Afinal, o que é ASMR e como ajuda a dormir melhor?


Descubra o que é ASMR e como ele pode te ajudar a dormir melhor!
Descubra o que é ASMR e como ele pode te ajudar a dormir melhor!

Quer saber o que é ASMR? Mesmo não sendo muito popular no Brasil, os vídeos de ASMR — sigla para Autonomous Sensory Meridian Response: resposta sensorial meridiana autônoma — já são muito utilizados para proporcionar diversos benefícios, como aumentar a qualidade do sono.

Geralmente são gravações de pessoas fazendo barulhos variados para provocar estímulo e sensibilidade sonora. São, por exemplo, pessoas sussurrando, fazendo cortes com uma tesoura ou até folheando um livro. Esses sons, associados à parte visual do vídeo, podem trazer diversas vantagens. Ficou curioso? Veja!

Oferece um sono melhor

Uma das maiores finalidades da ASMR é obter um sono mais leve e tranquilo. É que, para os mais sensitivos, bastam alguns minutos de um som relaxante para que o sono venha.

Há quem garanta que consegue sentir um efeito de formigamento no couro cabeludo, algo que se assemelha a uma massagem. E quem não dorme melhor com um cafuné, não é mesmo?

Talvez você já tenha sentido algo parecido quando era criança. Lembra daquele professor que falava tão baixinho e suave que dava sono? Isso não deixa de ser AMSR. Com a técnica, podemos ter sentimentos bem peculiares, como arrepios na espinha e membros, que acontecem como resposta de um gatilho.

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

Permite bem-estar mental

Além de ASMR, esses estímulos estranhos que sentimos também são conhecidos popularmente como “orgasmo mental” em algumas regiões. Acredite: não há nada de pornográfico nisso.

Na verdade, são sensações agradáveis que algumas pessoas conseguem sentir ao estarem em contato com as vozes macias e suaves que aparecem nos vídeos de ASMR ou na vida. Por sua vez, essas sensações proporcionam uma mente relaxada e tranquila.

Controla a ansiedade

Para quem sofre de ansiedade, a tática também pode funcionar como uma boa aliada. Ouvir a respiração, os sons dos objetos sendo tocados, por exemplo, ajudam no relaxamento e trazem a sensação de paz, algo que é muito valioso para pessoas que sofrem com crises de ansiedade.

Além do barulho, os movimentos lentos e a proximidade da pessoa com a tela da câmera durante a gravação também ajudam na eficiência do método. É que temos a sensação de algo mais intimista e feito pensado especialmente para a gente.

Intensifica a concentração

Sabe quando a gente precisa focar ao máximo uma tarefa para concluí-la de vez, mas a concentração não vem? A ASMR também pode ajudar nisso. Os vídeos são tão poderosos que já alcançam milhões de visualizações no Youtube, além de se tornarem cada vez mais populares no mundo. Um dos motivos é que deixam todo mundo concentrado.

Desafia a ciência

Um fato muito curioso sobre a resposta sensorial meridiana autônoma é que ainda não se sabe ao certo o que é ASMR, do ponto de vista científico. Já ficou provado na prática que a técnica funciona para muitos, mas por se tratar de algo novo, surgido por volta de 2010, ainda não existem estudos consistentes que tragam resposta sobre como o nosso cérebro reage às sensações. Interessante, não é?

Mesmo com todos esses benefícios, uma coisa é certa: muitas pessoas assistem a vídeos ASMR para dormirem melhor. Os sons de batidas leves, barulho com a boca, sotaque estrangeiro ou ruídos suaves podem realmente ajudar para se ter um sono mais tranquilo. No entanto, para funcionar melhor, cada pessoa deve entender o que é ASMR e quais sons funcionam melhor para si. Depois, é sucesso garantido!

Agora, que você conheceu um pouco mais sobre ASMR, procure alguns exemplos na internet antes de dormir. Mas, antes, que tal curtiu a nossa página no Facebook? Assim, você não perde nenhuma outra dica interessante!

Qualidade do sono em várias fases da vida

Anterior Saiba por que e como criar o hábito de dormir mais cedo
Próximo Descubra como otimizar o ciclo do sono com o travesseiro certo

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *