5 coisas que influenciam na qualidade do seu sono e você não sabia!


Ter uma boa noite de sono é essencial para manter a saúde e o bem-estar. Com o ritmo de vida moderno, no entanto, é muito comum nos depararmos com pessoas que sofrem com dificuldades para dormir e passam as noites se revirando na cama, o que traz problemas físicos e psicológicos.

A qualidade do sono é afetada por uma série de fatores, desde os emocionais — estresse, ansiedade, etc — até outros mais simples — como a escolha do travesseiro e a luminosidade do quarto, por exemplo.

Pensando nisso, montamos uma lista com 5 coisas que influenciam a qualidade do seu sono. Continue a leitura e veja como aproveitar ainda mais os seus momentos de descanso!

1. A preparação para dormir

As horas que antecedem o momento de dormir são muito importantes para garantir a qualidade do sono. O ideal é que o corpo vá se preparando aos poucos para isso, de forma que sua mente consiga relaxar e se desligar de todos os problemas do dia a dia.

Por isso, a recomendação dos especialistas é se manter longe de computadores e smartphones algumas horas antes de dormir – nada de dar uma última conferida no e-mail do trabalho ou checar as redes sociais, pois isso pode atrapalhar o relaxamento.

Praticar exercícios físicos de baixa intensidade, como um alongamento, também pode ser interessante para relaxar a musculatura.

2. Atente-se para a sua alimentação

Quando comemos alimentos pesados ou gordurosos, nosso corpo gasta muita energia para digerir tudo. É por isso que não é recomendado comer logo antes de dormir: seu organismo vai ficar muito ocupado digerindo e não vai deixar você dormir.

O ideal é que a refeição aconteça ao menos duas horas antes de se deitar, e que o cardápio inclua alimentos leves, como sopas e pequenos lanches.

Da mesma forma, beber bebidas alcoólicas também pode ser prejudicial para a qualidade do sono. Se o álcool ajuda a relaxar os músculos, também vai fazer com que você acorde mais durante a noite. E nada de bebidas estimulantes, como café!

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

3. Luminosidade ideal garante qualidade do sono

Não é por acaso que apagamos a luz para dormir: a luminosidade afeta a produção do chamado hormônio do sono, a melatonina. Dessa forma, é importante preparar um ambiente aconchegante e escuro para relaxar de formar apropriada.

Mas atenção: a escuridão total não é a mais desejada. Isso porque, durante a manhã, é a luminosidade que vem de fora que vai indicar ao nosso organismo que é hora de parar de produzir o hormônio – e que devemos acordar. Um ambiente escuro demais durante as primeiras horas da manhã vai tornar o ato de despertar muito mais difícil.

4. Desligue a televisão e o som

Nem sempre conseguimos controlar os ruídos do ambiente. Porém, é importante que ao menos dentro do quarto não existam variações de sons de forma não contínua — o que significa desligar a televisão e a música.

Segundo especialistas, a variação de barulho desses equipamentos faz com que nosso corpo fique em estado de alerta, o que prejudica a segunda fase do sono.

5. Montando a cama: colchão e travesseiros

Por fim, a preparação da cama é também um ponto muito importante para garantir a qualidade do sono. Além de tornar o ato de dormir mais difícil, travesseiros e colchões desconfortáveis podem causar danos físicos ao corpo, como dores nas costas, no pescoço e problemas cervicais.

Por isso, atente-se para a altura ideal do travesseiro e o tipo de material do qual é composto, assim como do colchão – se são antialérgicos ou oferecem frescor, por exemplo. Se você tem dúvidas de como escolher o travesseiro ideal para você, demos algumas dicas sobre o assunto neste post.

Atentando para esses fatores, é possível melhorar (e muito!) a qualidade do sono de toda a família.

Agora que você já sabe como garantir uma boa noite de descanso, que tal continuar acompanhando outras dicas sobre saúde e bem-estar? Assine nossa newsletter e receba todas as novidades do blog em primeira mão!

 

Previous 4 dicas de como preparar o ambiente para dormir mais e melhor
Next 6 alimentos que ajudam a melhorar a qualidade do sono

MENU

Back