Acordar com dor em qualquer região da coluna, principalmente no pescoço é sinal de que o travesseiro utilizado é inadequado. Um dos acessórios que pode auxiliar em uma boa noite de sono é o travesseiro cervical.
Considerado como um produto ortopédico, ele proporciona um posicionamento ideal do pescoço em relação ao corpo, com distribuição do peso da cabeça e alinhamento da coluna.
Para um melhor entendimento sobre o assunto, reunimos, neste post, informações sobre a importância de um travesseiro adequado, bem como os benefícios que podemos obter e a forma correta de utilizar esse item diferenciado. Acompanhe!
A importância do travesseiro
O pescoço é a parte da coluna com maior mobilidade. Quando se mantém em posição inadequada por muito tempo, sofre contrações musculares que provocam dor local, podendo se irradiar para os ombros e cabeça.
O travesseiro funciona como um mecanismo de compensação, para evitar que o peso da cabeça imprima força na coluna cervical e na musculatura que a sustenta.
A utilização de um travesseiro inadequado obriga o corpo a manter uma postura incorreta a noite toda. O desalinhamento do pescoço em relação às demais regiões da coluna pode provocar torcicolo, formigamento nos braços, nas mãos e alterações nos discos intervertebrais.
Utilização correta do travesseiro cervical
O principal objetivo desse travesseiro diferenciado é alinhar o pescoço com o tronco e promover a livre circulação sanguínea, permitindo que os estímulos do cérebro sejam transportados normalmente ao corpo.
Para tanto, é necessária uma altura compatível com o espaço entre o ombro e a cabeça, que respeite a curvatura cervical. O travesseiro ortopédico atende a esse requisito, já que apresenta uma cavidade no local em que a cabeça deve se apoiar e um suporte para o pescoço.
Para utilizá-lo corretamente é necessário deitar na posição de lado. A cabeça deve ser apoiada totalmente no rebaixamento do travesseiro e o ombro deve repousar naturalmente sobre o colchão.
Escolhendo um travesseiro
Antes de optar por um produto é importante analisar o tipo de material com o qual ele foi elaborado. No mercado há várias opções, como o de látex, de fibra, viscoelástico, entre outros.
Ainda, é fundamental verificar a densidade. Outro fator a ser observado, é se o produto é lavável, para garantir uma boa higienização e evitar alergias.
Tipos de materiais
O mais indicado é o de espuma lavável, pois, além de ser macio e confortável, não deforma. Essa tecnologia confere ao produto a capacidade de retornar à posição original e se adaptar a diferentes biotipos. Além disso, proporciona um suporte ideal para o pescoço e cabeça, eliminando pontos de pressão.
Densidades
Esse é um aspecto importante a se observar. A densidade ideal deve atender às necessidades específicas de quem utilizará o produto. Dessa forma, é aconselhável experimentar o item na loja e verificar se a cabeça fica acomodada e alinhada à coluna, sem provocar pressões.
Travesseiros muito moles não sustentam o peso da cabeça, provocando uma tensão muscular e dor na região. Os que apresentam consistência muito rígida machucam os tecidos moles, como a região da fáscia (tecido fibroso que separa os músculos, nervos e vasos) provocando dor de cabeça e interrupções no sono.
Os muito baixos causam dor no pescoço e desalinham a coluna, já que a cabeça fica pendente. Os travesseiros muito altos também são inadequados, pois podem causar a hiperflexão, projetando o queixo em direção ao tórax.
O corpo pode se adaptar a travesseiros inadequados. Porém, no longo prazo a postura incorreta para dormir causa encurtamento dos músculos da região. Ainda, provoca outras alterações dolorosas e mais graves, como a hérnia de disco.
Conforme pudemos verificar, acordar com dor no pescoço é um forte indício de que a posição adotada para dormir está incorreta. O travesseiro cervical permite o alinhamento com as demais regiões da coluna e proporciona noites de sono reparadoras.
E você, acorda com dor na coluna? Quer saber como aumentar a qualidade do sono? Assine nossa newsletter e receba informações sobre esse e outros assuntos que podem melhorar a sua saúde!