5 dicas para adaptar o sono após o fim do horário de verão


O horário de verão já terminou faz quase um mês, mas  ainda existem pessoas com dificuldades em se adaptar. Mesmo sendo o horário de Brasília o padrão definido no país, o fato de termos dois fusos faz com que muitas pessoas passem por um processo de adaptação. Além de fazer com que a população de alguns estados atrase o relógio em 1 hora, essa mudança também pode provocar alguns desequilíbrios na rotina de sono da maioria das pessoas, causando insônia, cansaço excessivo, dores de cabeça, irritabilidade e falta de atenção.

Cada organismo leva um certo tempo para voltar ao novo ritmo, que pode ser rápido ou um pouco mais lento. Sabendo disso, preparamos um post com algumas dicas especiais para que você possa enfrentar essa mudança de horário da melhor forma e deixar o seu sono sempre em dia. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

1 – Durma sempre no mesmo horário

A primeira dica para se readaptar ao horário normal é evitar dormir muito tarde, pelo menos até sentir que o seu organismo está acostumado à nova rotina. Tente se deitar sempre no horário do relógio, mesmo que não sinta sono.

Provavelmente, você vai demorar para dormir. Mesmo assim, tente relaxar e preparar o corpo para o descanso com um belo banho morno antes de se deitar. Além disso, procure deixar seu quarto silencioso, escuro, arejado e investir em colchões e travesseiros de boa qualidade, confortáveis e limpos.

2 – Faça refeições leves

Algumas pessoas podem sentir alterações no sono. Outras, não sentem fome ou acabam comendo fora dos horários habituais. Essa alternância na rotina das refeições provoca uma intensa falta de apetite.

Portanto, o mais indicado é fazer as refeições sempre nos mesmos horários e comer alimentos mais leves, como verduras, legumes, frutas, ovos e carnes magras. Evite café, chá-preto, refrigerantes à base de cola, chocolate e demais produtos que contenham cafeína, para não atrapalhar o sono.

3 – Pratique exercícios físicos até 3 horas antes de dormir

Os exercícios físicos também são grandes aliados do sono justamente por liberarem endorfina, um hormônio que proporciona prazer e relaxa o corpo. No entanto, devem ser feitos com moderação e em até 3 horas antes de dormir. Depois disso, podem provocar efeito contrário.

4 –  Aproveite para descansar

Recuse os convites para sair e voltar muito tarde para casa até sentir que o seu organismo está acostumado com o horário. Acordar no dia seguinte poderá ser um pouco complicado — e exaustivo.

5 –  Organize seus horários

Se ainda não se adaptou a nova rotina, procure fixar horários para todas as suas atividades do dia e tente respeitá-los ao máximo. Isso evitará problemas de apetite, cansaço excessivo e raciocínio lento.

Essas são as principais dicas para adaptar o seu sono e a sua rotina ao horário normal de Brasília. No entanto, também é muito importante manter distância de cigarros, bebidas alcoólicas ou outros estimulantes durante a noite e, principalmente, no início da mudança. Além disso, evite utilizar o computador antes de dormir e levar problemas e preocupações para a cama, combinado? Seu corpo agradece!

E aí, gostou de saber como se adaptar ao fim do horário de verão? Quer mais notícias sobre saúde e bem-estar? Então, assine a nossa newsletter e receba as nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Previous Atenção: talvez esteja na hora de trocar os travesseiros
Next Afinal, dormir sem travesseiro faz mal?

MENU

Back