6 alimentos que ajudam a melhorar a qualidade do sono


Melhorar a qualidade do sono com banana, aveia, mel e amêndoas
Alimentos para melhorar a qualidade do sono

O IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente) realizou uma pesquisa e descobriu que cerca de 69% dos brasileiros dizem ter dificuldade para dormir. Se você faz parte dessa estatística, saiba que nem tudo está perdido!

São muitos os fatores que podem atrapalhar uma boa noite de sono, e um dos principais deles é a alimentação. Foi comprovado que uma alimentação balanceada contribui para noites mais tranquilas e bem dormidas, mas você sabe quais alimentos podem ajudar nesse processo?

Neste artigo, mostraremos a você 6 alimentos que ajudam a melhorar a qualidade do sono. Continue a leitura e veja como ter uma rotina mais saudável!

1. Aveia

A aveia é um cereal rico em melatonina e vitamina B6. Essa vitamina é essencial para fazer com que o seu organismo relaxe na hora de ir para cama.

Esse cereal também é fonte de triptofano, aminoácido presente nas proteínas, que contribui para manter o sono contínuo, sem interrupções. Além disso, a aveia  desencadeia a produção de insulina, fazendo com que você se sinta mais sonolento.

Ela pode ser consumida no café da manhã, acompanhada de frutas ou outro alimento da sua preferência.

2. Banana

O magnésio e o potássio presentes na banana servem como relaxantes musculares. A vitamina B6 encontrada no fruto também converte o triptofano em serotonina, aumentando ainda mais o relaxamento.

3. Mel

Você já ouviu falar em orexina? Ela é um neurotransmissor que está diretamente ligada à insônia. Porém, o consumo do açúcar ajuda a diminuir a produção dessa substância no cérebro.

O mel é um açúcar natural, que aumenta ligeiramente a insulina e permite que o triptofano entre no cérebro com mais facilidade. Uma colher antes de dormir já é o suficiente para proporcionar um sono mais relaxante!

Fique sempre atualizado!
Fique sempre atualizado!

4. Cereja

As cerejas são fontes naturais de melatonina, substância que auxilia a regular o seu ciclo do sono. Existem várias maneiras de consumi-la: pode ser na sobremesa ou até mesmo em forma de suco. Um copo de suco de cereja vai fazer com que você adormeça mais rápido.

5. Chocolate amargo

O chocolate amargo possui vários benefícios para a saúde: além de delicioso, ele é rico em serotonina, substância que faz com que o seu corpo e mente fiquem mais relaxados, facilitando o processo de “pegar no sono”.

6. Amêndoas

Ricas em antioxidantes, as amêndoas contém triptofano e magnésio, que ajudam a reduzir a função nervosa e muscular. Além disso, elas auxiliam na estabilização do ritmo cardíaco.

Um estudo publicado no Journal of Orthomolecular Medicine apontou que quando os níveis de magnésio no corpo estão baixos, torna-se ainda mais difícil adormecer. Por isso, o consumo dessa substância é essencial para o bom desenvolvimento do sono.

Ter uma alimentação balanceada é fundamental para conseguir melhorar a qualidade do seu sono, e os alimentos citados neste artigo certamente ajudarão você a ter boas noites de sono. Inclua-os no seu cardápio diário e sinta a diferença na sua rotina!

Gostou de conhecer os principais alimentos que ajudam no sono? Então assine agora a nossa newsletter e receba todos as novidades do blog na sua caixa de entrada!

 

Anterior 5 coisas que influenciam na qualidade do seu sono e você não sabia!
Próximo É possível recuperar o sono perdido?

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *