Descubra como otimizar o ciclo do sono com o travesseiro certo


Saiba como um travesseiro correto pode te ajudar na otimização do seu sono!
Saiba como um travesseiro correto pode te ajudar na otimização do seu sono!

Tem coisa melhor do que ter uma boa noite de repouso e acordar cheio de disposição para começar um novo dia? Não, né? Para termos uma noite perfeita, passamos por diversas fases que compõem o ciclo do sono. As etapas vão do sono leve até o mais profundo, onde acontecem os sonhos.

O que muita gente não sabe é que diversos fatores influenciam o nosso descanso. Principalmente, o uso de um bom travesseiro pode ajudar a melhorar esse repouso. Quer entender melhor o que acontece no ciclo do sono e como potencializá-lo? Então continue a leitura!

Fase 1: sono ainda leve

Na maioria das vezes, não temos ciência de que o descanso é composto por um ciclo de cinco fases que se reinicia várias vezes durante a noite. A primeira delas corresponde ao sono leve, aquela em que a gente é acordado com facilidade.

Nela, vivemos a sensação de entrar e sair do repouso diversas vezes. Além disso, é nessa etapa que temos espasmos na perna ou em outros músculos. É assim que acontece aquela impressão de que estamos caindo, e aí acordamos no susto, lembra?

Fase 2: respiração mais tranquila

Geralmente, passamos cerca de metade do tempo de descanso na fase dois do ciclo do sono. É nela em que nosso corpo esfria e alcançamos uma respiração mais lenta e tranquila, isso porque nosso coração também começa a bater mais devagar.

Durante essa etapa, os movimentos dos olhos param e nosso cérebro começa a emitir ondas mais lentas. De modo geral, todo o corpo diminui o ritmo para se aproximar da próxima fase: um sono quase profundo.

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Fase 3: início do sono profundo

A terceira fase é a primeira etapa do sono profundo. Nela, o cérebro combina ondas lentas com ondas mais rápidas. Nesse período, é mais difícil que algum fator externo acorde a pessoa. Ao todo, passamos cerca de 8% do sono na fase 3.

Se somos acordados nessa etapa, geralmente ficamos desorientados e fracos. Depois, precisamos de alguns minutos para tudo voltar ao normal e retomarmos a consciência para sabermos onde estamos e o que estamos fazendo. Que doido, né?

Fase 4: maior descanso

Sabe quando você se atrasa para o trabalho e tem certeza que o despertador não tocou ou você teria ouvido? Pode ter tocado enquanto você estava na fase quatro de descanso — em que é extremamente difícil de ser acordado. Ela corresponde a 15% do nosso repouso e é muito importante para nos sentirmos descansados no dia seguinte.

Além disso, também é essencial para a manutenção do nosso corpo, já que é nessa fase que o organismo libera diversas substâncias. É o caso do hormônio do crescimento, da leptina — que regula nossa imunidade, cicatrização e apetite — e do cortisol, que influencia nosso metabolismo.

Fase 5: etapa dos sonhos

A quinta fase também é conhecida como REM — sigla para Rapid Eye Movement. Em português, a etapa é conhecida como paradoxal, porque nela nossos músculos se relaxam, mas, ao mesmo tempo, nossos olhos, membros e outras partes do corpo podem se mexer ou oscilar.

Em regra, esse momento corresponde a 25% do nosso repouso total. O sono REM também acontece várias vezes por noite, e é nele que conseguimos sonhar. Isso significa que temos diversos sonhos por noite, mas boa parte deles não somos capazes de lembrar.

Todas as fases são importantes para atingirmos equilíbrio físico e mental, já que noites mal dormidas podem causar irritabilidade e até depressão. Se você está interessado em potencializar seu ciclo do sono e dormir melhor, pode começar pela escolha do travesseiro perfeito para você. Em uma loja especializada, você pode encontrar diversos modelos.

Ainda tem dúvidas sobre qual é o melhor tipo de travesseiro para você? Então entre em contato conosco que teremos prazer em te auxiliar nessa tarefa!

Qualidade do sono em várias fases da vida

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