Tem coisa melhor do que ter uma boa noite de repouso e acordar cheio de disposição para começar um novo dia? Não, né? Para termos uma noite perfeita, passamos por diversas fases que compõem o ciclo do sono. As etapas vão do sono leve até o mais profundo, onde acontecem os sonhos.
O que muita gente não sabe é que diversos fatores influenciam o nosso descanso. Principalmente, o uso de um bom travesseiro pode ajudar a melhorar esse repouso. Quer entender melhor o que acontece no ciclo do sono e como potencializá-lo? Então continue a leitura!
Fase 1: sono ainda leve
Na maioria das vezes, não temos ciência de que o descanso é composto por um ciclo de cinco fases que se reinicia várias vezes durante a noite. A primeira delas corresponde ao sono leve, aquela em que a gente é acordado com facilidade.
Nela, vivemos a sensação de entrar e sair do repouso diversas vezes. Além disso, é nessa etapa que temos espasmos na perna ou em outros músculos. É assim que acontece aquela impressão de que estamos caindo, e aí acordamos no susto, lembra?
Fase 2: respiração mais tranquila
Geralmente, passamos cerca de metade do tempo de descanso na fase dois do ciclo do sono. É nela em que nosso corpo esfria e alcançamos uma respiração mais lenta e tranquila, isso porque nosso coração também começa a bater mais devagar.
Durante essa etapa, os movimentos dos olhos param e nosso cérebro começa a emitir ondas mais lentas. De modo geral, todo o corpo diminui o ritmo para se aproximar da próxima fase: um sono quase profundo.
Fase 3: início do sono profundo
A terceira fase é a primeira etapa do sono profundo. Nela, o cérebro combina ondas lentas com ondas mais rápidas. Nesse período, é mais difícil que algum fator externo acorde a pessoa. Ao todo, passamos cerca de 8% do sono na fase 3.
Se somos acordados nessa etapa, geralmente ficamos desorientados e fracos. Depois, precisamos de alguns minutos para tudo voltar ao normal e retomarmos a consciência para sabermos onde estamos e o que estamos fazendo. Que doido, né?
Fase 4: maior descanso
Sabe quando você se atrasa para o trabalho e tem certeza que o despertador não tocou ou você teria ouvido? Pode ter tocado enquanto você estava na fase quatro de descanso — em que é extremamente difícil de ser acordado. Ela corresponde a 15% do nosso repouso e é muito importante para nos sentirmos descansados no dia seguinte.
Além disso, também é essencial para a manutenção do nosso corpo, já que é nessa fase que o organismo libera diversas substâncias. É o caso do hormônio do crescimento, da leptina — que regula nossa imunidade, cicatrização e apetite — e do cortisol, que influencia nosso metabolismo.
Fase 5: etapa dos sonhos
A quinta fase também é conhecida como REM — sigla para Rapid Eye Movement. Em português, a etapa é conhecida como paradoxal, porque nela nossos músculos se relaxam, mas, ao mesmo tempo, nossos olhos, membros e outras partes do corpo podem se mexer ou oscilar.
Em regra, esse momento corresponde a 25% do nosso repouso total. O sono REM também acontece várias vezes por noite, e é nele que conseguimos sonhar. Isso significa que temos diversos sonhos por noite, mas boa parte deles não somos capazes de lembrar.
Todas as fases são importantes para atingirmos equilíbrio físico e mental, já que noites mal dormidas podem causar irritabilidade e até depressão. Se você está interessado em potencializar seu ciclo do sono e dormir melhor, pode começar pela escolha do travesseiro perfeito para você. Em uma loja especializada, você pode encontrar diversos modelos.
Ainda tem dúvidas sobre qual é o melhor tipo de travesseiro para você? Então entre em contato conosco que teremos prazer em te auxiliar nessa tarefa!