Saiba como usar almofada para amamentação: 5 dicas de uso


Mulher usando almofada para amamentação
Sabe utilizar a almofada para amamentação? Descubra aqui!

Muitas mães ficam em dúvida quanto à necessidade e importância de utilizar a almofada para amamentação. O fato é que esse acessório pode ser muito útil para manter uma posição correta ao amamentar.

A almofada, que pode ser encontrada nos formatos em “U” ou “C”, ajuda a apoiar o bebê enquanto mama, evitando que ele puxe os mamilos e cause lesões nos seios, como irritações e fissuras.

Além dessa importante utilidade, o acessório pode ser utilizado de outras formas, acompanhando várias fases da vida do bebê. Continue lendo para saber como utilizar essa almofada e obter todos os benefícios que ela proporciona!

1. Posição tradicional

Para utilizá-la, sente-se de forma relaxada em um sofá, poltrona ou cadeira e envolva a cintura com o acessório, de forma que o lado aberto fique voltado para as costas.

Após essa acomodação, posicione o bebê em cima da almofada e amamente normalmente. O produto beneficia o bebê, promovendo uma melhor sucção, e também a mãe, já que permite um apoio para os braços.

2. Posição invertida

Essa posição é muito comum e utilizada em maternidades para mulheres que se submeteram à cesárea, devido à sensibilidade no local da cirurgia. É a maneira mais indicada, por promover conforto, principalmente para mãe.

A almofada fica na lateral do corpo da mãe e o bebê é posicionado com a cabeça apoiada por uma das mãos e fica de frente para a mama. As pernas ficam encaixadas na região axilar e todo o corpo do bebê fica apoiado sobre a almofada. A mão oposta dá apoio à mama a ser oferecida.

Esse tipo de posição também pode ser utilizado em casa, sendo recomendado também para amamentar gêmeos simultaneamente.

3. Assento para bebê

A almofada pode auxiliar o bebê a manter-se na posição sentada, auxiliando nesse processo de aprendizagem para se equilibrar. Mesmo que o corpo do bebê se desloque para trás, o acessório dá uma boa sustentação amortecendo a queda.

4. Apoio para o bebê de bruços

Essa é uma importante posição para o desenvolvimento, pois fortalece os músculos intercostais do bebê. A almofada ajuda a acomodá-lo com conforto e pode ser utilizada também como apoio para as costas, caso ainda não consiga se equilibrar.

5. Auxílio para engatinhar

Após os seis meses, o bebê também poderá se beneficiar com a almofada, debruçando-se sobre ela para aprender a coordenar os braços e as pernas, fortalecendo os músculos para conseguir engatinhar.

Além de todos esses auxílios que o acessório oferece, ele também pode ser utilizado durante a gravidez para o alívio das dores e desconfortos na gestação ao dormir. Para tanto, basta colocar a almofada entre os joelhos flexionados para obter mais equilíbrio na região lombar.

Como vimos, a almofada para amamentação proporciona vários benefícios para a mãe e para o bebê, permitindo que esse momento sublime seja realizado com muito mais conforto e relaxamento. Além disso, ela auxilia nas diferentes fases de desenvolvimento da criança e pode ser utilizada de várias formas.

Gostou deste artigo? Para obter mais informações sobre esse e outros acessórios importantes para os bebês, entre em contato conosco!

Previous [Infográfico] Dormindo bem: saiba como escolher o melhor tipo de travesseiro
Next Conheça as vantagens de utilizar um protetor de colchão impermeável na sua cama

MENU

Back