O efeito do sono é diferente para homens e mulheres?


Diferenças do sono entre homens e mulheres
Saiba as diferenças do sono para cada gênero

Enquanto muitas pessoas não veem a hora de dormir e descansar, há quem ache que o sono é perda de tempo. Em vista disso, muitos se privam desse repouso para assistir TV, navegar na internet ou realizar outras atividades.

No entanto, esse tempo de descanso está diretamente relacionado à nossa saúde e ao nosso bem-estar. O efeito do sono pode estar associado a doenças do coração, diabetes, entre outras. Independentemente do gênero, o sono é vital para uma boa qualidade de vida. Mas você sabia que homens e mulheres têm necessidades diferentes nesse quesito?

No post de hoje, vamos mostrar como o sono (ou a falta dele) afeta ambos os gêneros e o que você pode fazer para melhorar a qualidade do seu repouso.

Como o sono afeta as mulheres?

Considerando-se que a mulher é multitarefa — ou seja, tem mais facilidade para realizar diferentes atividades simultâneas ao longo do dia —, podemos dizer que seu cérebro trabalha de forma mais ampla. Se de um lado isso é uma vantagem, por outro, significa que é preciso mais tempo para que ela se recupere de um dia atarefado.

Por isso, as mulheres costumam sofrer mais os efeitos do sono. Em geral, elas levam mais tempo para pegar no sono, mas passam mais tempo no sono profundo, que é bastante reparador. Nesse sentido, mulheres que não dormem bem podem ficar mais irritadas, de mau humor e são mais suscetíveis à depressão e/ou a doenças cardíacas.

Qual o efeito do sono nos homens?

Na maioria dos casos, os homens precisam de menos tempo de sono para se sentirem revigorados, e diferentemente das mulheres, eles têm mais facilidade para pegar no sono. Uma desvantagem, no entanto, é que os homens passam menos tempo em sono profundo.

Além disso, eles são mais acometidos por distúrbios do sono como ronco e apneia, e é mais comum terem sonolência durante o dia. Homens também podem apresentar quadro de irritabilidade, falta de concentração e raciocínio lento.

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Como melhorar a qualidade do sono?

Diante do que consideramos até aqui, vimos que dormir bem tem implicações profundas em nossa saúde e bem-estar. Por isso, a seguir, trazemos algumas dicas para ajudar você a dormir melhor.

Evite bebidas alcoólicas ou estimulantes

Muitos acreditam erroneamente que o álcool ajuda a dormir bem. Embora isso ajude inicialmente a pegar no sono, a substância também pode fazer você acordar no meio da noite.

Já em relação às bebidas estimulantes, que devem ser evitadas à noite, podemos destacar os refrigerantes à base de cola e guaraná, café e chá preto.

Pratique atividades físicas

Ao praticar exercícios físicos regularmente, seu corpo consome mais energia e sente mais necessidade de descanso. Porém, evite atividade física pouco antes de ir dormir. Para uma combinação perfeita, faça exercícios ao ar livre, expondo-se à luz do sol por pelo menos 15 minutos. Isso ajuda a produzir melatonina, o hormônio regulador do sono.

Crie um ambiente propício para o sono

Um quarto escuro facilita o sono. Se você não consegue dormir numa penumbra, use um abajur ou uma pequena luz de fundo. Prefira um lugar sossegado e sem barulhos.

Música agitada e televisão muito alta também atrapalham consideravelmente o sono. Caso você precise de algum tipo de som para dormir, opte pelos chamados barulhos brancos como música clássica, sons de água ou até o barulho do ar-condicionado ou do ventilador.

Invista no seu conforto

Uma última dica, mas não menos relevante, é investir em equipamentos que podem lhe garantir um sono de qualidade. A escolha de um bom travesseiro pode ser o diferencial para um sono reparador. E lembre-se de que fazer a limpeza e higienização dele é igualmente importante.

Agora que você aprendeu sobre as diferenças do efeito do sono e já sabe o que é preciso para ter uma noite tranquila, procure dormir bem! Afinal, acordar com disposição para as atividades do dia não tem preço.

Restou alguma dúvida ou tem alguma experiência sobre o assunto para compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários!

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1 Comment

  1. 30/10/2017

    Bom para ronco e apneia do sono que pode ser para melhorar

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