter um descanso apropriado.

Usando isso como base, vamos mostrar o motivo de ser tão importante dormir por, pelo menos, 6 horas por dia. Também vamos apresentar, analisando cada idade, qual é a quantidade de horas ideal que uma pessoa deve dormir por noite. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, qual é a importância de dormir bem?

Uma noite de sono com qualidade requer mais de 6 horas por dia para garantir que a pessoa passe por todas as etapas e tenha um descanso apropriado. Nesse período, ocorrem processos que refletem no relaxamento muscular, na desaceleração do metabolismo, na diminuição da atividade sensorial, na consolidação da memória, no fortalecimento dos sistemas imunológico e nervoso e na liberação dos hormônios do corpo.

Tudo isso é imprescindível para promover a absorção de nutrientes e a síntese de proteína nos músculos e nos ossos. Além disso, uma noite de descanso adequada age como um reparador de energia, melhorando o desempenho físico e mental.

A falta do período ideal de sono pode comprometer a realização de tudo isso e aumenta, significativamente, a probabilidade de acarretar problemas com a irritabilidade, o cansaço e até mesmo a depressão.

Por quanto tempo, exatamente, uma pessoa deve dormir?

O período ideal de sono durante a noite vai depender da faixa etária de cada pessoa. Em geral, é recomendado dormir por mais de 6 horas. Entretanto, para assegurar o bem-estar e a qualidade de vida, é importante seguir as orientações visando a idade. Confira!

1. Até 3 meses

Dormir mal ou por pouco tempo é prejudicial ao crescimento e à formação dos neurônios do bebê. Por esse motivo, o indicado é que crianças de até 3 meses durmam entre 14 e 17 horas.

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2. De 4 a 11 meses

Novamente, esse é um período em que a criança ainda está se desenvolvendo e está no período de formação dos neurônios. Todavia, já possui uma base mais consolidada. Por isso, o ideal é dormir por 12 a 15 horas, não excedendo as 16 e não sendo menor do que 10.

3. De 1 a 5 anos

Já na idade pré-escolar, o apropriado é dormir de 10 a 13 horas, sendo que dormir por menos de 8 horas ou por mais de 14 horas pode afetar o desenvolvimento infantil.

4. De 6 a 13 anos

O ideal é que as crianças entre 6 e 13 anos durmam de 9 a 11 horas, já que dormir menos ou mais que isso pode causar falta de atenção e ainda prejudicar o aprendizado.

5. De 14 a 17 anos

Nessa faixa etária, o indicado é dormir de 8 a 10 horas por dia, uma vez que proporciona o descanso adequado, facilidade de aprendizado e evita transtornos por falta de atenção.

6. Entre 18 e 25 anos

No período em que a pessoa sai da adolescência e entra na vida adulta, é indicado dormir de 7 a 9 horas por dia. Dormir menos ou mais pode desencadear alterações no humor, falta de atenção e até mesmo desequilíbrio emocional.

7. De 26 a 65 anos

Recomenda-se dormir de 7 a 9 horas, uma vez que períodos superiores ou inferiores podem afetar a saúde, aumentando as chances de ocorrer, por exemplo, hipertensão e obesidade.

8. Idosos com mais de 65 anos

Aqui, o ideal é que os idosos durmam de 7 a 8 horas por dia, já que períodos diferentes desse também podem prejudicar a saúde de uma pessoa.

Agora que você já sabe a importância de dormir e qual é o tempo de descanso ideal para cada pessoa, atente-se a isso e garanta uma noite de sono com qualidade para todos de sua família, orientando-a sobre esses períodos.

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